Sou gago e agora minha filha de 3 anos começou a gaguejar de forma severa com repetições de sílabas

5 respostas
Sou gago e agora minha filha de 3 anos começou a gaguejar de forma severa com repetições de sílabas no início das palavras no último mês. Depois de tanto sofrer ela decidiu ficar em silêncio. Emite sons para chamar atenção e aponta para objetos se negando a falar. Como resolver?
Provavelmente a desistência da fala de sua filha está relacionada ao modelo de verbalizações que obtém na família. Isso significa que é problema superável. Pode ser curado. A abordagem EMDR e suas técnicas tem grande resolutividade em crianças. É uma abordagem da psicologia que vem ganhando impulso porque resolve com brevidade. Além do mais a Associação Americana de Psiquiatria e Organização Mundial de Saúde indicam a terapia EMDR. No mais, desejo lhe sorte. Não deixe que crenças limitantes como "isso não vai ter resolução" atrapalhe a vontade de melhorar sua filha.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a gagueira nessa idade é normal, pois a criança está adquirindo vocabulário, dependendo de como os familiares estão agindo frente essa gagueira pode gerar mais ansiedade na criança,o que gera piora do quadro ou mesmo essa ausência de fala, sugiro que você procure um Fonoaudiólogo que irá tem orientar como proceder nesse caso.
Olá! Sugiro que estimule sua filha a falar, não atendendo de pronto aos seus pedidos, quando ela apenas apontar para os objetos. A família também pode colaborar sendo paciente, dizendo que ela não precisa ter pressa, que vocês podem esperá-la e reforçando suas tentativas. A qualquer mínimo avanço, elogiem e estimulem.

Em paralelo, procurem profissionais para avaliá-la e, se necessário, fazerem acompanhamento. O fonoaudiólogo e o psicólogo são muito indicados neste caso. Um abraço!
Oi, seria importante levá-la em um fonoaudiólogo.
E de preferencia atrelar à psicoterapia pois pode estar afetando o emocional e gerando ansiedade ao falar.
É importante deixar claro que a causa da gagueira não é emocional, mas problemas emocionais podem surgir a partir de experiências ruins com o ato de falar, e isso foi o que pode ter acontecido com a sua filha.

Espero ter ajudado.
Abraço, Vanessa Limoeiro
A psicanalise ajuda sim, casos dessa natureza. Quando às questões neurológicas são descartadas. Principalmente as funções e as condições do aparelho fonador.Hoje para se obter um bom diagnóstico eliminar algumas hipótese significa se resguardar.Cuidar do corpo é tão sabio como cuidar do psiquico! Abraço

Especialistas

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Isabella Claudino Fernandes

Isabella Claudino Fernandes

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Katia Silva

Katia Silva

Fonoaudiólogo

Guarulhos

Maria Paulina Santos

Maria Paulina Santos

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.