Sou estudante universitária e trabalho, geralmente meu dia é muito corrido e diariamente durmo entre

2 respostas
Sou estudante universitária e trabalho, geralmente meu dia é muito corrido e diariamente durmo entre 5:30 a 6 horas. As vezes quando estou trabalhando ou estudando vem vozes na minha cabeça (conversas aleatórias quase como um sonho, não são autodestrutivas ou que ponham alguém em perigo) e quando volto a mim as vezes não sei se foi real ou não. Pode ser sinal de algum problema psicológico ou apenas cansaço? Devo procurar um médico ? Seria inviável ter uma rotina mais "leve" pois eu mesma me sustento.
Obrigado.
Sim, pode ser sinal de uma doença mental e também de cansaço, deve procurar o psiquiatra para uma investigação e reduzir seu sofrimento ainda mais se começar impactar sua rotina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em uma avaliação mental o psiquiatra avalia se essas vozes são percebidas pelo paciente como suas ou de outra pessoa, se ocorrem dentro ou fora da cabeça, em que contexto acontecem, se comentam o que a pessoa está fazendo, se tem conteúdo pejorativo, etc., isso para diferenciar um diálogo interno considerado normal de alucinações auditivas. Privação de sono, rotina extenuante, tudo isso tem o potencial de causar e agravar condições mentais. Infelizmente muitas vezes a vida pede isso da gente, mas se tratar como máquina não combina com saúde mental. Uma psicoterapia pode ajudar a pensar a rotina, e na medida do possível construir "espaços verdes", como soluções criativas que às vezes a pessoa sozinha tem dificuldade para chegar, aprender a conciliar "obrigações" com atividades para si, se escutar e respeitar suas vontades. Recomendo, então, passar por uma avaliação psiquiátrica e começar uma terapia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.