Sou diagnosticado como coronariopata e miocardiopata, estou em tratamento clinico, tenho implante de

3 respostas
Sou diagnosticado como coronariopata e miocardiopata, estou em tratamento clinico, tenho implante de dois stent. posso realizar atividades, como exercícios físicos, retomar atividades do trabalho? sem querer causar polêmica, que restrições deve seguir ou não.
A prática de exercícios físicos não só é permitida, como estimulada nos pacientes com doença coronariana e insuficiência cardíaca. Tal prática melhora o condicionamento, ajuda no tratamento das doenças associadas como hipertensão, diabetes e dislipidemia (aumento do colesterol), reduzindo risco de eventos como infarto e AVC.
Porém o tipo de exercício, intensidade e periodicidade deve ser avaliada e orientada pelo médico cardiologista.
Para tal podemos lançar mão de exames que quantifiquem a melhor carga de exercício para o condicionamento do paciente, como o teste ergoespirométrico, teste ergométrico, entre outros.
Então a indicação é que agende consulta com cardiologista de sua preferência para que possam avaliar a melhor forma de realização dos exercícios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o colega. Os tipos de obstruções nas coronárias e o acometimento do músculo cardíaco varia de paciente para paciente e a prescrição de atividade física deverá ser individualizada. A reabilitação cardíaca (realização de exercício físico após infarto) é muito importante para a recuperação do paciente e alguns exames irão definir qual o limiar (o limite de frequência cardíaca) que causa isquemia no coração e este limite é individual. Procure um cardiologista para uma liberação mais segura para a atividade física.
Cada indivíduo e cada caso é único, infelizmente não há receita de bolo. O implante de um stent por si só não é uma contra-indicação para prática de atividade física. Mas se esse procedimento foi feito de urgência (como num infarto agudo) ou eletivo, bem como se a capacidade muscular cardíaca pré e pós procedimento está preservada ou não, dentre vários outros parâmetros são utilizados na tomada de decisão. Apenas o seu médico cardiologista em uma análise profunda e panorâmica destes fatores poderá determinar se, quando e como isso deve ser feito. O importante é sempre seguir as orientações e conselhos de seu cardiologista, a partir de agora e para toda vida ele será o seu melhor amigo, ninguém além dele poderá responder melhor e orientá-lo a respeito disto.

Especialistas

Alan Max

Alan Max

Cardiologista

Belo Horizonte

Rodrigo Risegato

Rodrigo Risegato

Generalista

Mairiporã

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Hugo Leonardo de Moraes Faria

Cardiologista, Intensivista

Brasília

Luis Filipe Trocado

Luis Filipe Trocado

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Hipertrofia Ventricular Esquerda
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.