Sou Cientista de Dados e Mestre em Informática Aplicada. Ultimamente tenho percebido que esqueço com

8 respostas
Sou Cientista de Dados e Mestre em Informática Aplicada. Ultimamente tenho percebido que esqueço com facilidade coisas que estudo e que preciso empregar mais esforço para assimilar coisas que antes eu assimilava apenas com uma simples leitura.O que está acontecendo com a minha memória?
Prezado,
para responder esta questão, é necessário investigar seu estado de saúde psicológico para saber se questões emocionais ou de estresse podem estar prejudicando seu desempenho e também fazer a investigação de possíveis problemas orgânicos.

Como primeiro passo, sugiro que busque um médico neurologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A memória pode ser afetada por uma série de questões, desde sono irregular, respiração deficiente, transtornos de ansiedade, além de problemas mais sérios como,processos demenciais.
Você não cita sua idade, de forma que o primeiro,passo é ser avaliado por um bom clínico geral , neurologista ou psiquiatra para que se possa investigar esta sua queixa.
A memória é uma das funções do cérebro, que pode ser afetada por uma gama de transtornos , seja químico , biológico( orgânico ) , psíquico, social....Só uma avaliação criteriosa de seu contexto, com exame mental , anamnese,e propedêutica adequada pode nos orientar para um provável diagnóstico fidedigno com seu quadro. Maura Kale
Há vários tipos de memória; parece que você está com maior prejuízo na recente. O prejuízo cognitivo pode ter uma única causa ou uma associação delas, como hipotireoidismo, privação ou apnéia do sono, deficiência de B12 e ácido fólico (por baixa ingesta, uso de omeprazol ou anticonvulsivante, cirurgia no estômago), isquemias (geralmente associadas ao tabaco, diabetes, sedentarismo, obesidade, hipertensão e dislipidemia), degenerativos (Alzheimer, Parkinson), TDAH, depressão, ansiedade, abuso de álcool, drogas ou benzodiazepínicos ("calmantes"), sífilis terciária, intoxicação por metais pesados, etc. Devem-se investigar antecedentes familiares, exames laboratoriais e ressonância magnética do crânio. Há marcadores biológicos no liquor e recortes mais específicos na ressonância, assim como tomografia funcional, para avaliar o potencial de evoluir de um déficit cognitivo leve para Alzheimer, mas são exames caros e não cobertos por convênios. Quanto antes diagnosticar e tratar, melhor.
Concordo com os especialista acima e acrescentaria fazer uma Avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas com muito critério precisão!!!

At.,
Monica Araújo
Neuropsicóloga
O seu trabalho exige um esforço psicologo muito grande, talvez o estresse também esteja contribuindo com esse declínio. Faça uma avaliação neuropsicológica, com certeza os resultados lhe dará um diagnóstico das verdadeiras causas o que facilita o tratamento.
Ab
A memória, em termos de potêncial, facilmente pode ser afetada ou ficar a desejar, de acordo com situações externas ou orgânicas passíveis de acometer os sujeitos.
Não tente de avaliar pois pode aumentar as suas preocupações e causar mais o desgaste emocional. Vice pode fazer uma avaliação e então em conjunto com o especialista, entender oque ocorre com você!
Olá, com o passar dos anos a memória (assim como outras funções cognitivas) declinam ligeiramente. Contudo, como vc é uma pessoa dotada de bons antecedentes cognitivos, é necessario averiguar se realmente sua memoria está alterada ou se trata apenas e uma impressão. Esta análise é feita através de Avaliação Neuropsicologica, que vai analisar toda sua capacidade cognitiva e compará-lo a pessoas da mesma idade e escolaridade. Se precisar de mais detalhes sobre o assunto, entre em contato. Sou Neuropsicóloga e tenho bastante experiencia em queixas mnésticas em adultos jovens. Posso orientá-lo melhor por email. Abc!

Especialistas

Cláudia Caciquinho Vieira

Cláudia Caciquinho Vieira

Geriatra

Belo Horizonte

Daniel Gonçalves Quiroga

Daniel Gonçalves Quiroga

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Rodrigo Elias Zim

Rodrigo Elias Zim

Médico clínico geral

Criciúma

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.