Sou casado há 14 anos, tenho 2 filhos e vejo minha esposa cada vez mais estressada e sem paciência

10 respostas
Sou casado há 14 anos, tenho 2 filhos e vejo minha esposa cada vez mais estressada e sem paciência na vida familiar. Ela nunca teve um orgasmo na vida e sinto que isso prejudica nosso relacionamento, ela acha que não. O que pode ser feito quanto a isso?
Bem acertado o que a colega Christiane colocou. Complemento indicando que voces buscassem ajuda comum em terapia de casal. Para que não fique apenas com suas hipóteses e certezas...mas tenham ampliadas as percepções mútuas e entrar em acordos facilitadores da conjugalidade

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você caracterizou em poucas linhas como você vê atualmente sua esposa na vida familiar e questões relativas a vida sexual de vocês. A questão é, se sua esposa acha que não ter tido um orgasmo não é um problema pra ela, talvez seja importante saber se isso é um problema pra você e como tem lidado com isso. Se não há, a principio, uma implicaçao da parte dela em repensar a relação e se avaliar nela, talvez seja importante que você faça esse exercício, afim de que possa propor um diálogo sensível e claro sobre como está a relação. Pense e avalie o que nesta relação tem te incomodado e proponha um diálogo aberto. E possível que essa sua disponibilidade sensibilize sua esposa. Abraço.
Pela sua fala, parece que para você há uma certa relação entre o fato da sua esposa estar estressada e sem paciência, com o fato dela nunca ter tido um orgasmo com você e esta situação te incomoda de alguma forma. Acredito que o mais importante seja avaliar a comunicação de vocês, perceba se você se sentiria a vontade de tocar nesse assunto com ela algum dia e falar sobre o que te incomoda, sem acusá-la, falando só dos seus sentimentos. Caso não resolva, sessões de psicoterapia poderiam ser uma boa indicação.
Pela pequena descrição que fez percebe-se que você já identificou o problema e isso o incomoda.É o primeiro passo. Buscar uma terapia de casal seria o ideal , mas como bem disse acima a colega Christiane será que o que você relatou é um problema para sua esposa? Será que ela se sente incomodada com está situação?

Para buscar uma terapia de casal os dois precisam estar de acordo em relação a isso . Mas caso a sua esposa ainda não tenha identificado a necessidade de ajuda profissional você pode buscar uma terapia individual para lidar com essas e outras questões internas que estejam incomodando você e que lhe ajudem a lidar com está situação de conflito.
A impaciência dela provavelmente está associada a um conjunto de fatores que pode sim incluir a falta de orgasmo mas o que importa é saber discernir o peso de cada um desses fatores, que podem estar relacionados a excesso de trabalho, as responsabilidades da vida doméstica, a rotina, a desentendimentos com familiares, a uma insatisfação consigo mesma...entre centenas de outros aspectos.. relacionados a si, aos outros ou aos ambientes em que ela está passando a maior parte de seu tempo. Se ela mesma comenta que este não é o principal, pode ser que realmente não seja. Tendo o peso de cada fator revelado, poderá se trabalhar em cada um deles, gerando assim uma melhora significativa na qualidade geral da relação. Minha dica é que busquem um bom profissional para ajudá-los a identificar o que está incomodando a cada um na sua vida pessoal E no relacionamento para que então possam buscar mudanças rumo a uma melhor qualidade de vida, sempre considerando a necessidades emocionais de ambos. Abs
Buscar uma terapia de casal é um passo importante. Avaliar o que significa para ti e tua esposa a anosgamia ( falta de orgasmo). Tratar a relação como um todo, inclusive a busca de causas físicas, qualidade no teu relacionamento em todas as áreas.
Busque ajuda.
Olá, seria legal você e sua esposa procurar elaborat esta questão de uma maneira satisfatoria e chegar a uma conclusão.
O importante nesse momento seria fazer uma psicoterapia de casal, porém se sua esposa não aceitar o ideal é você fazer a psicoterapia para trabalhar as questões que esta te incomodando.
Boa sorte.
Você já conversou com ela?
Topam juntos uma terapia de casal?
Há uma questão de expectativas que envolvem as pessoas dentro de um relacionamento. Deve haver um preparo para enfrentarem essas expectativas juntos, buscando dentro e fora do relacionamento compreender quais são elas através do diálogo. Busquem fora por uma terapia de casal onde haverá um espaço sigiloso e confiante para lidar através do intermédio profissional as questões além das expectativas na relação.
A recomendação nesse caso é fazer uma Terapia de Casal, em muitos casos esse tipo de terapia auxilia o melhoramento da dinâmica do casal. Agora para que a Terapia de Casal possa fluir bem e alcance um resultado satisfatório, é necessário que ambos reconheçam o problema, pois você diz que ela nao reconhece, pois sem ambos aceitarem e saberem que é necessário uma nova postura frente aos problemas, a terapia não flui e os problemas continuarão.
Cuidem-se!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.