Sou HIV positivo e fiz troca de antiretroviral recentemente , na troca estava tomando o Tâmisa 30 e

2 respostas
Sou HIV positivo e fiz troca de antiretroviral recentemente , na troca estava tomando o Tâmisa 30 e passei para o Primera 30 logo após , descobri que o Ritonavir corta efeito do anticoncepcional , minha mestruacao está atrasada 3 dias, posso estar grávida ? Tive relações com coito interrompido.
Olá. Baseado no manual de anticoncepção da Organização Mundial da Saúde, a terapia antiretroviral não contra-indica por si só nenhum método anticoncepcional, isto é, o ritonavir não corta o efeito do Tamisa ou do Primera e não aumenta o risco de uma gravidez indesejada.
Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta com o seu médico os métodos de longa duração como DIU de cobre, DIU hormonal e implante. Discuta também com o seu médico os métodos definitivos como laqueadura tubarea.
Se você toma o Primera corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, o risco de falha é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%). O esquecimento ou variação do horário aumenta o risco de falha para 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco 9%). Devido ao esquecimento, tem métodos anticoncepcionais melhores para você.Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O RITONAVIR é um antiretroviral que pode sim interagir com os anticoncepcionais orais, como o primera 30 e o tamisa 30, diminuindo o nível do estrogênio (etinilestradiol) e assim reduzindo a eficácia contraceptiva.
O risco de estar grávida existe. Sugiro uma consulta com um ginecologia/obstetra.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 157 perguntas sobre Primera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.