Sou coordenadora em uma escola e temos algumas crianças autistas, gostaria de saber quais os tipos de
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Sou coordenadora em uma escola e temos algumas crianças autistas, gostaria de saber quais os tipos de atividades adequadas para trabalhar com essas crianças, pois necessitamos ter certeza se o trabalho que está sendo realizado com as mesmas estão sendo desenvolvidos de forma correta?
Em primeiro lugar é importante lembrar que como qualquer outra criança; a criança autista possui suas individualidades e interesses próprios e olhar individualmente para cada uma delas faz toda a diferença, com um olhar sensível e atento é possível perceber a criança nos mostrando o modo de "entrarmos" no mundo deles.
A criança autista precisa saber sempre, antes das atividades pedagógicas, tudo que se espera dela, ou seja, ela necessita organizar e processar as ações que deveram ser realizadas.
Como perdem, rapidamente o interesse pelas propostas apresentadas, o educador deve manter sempre várias atividades previamente selecionadas para que o aluno não se distraia e perca o foco. Sugiro sempre, um professor auxiliar para se manter ao lado desse aluno; não é interessante que as pessoas cuidadoras e que lidam de maneira direta com a criança permaneçam sempre os mesmos.
Também é muito importante a socialização e trabalho fonaudiologico com a fala.
A criança autista precisa saber sempre, antes das atividades pedagógicas, tudo que se espera dela, ou seja, ela necessita organizar e processar as ações que deveram ser realizadas.
Como perdem, rapidamente o interesse pelas propostas apresentadas, o educador deve manter sempre várias atividades previamente selecionadas para que o aluno não se distraia e perca o foco. Sugiro sempre, um professor auxiliar para se manter ao lado desse aluno; não é interessante que as pessoas cuidadoras e que lidam de maneira direta com a criança permaneçam sempre os mesmos.
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É necessário uma equipe multiprofissional para este acompanhamento.
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A sua pergunta levanta outras questões como: quantas crianças autistas freqüentam a escola, quais as atividades são desenvolvidas com elas no momento, quais as dificuldades que vocês tem encontrado etc...
O brincar exerce um papel importantíssimo para o desenvolvimento de uma criança autista e elas precisam de mais estímulos para que se desenvolvam.
Acredito que o melhor a ser feito neste momento é solicitar a visita de um profissional para entender e estudar o contexto e juntos vocês trabalharem as melhores maneiras para realizar este trabalho.
Te parabenizo por buscar ajuda e espero ter te ajudado!
O brincar exerce um papel importantíssimo para o desenvolvimento de uma criança autista e elas precisam de mais estímulos para que se desenvolvam.
Acredito que o melhor a ser feito neste momento é solicitar a visita de um profissional para entender e estudar o contexto e juntos vocês trabalharem as melhores maneiras para realizar este trabalho.
Te parabenizo por buscar ajuda e espero ter te ajudado!
Educar é uma tarefa que exige dedicação. O professor tem desafios diários com seus alunos. A escola deve receber assistência adequada de uma equipe multidisciplinar, a fim de articular a transdisciplinaridade. O aluno autista precisa se sentir seguro e confiante com o professor. é importante que o professor busque conhecimentos do que é o autismo, quais as metodologias que seriam adequadas de ensino atualizadas.O foco da escola tem que ser o aluno, e o professor deve junto com a sua coordenação pedagógica priorizar a integração do aluno autista com os demais colegas de sala de aula e procurar priorizar a autonomia e indepêndencia dele.
Olá, concordo com os outros profissionais e reforçar a diferença de capacidade de cada criança, seja especial ou não. Todos os seres humanos precisam se interagir e a socialização é a tarefa mais difícil a ser realizada. Uma equipe multiprofissional é muito complementar tanto para os alunos como para os profissionais que atuam co as crianças.
É necessário que se entenda e capacite a sua equipe na aplicação do PDI, que é o Programa de Desenvolvimento Individual do aluno de inclusão. Na internet vc tem acesso à este material e a psicopedagoga da criança também deve ser capacitada para a orientação institucional.
0lá, as crianças autistas nas nossas escolas brasileiras, ainda são motivos de preocupação por parte das professoras que imaginam sempre dar o melhor da pedagogia à elas. E lidar com crianças diferentes é necessário abrir mão do nosso mundo, que nada tem com os diferentes! Não existe receita que se possa aplicar, quando a demanda é literalmente cuidar, que significa amar, como se fosse nossas! Essa é a forma mais desafiadora, de se aprender o novo.Abraço
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