Sou autista e tenho insônia crônica, tenho dificuldade de iniciar o sono e tomo quetiapina (em dose

3 respostas
Sou autista e tenho insônia crônica, tenho dificuldade de iniciar o sono e tomo quetiapina (em dose recomendada para insônia) mas mesmo assim ainda demoro muito pra dormi e tem vezes que não durmo, a minha pergunta é se o fato de ser autista faz com que o meu organismo reaga a medicação de forma diferente? Também já tomei rivotril mas não surtiu efeito algum
Não. A dose hipnótica da quetiapina é de 25 mg - 200 mg de liberação imediata. Lembrando que a medicação demora cerca de uma hora para fazer efeito. Evitar Quetiapinas de liberação prolongada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, muitas pessoas autistas podem ter dificuldade em dormir, seja devido a problemas relacionados como hiper ou hipossensibilidade sensorial, ansiedade, pensamentos repetitivos ou dificuldades em regular o sono. Em pessoas com transtorno do espectro autista também é comum haver um desequilíbrio do ritmo circadiano. A atividade de dormir e ficar acordado nas 24 horas do dia é regulada por um relógio biológico, que é o mecanismo que avisa ao cérebro se é noite ou dia, e se devemos ter sono ou ficar acordados. Uma das ferramentas que regula o ciclo circadiano é a melatonina – um hormônio produzido naturalmente pelo organismo que é liberado à noite, avisando ao cérebro quando chegou a hora de adormecer. Justamente a produção e a liberação de melatonina tende a ocorrer de forma irregular nos pacientes com autismo devido a uma alteração genética, portanto alguns pacientes tem benefícios com uso de medicações melatoninérgicas.
Há algumas evidências que sugerem que o organismo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode reagir de forma diferente aos medicamentos em comparação com pessoas sem TEA. No entanto, ainda há muitas questões em aberto e a compreensão dos efeitos dos medicamentos em indivíduos com TEA é limitada.

Algumas pesquisas indicam que pessoas com TEA podem ter diferenças em seus sistemas neurotransmissores, que são os sistemas de comunicação entre as células nervosas no cérebro. Essas diferenças podem afetar a forma como o organismo metaboliza e responde a certos medicamentos. Além disso, o TEA pode estar associado a outras condições médicas, como epilepsia ou transtornos gastrointestinais, que podem interferir na absorção ou no metabolismo de medicamentos.

É importante ressaltar que cada pessoa com TEA é única e pode responder de forma diferente aos medicamentos. Por isso, é fundamental que o tratamento seja personalizado e acompanhado por um profissional de saúde capacitado, que possa avaliar os benefícios e os riscos do uso de medicamentos e monitorar a resposta do paciente.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatria - R$ 600
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Priscila Kemelin Castro

Priscila Kemelin Castro

Fonoaudiólogo

Osasco

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Thiago Alencar de Moura

Thiago Alencar de Moura

Psicólogo

São Paulo

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 307 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.