Sou hipertenso, é normal sentir tontura logo depois de comer? A pressão sobe depois de comer? Ate que

3 respostas
Sou hipertenso, é normal sentir tontura logo depois de comer? A pressão sobe depois de comer? Ate que nivel é normal?
A alimentação altera os níveis de pressão arterial!! Dependendo da alimentação a pressão pode subir ou descer!!
Se você se manter continuamente com uma alimentação saudável e balanceada você poderá melhorar seus níveis de pressão!
Há estudos que mostram redução de 5-10 mmHg nos níveis de pressão arterial após período longo de alimentação saudável ( comer nas horas certas, ingestão de frutas, legumes e hortaliças de forma balanceada entre outros)!
Obrigado pela sua pergunta!

Sim. A pressão costuma subir após alimentacoes copiosas. E sentir tontura após alimentacoes é sinal de que é necessário avaliar ajuste nos medicamentos para um melhor controle tensional. Níveis de pressão considerados normais são aqueles em torno de 120x80. Mas é considerado hipertensão arterial quando temos PAS ( pressão arterial sistólica) >= 140mmHg e/ou PAD ( pressão arterial diastolica) >=90mmHg.
A pressão arterial pode alterar a qualquer momento inclusive após refeições, no entanto tanto pressão alta quanto baixa podem produzir efeitos semelhantes como tontura e mal estar por isso é importante :
. Comer mais lentamente sem correria
. Checar a pressão no momento dos sintomas
. Relatar ao seu médico
. Checar outros dados como glicemia no sangue. Esses sintomas também podem se relacionar a hipo ou hiperglicemia.

A mensagem mais importante é que muitas vezes não podemos inferir se a pressão está alta ou baixa de acordo com os sintomas pois são semelhantes por isso não utilize artifícios como colocar sal debaixo da língua para 'aumentar a pressão' . Cheque , confirme e converse com seu médico
Grande abraço