Sou diagnósticada com TDAH e com TEA, meu médico indicou 3 comprimidos de ritalina no dia, tomo 1 a

2 respostas
Sou diagnósticada com TDAH e com TEA, meu médico indicou 3 comprimidos de ritalina no dia, tomo 1 a cada 4 horas, mas apenas sinto o "pico" da ritalina no terceiro comprimido. É normal?
O ideal é que com o uso continuado da medicação, o "pico" de efeito seja cada vez menos pronunciado e que você se sinta normal, apenas com a diferença de conseguir melhora em aspectos de atenção, organização ou seja quais forem os seus principais prejuízos relacionados aos transtornos.
O último comprimido pode gerar alguns sintomas mais intensos, em alguns casos, devido a somatório dos efeitos residuais das medicações anteriores. É importante avaliar apenas se você está conseguindo ter bom efeito com as duas primeiras doses do dia ou não. Em consulta poderá avaliar detalhadamente com seu médico, então é importante tentar insistir no tratamento recomendado, na medida da sua tolerância.

Olá boa noite! Espero que esteja tendo melhores rendimentos pessoais, a nossa concentração e atenção dependem de muitos fatores, o que comemos, nossos hábitos, muitas vezes nossas próprias práticas conscientização do estar presente no momento, fato é que temos muitas coisas que podem atrapalhar nosso real equilíbrio da consciência, estímulos excessivos, rotinas estressantes, alimentação de baixa qualidade nutricional, isso tudo pode ser corrigido com orientações, indicações de melhores hábitos e dieta, contudo a prática de utilizar psicoestimulantes que são medicamentos como a Ritalina, deve ser detalhadamente estudada para os pacientes, porque existem frequentes quadros de dessensibilização dos receptores dopaminergicos e noradrenergicos, nos neurônios, o que significa que eles ficam menos sensíveis ao efeito desses neurotransmissores, por conta do aumento do número desses proporcionado pela medicação, se não houverem mecanismos de compensação para que eles voltarem a ter sensibilidade é provável que a dose seja recorrentemente aumentada, pela redução do efeito, portanto é importante avaliar em consulta estratégias para ajustar esses pontos! Boa noite!