Sou atleta e torci o tornozelo, tive uma rotura do ligamento talofibular anterior. O orto. falou para

4 respostas
Sou atleta e torci o tornozelo, tive uma rotura do ligamento talofibular anterior.
O orto. falou para ficar 21 dias totalmente imob. c/ tala gessada, mas meu fisio falou q posso fazer pequenos movimentos e usar estabilizador de torno., qual a melhor opção? Tala e total imob. ou estab. c/ pq. mov.?
Não há evidência científica de que a imobilização prolongada possa promover a cicatrização dos ligamentos laterais do tornozelo.
Na verdade a imobilização prolongada não é superior ao protocolo “Repouso-Gelo-Compressão-Elevação”.
Para atletas de alto rendimento que apresentam entorse grave, o principal parâmetro de melhora é a dor e capacidade de apoiar o pé. Se a dor melhora e o/a atleta consegue apoiar o pé antes de 10 dias da lesão, o prognóstico é melhor.
A cirurgia só é indicada em casos agudos em lesões muito graves com ruptura de mais de um ligamento lateral

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As lesões ligamentares mais comuns são as laterais, principalmente o lig. Talo fibular anterior. Nesses casos é importante classificarmos em grau I/II/III. Recomenda-se em geral um periodo de imobilização, que pode variar de acordo com a gravidade da lesão. Em geral, 3 semanas correspondem ao período inicial de cicatrização ligamentar. Além disso recomenda-se fisioterapia para reabilitação precoce e funcional.
A imobilização após lesões ligamentares agudas laterais do tornozelo, apenas atrasa o tratamento, sua utilização em um período inicial serve somente para analgesia e no máximo por 10 dias (podendo variar de um imobilizador semi rígido a um robofoot, com carga liberada). O ideal iniciar um tratamento funcional o mais rápido possível. O tratamento cirúrgico para lesões agudas laterais do tornozelo não e indicado nunca. A cirurgia so será indicada para casos que após uma reabilitação bem feita evoluir para instabilidade ou dor residual, que acontece com menos de 10% dos pacientes
Escolha o profissional que confia e siga as orientações que ele lhe der. Opiniões discrepantes podem surgir pois não existe uma forma única e definitiva de tratar estas lesões. A pior opção do paciente é entrar neste jogo de opiniões. Faça sua escolha e atenha-se à ela. O profissional médico ortopedista especialista em pé e tornozelo é muito bem preparado para conduzir o tratamento dos entorses do tornozelo que, na sua grande maioria, evoluem bem quando tratadas de forma conservadora. Se você for um profissional do esporte de alto rendimento e remunerado por sua atividade esportiva o programa de treinamento realizado para os atletas profissionais dentro do departamento médico é altamente eficiente pois o indivíduo passa o dia inteiro fazendo a reabilitação. Se este não for seu caso recomendo seguir as orientações básicas do ortopedista escolhido para tratá-lo.

Especialistas

Luiz Ricardo Botton

Luiz Ricardo Botton

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Paulo Claro da Silveira Neto

Paulo Claro da Silveira Neto

Ortopedista - traumatologista

Barra Mansa

Andresa Ramires Hoshino Ferreira

Andresa Ramires Hoshino Ferreira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Lindimar Leite Cunha Junior

Lindimar Leite Cunha Junior

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 187 perguntas sobre Entorse de tornozelo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.