Sou diagnósticada com TDAH e com TEA, meu médico indicou 3 comprimidos de ritalina no dia, tomo 1 a

2 respostas
Sou diagnósticada com TDAH e com TEA, meu médico indicou 3 comprimidos de ritalina no dia, tomo 1 a cada 4 horas, mas apenas sinto o "pico" da ritalina no terceiro comprimido. É normal?
O ideal é que com o uso continuado da medicação, o "pico" de efeito seja cada vez menos pronunciado e que você se sinta normal, apenas com a diferença de conseguir melhora em aspectos de atenção, organização ou seja quais forem os seus principais prejuízos relacionados aos transtornos.
O último comprimido pode gerar alguns sintomas mais intensos, em alguns casos, devido a somatório dos efeitos residuais das medicações anteriores. É importante avaliar apenas se você está conseguindo ter bom efeito com as duas primeiras doses do dia ou não. Em consulta poderá avaliar detalhadamente com seu médico, então é importante tentar insistir no tratamento recomendado, na medida da sua tolerância.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá boa noite! Espero que esteja tendo melhores rendimentos pessoais, a nossa concentração e atenção dependem de muitos fatores, o que comemos, nossos hábitos, muitas vezes nossas próprias práticas conscientização do estar presente no momento, fato é que temos muitas coisas que podem atrapalhar nosso real equilíbrio da consciência, estímulos excessivos, rotinas estressantes, alimentação de baixa qualidade nutricional, isso tudo pode ser corrigido com orientações, indicações de melhores hábitos e dieta, contudo a prática de utilizar psicoestimulantes que são medicamentos como a Ritalina, deve ser detalhadamente estudada para os pacientes, porque existem frequentes quadros de dessensibilização dos receptores dopaminergicos e noradrenergicos, nos neurônios, o que significa que eles ficam menos sensíveis ao efeito desses neurotransmissores, por conta do aumento do número desses proporcionado pela medicação, se não houverem mecanismos de compensação para que eles voltarem a ter sensibilidade é provável que a dose seja recorrentemente aumentada, pela redução do efeito, portanto é importante avaliar em consulta estratégias para ajustar esses pontos! Boa noite!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 361 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.