Sou casada ha 2 anos e meio, sou bastante ciumenta com isso brigamos bastante, gostaria de saber se a

19 respostas
Sou casada ha 2 anos e meio, sou bastante ciumenta com isso brigamos bastante, gostaria de saber se a terapia de casal nos ajudaria?
Sem dúvida nenhuma a Terapia de Casal, feita por um especialista de Casal, será de bastante valia. Entretanto O ciume é uma questão inconsciente, de profundas raízes, abandono, insegurança, baixo auto estima, entre outros. Caso seu cônjuge não queira fazer, procure sozinha uma terapia individual, será bem importante e pode ser uma boa saída, tratar suas questões pessoais.

Att.
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A terapia de casal é necessária quando existe uma situação de conflito entre o casal que precisam serem trabalhadas em que um depende do outro.
Porem no seu caso acredito que seria interessante fazer uma terapia individual para melhor compreender esse ciúme que esta atrapalhando seu relacionamento.
A terapia de casal pode ajudar,mas se voce percebe que seu ciúme não tem uma fundamentação objetiva, procure por uma psicoterapia individual para entender sua insegurança e conseguir modificar seu comportamento.
A principio não entendo como uma terapia de casal e sim individual, para compreender a origem do problema. O ciumes, por ser sentimento comum, não é tratado com relevancia. Porém é um devastador de relacionamentos (gerais)
Uma terapia de casal é válida quando as questões a serem trabalhadas são da dupla e pelo que entendi, há um ciúme doentio da sua parte e que isso gera os conflitos entre vocês.
Sendo assim, penso que a terapia individual será de maior valia neste momento para que você possa compreender a origem deste sintoma.

Atenciosamente.
Certamente a Terapia de Casal ajudaria avaliar e pensar sobre quais são os significados do ciúme exacerbado no casamento. As relações afetivas geralmente são complementares. Onde existe a manifestação de ciúmes excessivo por um dos cônjuges o outro pode ter algum benefício que pode ser consciente ou não. Além das origens individuais de insegurança, é importante analisar em quais pilares a relação do casal foi estruturada, desvendando quais acordos não verbais foram feitos, e se for o caso, redefini-los de forma que fique bem para os dois.
Sou Terapeuta de Família e de Casal. A sessão com o terapeuta, é o momento que um casal tem para falar aquilo que sozinhos eles não conseguem falar entre si sem se mogoar. Quando se calam ficam imaginando muita coisa um sobre o outro. Isto alimentando fantasias, e com a ajuda do terapeuta saem do plano da fantasia para outro plano. Seria muito bom se todos os casais sem acharem que estão bem participarem destes encontros. Amadurecem e aprendem a respeitar os próprios limites.
A terapia de casal é uma ferramente excelente para trabalhar a relação do casal em si, todavia de acordo com sua queixa o problema que lhe traz sofrimento é o ciúme excessivo que com o passar do tempo pode se tornar uma psicopatologia. Seria interessante você iniciar um processo de terapia individual para trabalhar sua insegurança, sentimentos de baixa estima, medos, frustrações e outras questões que possam estar desencadeando esse ciúme desproporcional. Após esse trabalho individual, poderia ser realizada uma terapia de casal caso seu marido tenha interesse.
Penso que seria interessante você marcar uma primeira sessão com um psicólogo para que vocês dois juntos entendessem o que tem de ser trabalhado. Provavelmente não é só o ciúme que te faz sofrer. Abraços
A partir do que foi exposto, acredito que seria mais interessante uma terapia individual.
Att, Alexandra.
Se a questão que se coloca como problemática são seus ciúmes, talvez uma terapia individual seja mais indicada. Porém, se você considera esses ciúmes justificáveis, aí sim uma terapia de casal traria à tona todas essas questões. A vantagem de tal terapia é poder lidar com alguns assuntos - os quais não se abordariam normalmente - graças à presença do terapeuta. Espero ter ajudado.
Olá
Geralmente a insegurança e dependência é a maior causadora de ciúmes, bem como uma desilusão amorosa ou traição também costumam trazer ciúmes e insegurança.
A terapia de casal vai ajudar bastante a se conhecerem e se respeitarem, más você precisa fazer uma terapia individual também.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Concordo com os colegas. E também deixo minha opinião. É sempre bom um atendimento com o casal para avaliar se o atendimento de ser para o casal ou individual, pois o sentimento de um pode afetar gravemente o parceiro. Só não deixe de procurar um profissional.
Aconselho a terapia de casal e psicoterapia individual para você lidar melhor e entender o motivo da sua insegurança e ciúmes exagerado. Abraço!
A TERAPIA seria muito importante para ajudar você ou vocês. A pergunta é: "Terapia de Casal" se você ou vocês percebem que é uma situação criada pelo dois lados, ou seja, o seu marido lhe dá motivos para desconfianças? Sempre foi assim, desde o namoro? É uma situação nova? "Terapia Individual" você já sentiu esse ciúmes de relacionamentos anteriores? Os motivos que levam ao ciumes são reais ou criados pelos seus pensamentos?

Coloquei aqui algumas perguntas para clarear a decisão sobre a Terapia de Casal e a Terapia Individual. Eu sugiro terapia individual no primeiro momento e de preferência com profissionais com experiência em Terapia de Casal.

E que o melhor aconteça para vocês!
Concordo com a minha colega Maria Odete!
Na Psicoterapia de Casal vocês terão a oportunidade de ter uma comunicação clara, onde um fala e o outro escuta. Assim, cada um percebe suas falhas. No caso, muitas vezes, um dos parceiros estimula o ciumes no outro, não conscientemente.
A terapia de casal é indicada quando o casal entende que vive um problema ou uma questão. Pelo modo que você descreve a situação, parece-me que você se coloca como fonte dessas brigas ao atribui-las a seu ciúme, no modo como lida com seu marido. Nesse caso, entendo que seria mais interessante você buscar uma terapia individual. A psicanálise pode ser bastante interessante na medida em que favorece novas possibilidades subjetivas, novos modos de se posicionar frente ao outro e a si mesma. Para tanto, deverá ser empreendida uma travessia desse lugar de ciumenta que você assumiu para si ao longo de sua vida.
Olá! A terapia de casal quando manejada por profissional habilitado é sempre bem vinda quando as questões e queixas são comuns ao casal, quando ambos estão dispostos a um tratamento que irão ajudá-los a entenderem e a buscarem soluções para tais dificuldades em seu relacionamento. Mas pelo que você expõe o ciúme está sendo o causador dos desentendimentos. Qual a razão desta insegurança? Seria interessante você procurar ajuda psicológica e entender toda essa ansiedade em torno deste relacionamento e se for necessário posteriormente a terapia de casal. Boa sorte e não deixe de procurar ajuda! Um abraço!
Olá, a Terapia de Casal auxiliaria sim na melhora e revelaria o porquê se ter tanto ciúme do seu marido. Antes de buscar um Terapeuta de Casal, é importante que se faça alguns levantamentos e reflexões que vocês dois possam fazer, são estes tres pontos: 1- de que maneira o ciúme incomoda a ambos? 2- Como isso afeta negativamente a rotina diária de vocês ? 3 - Os dois estão aptos em entrar em um atendimento que exigirá transparência a cada atendimento?
Respondida essas perguntas que guiarão e que começará a esclarecer alguns problemas, desejo uma boa melhoria no relacionamento de vocês.

Cuidem-se!

Especialistas

Thalita Magalhães

Thalita Magalhães

Psicólogo

Mogi das Cruzes

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.