Sou heterozigoto para fator V de Leinden e tive duas tvp esse ano na perna direita ( b. Gastrocnêmio

2 respostas
Sou heterozigoto para fator V de Leinden e tive duas tvp esse ano na perna direita ( b. Gastrocnêmio e solear) preciso fazer uso perene do meu anticoagulante?
Geralmente Fator V de Leiden em heterozigose, sem associação a outros fatores de risco importantes para trombose, não leva à indicação de uso perene de anticoagulantes. A ausência de indicação de uso indefinido do tratamento é ainda corroborada pelo contexto de tromboses "mais distais" e sem Tromboembolia Pulmonar sintomática associada. Em grande parte dos casos de heterozigose para Fator V de Leiden, os anticoagulantes são reintroduzidos, após o término do tratamento da trombose aguda, apenas como profilaxia diante do somatório de novos fatores de risco temporários para eventos trombóticos, como imobilização prolongada, períodos pós-cirúrgicos, puerpério, entre outros.

No entanto, seu caso precisa ser analisado com maior atenção a alguns detalhes:
- as tromboses aconteceram espontaneamente ou em decorrência de algum outro fator de risco, além do Fator V de Leiden? Se houver associação a fator de risco adicional, este último já cessou, ainda está presente, possui duração temporária (por exemplo, câncer em tratamento curativo) ou provavelmente será duradouro?
- há história familiar de trombose, ou até mesmo de perdas gestacionais de repetição?
- foram investigadas as demais trombofilias mais comuns que, em conjunto com Fator V de Leiden em heterozigose, aumentariam consideravelmente o risco de um novo evento trombótico?
- há possibilidade de redução de fatores de risco adicionais, como por exemplo, correção de varizes de grande calibre, abandono do tabagismo, combate à obesidade mórbida e suspensão de medicações com aumento do risco trombótico?
- a segunda TVP teve sua evolução na vigência do uso de anticoagulante?
- a segunda trombose ocorrida foi comprovada como um novo evento trombótico (agudo), descartando-se a possibilidade de ser apenas recanalização parcial da trombose prévia?
- os 2 episódios de TVP no mesmo membro e que ocorreram no mesmo ano foram tratados com anticoagulante durante quanto tempo, com qual medicação e em uso regular?
- havia uso concomitante de outro medicamento que poderia interferir com o anticoagulante, levando à menor ação deste último?
- o senhor possui risco maior de sangramento?

Levando-se em consideração diversos aspectos relacionados tanto aos eventos trombóticos em si e aos tratamentos empregados e sua duração, aos fatores de risco adicionais e se estes podem ou não ser eliminados, quanto a características individuais, como histórias pessoal e familiar de outras tromboses e risco de sangramento, seu médico poderá avaliar se há ou não necessidade de tratamento prolongado ou mesmo perene com anticoagulante. Essa decisão deverá ser compartilhada entre a equipe médica e o senhor.

Procure um médico com experiência em Trombose e Hemostasia para discussão apropriada.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria importante verificar se a pesquisa de trombofilia foi completa e analisar demais fatores concorrentes e então decidir a perenidade do anticoagulante

Especialistas

Roberta Silva de Paola

Roberta Silva de Paola

Cirurgião vascular

Campo Grande

Rafael Alén

Rafael Alén

Angiologista

Vitória

Rafaela Sperandio Faria

Rafaela Sperandio Faria

Cirurgião vascular

Rio Verde

Tassiana Severino

Tassiana Severino

Cirurgião vascular

Uberlândia

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 800 perguntas sobre Trombose Venosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.