Sou bipolar e desenvolvi a sindrome do intestino irritavel, meu psiquiatra só manteve a medicação

5 respostas
Sou bipolar e desenvolvi a sindrome do intestino irritavel, meu psiquiatra só manteve a medicação p o transtorno bipolar. Existe uma co-relação entre os dois(bipolaridade e instestino irritavel), estou no caminho certo ou devo procurar outro psiquiatra?
Qualquer que sejam os problemas fisiológicos, possivelmente haverá um sintoma psíquico. Portanto, é recomendável procurar um profissional de psicologia para atender esses sintomas.
Tudo de bom!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser tanto uma psicossomatose desenvolvida, quanto um efeito colateral da medicação. Converse com o profissional responsável e peça ajuste na terapeutica.
O medicamento pode sim esta trazendo essa questão do intestino, ou até mesmo por conta do próprio transtorno, pois ele trás muita ansiedade e inquietação o que pode afetar o intestino.
Sobre o psiquiatra, é normal isso acontecer, até que se chegue a uma afinação paciente e médico, ajuste de remédios e etc...., assim como pode acontecer com o psicólogo, é importante que você se sinta bem, mas é importante insistir um pouco também. Não desanime vai dar tudo certo.

Att
Sayonara Machado.
Como a síndrome do intestino irritável é desencadeada por fatores emocionais, em princípio a indicação é mesmo seguir com medicação para o transtorno psíquico e, eventualmente, psicoterapia.
Mas, caso o transtorno intestinal mostre-se muito severo ou limite muito a sua vida, você pode procurar ajuda de um médico especialista em intestino.
Pode existir uma co-relação, já que doenças do intestino são emocionais.
Entretanto, você deve continuar o seu tratamento com o psiquiatra, procurar um médico especialista em intestino e um psicólogo para te dar um melhor auxílio.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.