Sou bipolar e não tenho sintomas de grandiosidade, tenho uma depressão incomum, por quê?

2 respostas
Sou bipolar e não tenho sintomas de grandiosidade, tenho uma depressão incomum, por quê?
Olá!
No transtorno bipolar, existe uma oscilação entre diferentes fases, como as fases de mania (ou hipomania), eutimia ("humor normal") e episódios depressivos. Muitos pacientes podem apresentar predomínio de uma ou outra fase, sendo comum o predomínio da depressão. A depressão pode pode ter suas características mais típicas ou atípicas.
No diagnóstico do transtorno bipolar, a fase de elevação do humor pode realmente haver a elevação do humor, com a grandiosidade, como você citou. Em fases de hipomania (forma mais "leves", para simplificar), pode ser que não fique tão evidente essa grandiosidade. Porém, a grandiosidade não é obrigatória. As fases de mania (ou hipomania) podem contar com alteração do humor caracterizada pela irritabilidade intensa (além dos outros sintomas típicos). Importante ressaltar que o quadro clínico do transtorno bipolar pode se apresentar de formas diversas, variando entre cada paciente.
Para entender melhor o seu diagnóstico e a razão pela qual seu psiquiatra fez essa hipótese diagnóstica, aproveita o tempo de consulta para tirar todas as dúvidas. Com diagnóstico correto e plano de tratamento adequado, a tendência é que haja melhora dos sintomas e melhora da qualidade de vida. Boa sorte!

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como transtorno bipolar, é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações extremas e cíclicas do humor. As pessoas com transtorno bipolar experimentam episódios de mania, hipomania e depressão, que são os principais componentes da doença. Cada uma dessas fazes pode aparecer de uma maneira diferente em cada pessoa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!