Sou exibicionista. Meu exibicionismo se revela apenas com meus parceiros sexuais. Isso é considerado

5 respostas
Sou exibicionista. Meu exibicionismo se revela apenas com meus parceiros sexuais. Isso é considerado um transtorno psicológico?
Se estiver causando danos a si mesma ou ao outro seria interessante procurar ajuda terapêutica pra se conscientizar do que é esse exibicionismo pra você, o que ele te traz de bom, como é ficar sem ele, etc, etc. Às ordens.

Antes de te responder, te deixo uma pergunta: Isso é algo que te atrapalha em suas relações? Pois, já que pergunta se é um transtorno, pode ser que de alguma forma isso te atrapalhe a ponto de se questionar. O exibicionismo ganha status de transtorno clínico dependendo da forma que se manifesta. Porém, você em sua pergunta, você conta que esse exibicionismo se revela apenas com seus parceiros, então, se há consentimento da outra parte, se há um acordo entre vocês em sua forma de sentir prazer, não, não se enquadra em um transtorno. Porém, se isso é algo que te impede de vivenciar a sua sexualidade de forma saudável, se prejudica outras pessoas, e isso se manifesta de forma compulsiva, sim. Se é algo que te incomoda, ou te atrapalha de alguma forma, te aconselharia a procurar um profissional de psicologia. Um abraço.
Não é um transtorno não, pode ser considerado um fetiche se for a única ou principal forma de você obter prazer, mas pouco importa esse tipo de classificação se você estiver bem com isso e seu parceiro/parceiros também. Seria interessante você se perguntar o porquê da preocupação de que sua preferência seja um trastorno.
Olá,

Inicialmente é importante entender o que você entende por exibicionismo. De fato existe uma classificação diagnóstica no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) da Associação de Psiquiatria Norte-Americana que aponta o exibicionismo entre oito parafilias descritas. No entanto, o diagnóstico requer - entre outros critérios - que os sintomas estejam presentes por pelo menos seis meses e causem sofrimento pessoal clinicamente importante ou prejudiquem o funcionamento social do indivíduo.
Sugiro que você busque um profissional para elucidar suas questões e possíveis desconfortos frente a este comportamento relatado.
Coloco-me a disposição para eventuais dúvidas ou questionamentos.
Olá. Assim com a primeira resposta, isso só vira um "transtorno" ou algo a ser tratado a partir do momento que apresenta algum impacto negativo na sua vida ou desencadeia algum sentimento difícil de lidar sozinho. Repense nisso e se, achar interessante, procure um bom profissional que irá lhe orientar a respeito disso. Fico a disposição. Boa sorte.