Sou gago desde os 4 anos e só recentemente fiz um exame que indicou que tenho distonia na laringe e
10
respostas
Sou gago desde os 4 anos e só recentemente fiz um exame que indicou que tenho distonia na laringe e que esta é a razão que faz minha fala bloquear. Nunca antes tinha ouvido falar nessa palavra ("distonia"). Nesse caso, ainda é possível ficar curado da gagueira? Estou com 17 anos hoje.
Se diante de um histórico médico e exames laringológicos e neurológicos especificos foi diagnósticado com DRL, é necessário também fazer exames para excluir qualquer outros fatores causadores de movimentos incomuns das pregas vocais. Até onde vai o meu conhecimento, ainda não existe tratamento com resultado satisfatório.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A distonia laringea ou disfonia espasmódica pode alterar sim sua produção vocal e comprometer sua comunicação, pois é o movimento involuntário de alguns musculos da laringe. Porém, geralmente o sintoma é de voz tensa, estrangulada ou tremula. Existem pesquisas que relatam o tratamento com toxina botulínica com sucesso, porém o sintoma volta a aparecer em aproximadamente 6 meses. Eu aconselho você a procurar um medico otorrino para se certificar desse tratamento e um fonoaudiólogo, para avaliar se outros fatores estão relacionados, como por exemplo, a tensão em musculatura orofacial. Um abraço e sucesso!!
So pra lembrar. Gagueira nao tem cura. Tem tratamento.
Concordo com a colega Priscila Arruda. Já tive um paciente com este diagnóstico e o tratamento fonoaudiológico oscilava muito conforme o estado emocional do paciente, que era um jovem de 22 anos, tenso e irritado. Ficava muito abalado com seu problema, tinha uma voz muito trêmula e entrecortada. Mais tarde resolveu fazer o tratamento com um otorrino para se beneficiar da toxina botulínica, mas os sintomas voltavam a aparecer após 6 meses.
Nesse caso que você apresentou o ideal é a procura por um otorrino, que irá indicar o tratamento concomitante a terapia fonoaudiológica. Para disfluência não há cura, porém, temos inúmeros casos em que a disfluência se tornou praticamente imperceptível.
Olá! segundo sua descrição parece que você apresenta gagueira e distonia laríngea, portanto, sugiro que procure um otorrinolaringologia para verificar o melhor tratamento para a distonia e também a realização de fonoterapia.
Gagueira não tem cura mas sim tratamento, no seu caso teria que fazer um tratamento específico voltado para gagueira e voz para diminuir a frequência dessa disfluência. Procure um fonoaudiólogo especialista na área.
Olá. Se você já está diagnosticado com distonia laríngea, consulte seu otorrinolaringologista e neurologista para verificar o melhor tratamento. A toxina botulínica associada à fonoterapia tem sido o tratamento de eleição.
Já para dizer se você tem gagueira associada, importante uma avaliação fonoaudiológica. Porém, acredito que possa ser apenas uma distorção de conceitos, pois a gagueira está relacionada a uma disfunção neurológica no processamento da produção da fala, bem diferente da situação da distonia laríngea. Essa, também neurológica, afeta o controle dos músculos diretamente na laringe.
Sobre a gagueira, não há comprovação de sua origem, nem da possibilidade de cura. Porém, com um acompanhamento fonoaudiológico, aprende-se a lidar com ela, podendo essa ser bastante amenizada.
Já para dizer se você tem gagueira associada, importante uma avaliação fonoaudiológica. Porém, acredito que possa ser apenas uma distorção de conceitos, pois a gagueira está relacionada a uma disfunção neurológica no processamento da produção da fala, bem diferente da situação da distonia laríngea. Essa, também neurológica, afeta o controle dos músculos diretamente na laringe.
Sobre a gagueira, não há comprovação de sua origem, nem da possibilidade de cura. Porém, com um acompanhamento fonoaudiológico, aprende-se a lidar com ela, podendo essa ser bastante amenizada.
Disfluência na fala tenho tido excelentes resultados com o tratamento de fonoaudiologia de forma holística, onde o paciente é visto e tratado como um todo. Procure um especialista da área de fonoaudiologia, após avaliação, receberá orientações adequadas.
Olá!
Sugiro uma avaliação com um fonoaudiólogo com experiência e formação em problemas de fluência da fala para o tratamento da gagueira.
Sugiro uma avaliação com um fonoaudiólogo com experiência e formação em problemas de fluência da fala para o tratamento da gagueira.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um filho de 3 anos, percebemos que ele tinha um leve grau de gagueira aos 2 anos, porém achávamos normal pois ainda estava aprendendo a falar algumas palavras, hoje aos 3 está nítido e de 4 meses pra cá só tem piorado, as vezes repete o início da mesma palavra 3 ou 4 vezes, vai falar a palavra…
- Tenho 20 anos e gaguejo um pouco. Desde sempre eu falo e repito as últimas palavras da minha frase em um tom baixo ou sem som(ex: amo beber água... beber água... beber água), além de repetir aleatoriamente algumas coisas que as pessoas falam/eu falo/trechos de músicas depois de um tempo. Às vezes me…
- Tenho 21 anos, tenho gagueira desde criança. Será q com um especialista consigo melhorar ou não tem mais jeito?
- Ola tenho uma filha de 2 anos e meio q comecou a gaguejar do nada. Ela eh bilingue e fala ingles na creche e portugues em casa. Ela nao tinha nenhum problema e derrepentea duas semanas atras comecou a gaguejar do nada. Meu pai eh gago, pouco mas eh. Gostaria de saber o que fazer, e devo procurar ajuda,…
- Boa tarde! Eu me chamo lucineia. Meu filho vai fazer 5 anos ele tem dificuldade na fala , agora comecou a falar frases mais estou preocupada por que começou uma gagueira , tem vezes que fala sem gaguejar mais tem horas que fica ansioso para falar repete umas 3 vezes ex:: eu,eu,eu entre outras palavras.…
- Tenho 53 anos e ultimamente tenho gaguejado quase toda vez que vou conversar, minha.mandibula parece que treme, é uma sensação horrível e estou me sentindo muito mal com isso, muitas vezes prefiro ficar calada para não passar vergonha, sou tímida e tenho muita ansiedade por tudo que vou fazer. Alguém…
- Meu filho de 4 anos está com dificuldade na fala, coloca as mãos nos ouvidos e pula pra conseguir falar, às vezes ele fala sem dificuldade. Isso é sinal de gagueira ?
- É possível uma criança de 4 anos apresentar DPCA , e como deve ser tratado?Inicialmente deve se consultar um otorrino?
- Olá boa tarde Meu filho tem 3 anos e 2 meses e apresenta um bloqueio na fala , não consegue terminar uma frase e se irrita com a situação dizendo q não consegue conversar o que posso fazer nessa situação ?
- Há direitos para uma pessoa que gagueja, referente a ingressar numa faculdade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.