Sou casado a 5 anos, e tenho o costume de me masturbar praticamente todos os dias e mesmo assim tenh

6 respostas
Sou casado a 5 anos, e tenho o costume de me masturbar praticamente todos os dias e mesmo assim tenho uma vida sexual ativa muito boa, porém conversando com amigos eles dizem que não tem esse costume, na verdade é até difícil se masturbarem. É normal ou já é vício ?
Olá tudo bem ?
A masturbação é saudável para vida dos indivíduos, ainda mais quando você diz que sua vida sexual está ótima. Logo, não está sendo uma substituição e sim algo para seu autoconhecimento e prazer. O que precisamos se atentar é não usar conteúdos pornograficos para sua masturbação, procurar usar a imaginação e os próprios pensamentos e observar suas sensações. Abraços.

A masturbação é uma prática sexual comum e saudável, e a frequência varia consideravelmente de uma pessoa para outra. Não há uma "quantidade normal" de masturbação, pois a frequência é influenciada por fatores individuais, como libido, necessidades sexuais, níveis hormonais, estresse e outros fatores.

O que é mais importante é como a masturbação afeta sua vida e relacionamentos. Se você tem uma vida sexual ativa e satisfatória com seu parceiro, e a masturbação não interfere negativamente em sua vida diária, bem-estar emocional ou relacionamento, então provavelmente não há motivo para preocupação.

No entanto, se você se sente desconfortável com a frequência da masturbação ou se ela está causando problemas em seu relacionamento, pode ser útil discutir isso com seu parceiro ou até mesmo procurar a orientação de um profissional de saúde sexual ou terapeuta.

Cada pessoa é única, e o que é considerado "normal" em termos de masturbação pode variar amplamente. O importante é que você se sinta confortável, satisfeito e que a prática não esteja prejudicando sua vida de maneira significativa. Se você tiver dúvidas ou preocupações específicas sobre a masturbação ou qualquer outra questão sexual, considerar uma conversa aberta e honesta com um profissional de saúde pode ser benéfico.
A masturbacao é normal e faz parte da sexualidade humana.
Se vc está questionando talvez algo está te incomodando .
Se pergunte pq com uma parceira fixa precisa usar tanto este recurso.
O ato de se masturbar não é um problema, principalmente se não te causa uma disfunção sexual.
Converse mais com sua parceira sobre erotização e que podem fazer para curtir a 2 este prazer.
Crie um ambiente de sedução entre vcs e conversem sobre desejos , fantasias e trocas . Aproveite sua energia sexual para criar mais conectividade e dividi- lá com sua parceira.

A masturbação em si não é um problema, mas a forma como ela é utilizada pode ser. Por isso a questão se estende um pouco mais do que sua descrição trouxe, por exemplo:
Diariamente quantas vezes?
Quanto tempo dura cada masturbação?
Elas precisam ser acompanhadas de vídeos pornográficos em todas as vezes?
Sente que se não atender a masturbação reduz concentração, ou atenção?
Qual é o motivo pelo qual tem se masturbado? (esta questão é importantíssima)

Ou seja, pode ser normal sim, principalmente se não afetar sua relação, mas existem muitos campos que a masturbação excessiva pode afetar, e se se fizer estas perguntas e achar que precisa de ajuda para respondê-las, ou mesmo conseguir respondê-las e encontrar motivos para conversar, vale muito a pena procurar um psicólogo especialista em sexualidade.
A disposição.
Complementando as orientações, seria interessante que você pudesse diferenciar o que cada uma as duas práticas te traz, com perguntas simples que você pode fazer a si mesmo, por exemplo:

O que a experiência de me excitar sozinho me traz? É a forma de me tocar? É o cenário que eu imagino? As fantasias ou mesmo os recursos que utilizo?

E ao mesmo tempo: o que a experiência com a outra pessoa me traz? Sinto falta de algo? A experiência limita meu prazer de alguma forma?

A sua preocupação em estar se tornando um vício, passa por outros questionamentos, por exemplo:

Como me sinto se não praticar masturbação por um dia?
Essa prática já teve consequências negativas na minha vida?

Todos esses questionamentos podem ser levantados junto a um profissional da sexologia e conversar sobre eles pode te trazer muitos esclarecimentos e te ajudar na manutençao da sua saúde e do seu bem estar!

Espero ter ajudado!
A frequência da masturbação pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa, e não existe uma norma única. Cada indivíduo tem necessidades e preferências sexuais diferentes. O fato de você se masturbar diariamente não é automaticamente indicativo de um problema, especialmente se isso não está causando impactos negativos na sua vida sexual ou em outras áreas da sua vida.

Se você se sente satisfeito com sua vida sexual e não enfrenta dificuldades em outras áreas de sua vida devido à masturbação, é provável que isso seja uma expressão saudável de sua sexualidade. No entanto, se você tiver preocupações ou se isso afetar negativamente seu relacionamento ou bem-estar, pode ser útil discutir isso com um psicanalista ou sexólogo. Eles podem fornecer uma perspectiva especializada e orientação personalizada com base na sua situação específica.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 180