Sou diabético tipo 2. A lactose tem influencia nos níveis de acuçar de diabéticos 2? Tomo leite

3 respostas
Sou diabético tipo 2. A lactose tem influencia nos níveis de acuçar de diabéticos 2? Tomo leite semi desnatado e
tenho muita diarreia, a causa sera a lactose. Grato.
A lactose é um tipo de açúcar e portanto influencia os níveis de açúcar do sangue (glicemia). No entanto, alimentos com lactose não necessariamente precisam ser eliminados da dieta de pacientes com diabetes tipo 2. Se o indivíduo tiver uma dieta saudável e equilibrada, poderá consumir um pouco de alimentos que contenham lactose e mesmo assim ter os níveis de glicemia controlados.

Se você está associando a presença de diarreia com o consumo de leite, você pode sim possuir Intolerância a Lactose. Nesse caso, o seu corpo não cosegue digerir adequadamente a lactose e consequentemente não consegue também absorve-la. Logo, a glicemia de pessoas com intolerância a lactose acaba não se alterando, ou se alterando pouco, após o consumo alimentos com lactose.

Para ter certeza que você possui intolerância a lactose, o ideal é fazer o teste. Assim, você terá certeza da causa da sua diarreia e poderá tomar as providências mais adequadas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Lactose é o açúcar do leite. A diabetes é uma doença que se manifesta com "dificuldade de trabalhar com os açucares". O ideal é reduzir os açucares da alimentação, sendo o excesso de leite, uma possibilidade de redução. Entre outros alimentos: bolachas, torradas, pães, massas..
Leite semi-desnatado e desnatado há redução de gorduras, e não de açucares. Esses alimentos costumam ter mais açucares ainda, como a lactose.
Se você tem mal estar com o leite, o ideal é buscar atendimento médico e fazer o teste.Espero que tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas, beijinhos
Para quebrar a lactose para virar galactose e glicose temos uma enzima chamada lactase. Cada indivíduo tem uma quantidade específica dessa enzima. Então costumo dizer que todos nos temos intolerância à lactose, porém isso é dose dependente. Se vc têm diarreia toda vez com pouca quantidade de leite a sua clinica já diz que tem pouca quantidade dessa enzima então para diagnóstico aconselho a limitar-se a não consumir leite e derivados por 2 semanas e caso não tenha diarreia, consuma novamente o leite, caso nova diarreia o seu diagnóstico esta feito. Faça acompanhamento médico para melhor orientação. Espero ter ajudado.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Telrika Reis

Telrika Reis

Nutricionista

Rio de Janeiro

Vanderléia Borges

Vanderléia Borges

Nutricionista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.