Sou exibicionista. Meu exibicionismo se revela apenas com meus parceiros sexuais. Isso é considerado

5 respostas
Sou exibicionista. Meu exibicionismo se revela apenas com meus parceiros sexuais. Isso é considerado um transtorno psicológico?
Se estiver causando danos a si mesma ou ao outro seria interessante procurar ajuda terapêutica pra se conscientizar do que é esse exibicionismo pra você, o que ele te traz de bom, como é ficar sem ele, etc, etc. Às ordens.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de te responder, te deixo uma pergunta: Isso é algo que te atrapalha em suas relações? Pois, já que pergunta se é um transtorno, pode ser que de alguma forma isso te atrapalhe a ponto de se questionar. O exibicionismo ganha status de transtorno clínico dependendo da forma que se manifesta. Porém, você em sua pergunta, você conta que esse exibicionismo se revela apenas com seus parceiros, então, se há consentimento da outra parte, se há um acordo entre vocês em sua forma de sentir prazer, não, não se enquadra em um transtorno. Porém, se isso é algo que te impede de vivenciar a sua sexualidade de forma saudável, se prejudica outras pessoas, e isso se manifesta de forma compulsiva, sim. Se é algo que te incomoda, ou te atrapalha de alguma forma, te aconselharia a procurar um profissional de psicologia. Um abraço.
Não é um transtorno não, pode ser considerado um fetiche se for a única ou principal forma de você obter prazer, mas pouco importa esse tipo de classificação se você estiver bem com isso e seu parceiro/parceiros também. Seria interessante você se perguntar o porquê da preocupação de que sua preferência seja um trastorno.
Olá,

Inicialmente é importante entender o que você entende por exibicionismo. De fato existe uma classificação diagnóstica no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) da Associação de Psiquiatria Norte-Americana que aponta o exibicionismo entre oito parafilias descritas. No entanto, o diagnóstico requer - entre outros critérios - que os sintomas estejam presentes por pelo menos seis meses e causem sofrimento pessoal clinicamente importante ou prejudiquem o funcionamento social do indivíduo.
Sugiro que você busque um profissional para elucidar suas questões e possíveis desconfortos frente a este comportamento relatado.
Coloco-me a disposição para eventuais dúvidas ou questionamentos.
Olá. Assim com a primeira resposta, isso só vira um "transtorno" ou algo a ser tratado a partir do momento que apresenta algum impacto negativo na sua vida ou desencadeia algum sentimento difícil de lidar sozinho. Repense nisso e se, achar interessante, procure um bom profissional que irá lhe orientar a respeito disso. Fico a disposição. Boa sorte.

Especialistas

Carla Guimarães

Carla Guimarães

Terapeuta complementar

São Paulo

Oswaldo Rodrigues Jr

Oswaldo Rodrigues Jr

Psicólogo

São Paulo

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Julia Santa Clara Rezende

Julia Santa Clara Rezende

Psicólogo

Osasco

Claudia de Borba

Claudia de Borba

Psicólogo

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Exibicionismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.