Sou altamente hipocondríaco. E sinto que isso está me afetando psicologicamente. O que devo fazer?

37 respostas
Sou altamente hipocondríaco. E sinto que isso está me afetando psicologicamente. O que devo fazer? Qual profissional procurar?
Sugiro que possas buscar um psicólogo ou psicanalista para ajudar a você em discernir esse processo!

Abraços

Em primeiro lugar, observe os sintomas: os pensamentos relacionados a doença são invasivos e tomam boa parte do tempo? Você apresenta prejuízos funcionais por conta desses pensamentos e consequentes comportamentos (desempenho no trabalho, no dia-a-dia, seus relacionamentos etc)? Eles geram angústia /tristeza /sofrimento?
Caso boa parte dessas perguntas sejam respondidas de modo afirmativo, sugiro que procure um profissional de saúde mental para avaliação, seja psicólogo ou psiquiatra. É possível, ainda, que os profissionais citados tenham que trabalhar em conjunto, uma vez que, embora a terapia possa ajudar, e muito, nas questões comportamentais, na "mudança" ou no "controle" de tais pensamentos e no manejo dos sentimentos desagradáveis, por vezes, o acompanhamento psiquiátrico e o uso de uma medicação adequada são necessários para maior controle dos sintomas, o que acaba garantindo, inclusive, maior efetividade da psicoterapia.
Pelo que entendi, isso já está acarretando um prejuízo emocional para você, neste caso sugiro que busque o auxílio de um psicólogo que poderá ajudar neste momento. Um abraço
Uma vantagem em relação a sua questão, é que está consciente de que algo não vai bem. O diagnóstico de hopocondria, é apenas um caminho para nortear seu processo de melhora. Tanto um psiquiatra, quanto um psicólogo devem ser consultados. Sucesso!
Sugiro que procure ajuda de um psicologo,ele saberá como te ajudar!!
Abraço.
A necessidade das certezas absolutas,achar que o medico não investigou o suficiente. Demasiada PERCEPÇÃO das sensações e mudanças internas do organismo gerando mais incomodo, nada passa despercebido. Tornam-se especialistas em pesquisas de doenças e sintomas.... Isso esta dentro do quadro de Ansiedade, o medo de algo de ruim possa acometer, medo de morrer.....pela necessidade de certezas.
Dependendo do desconforto e ou prejuízo em sua , o tratamento pode ser combinado Psiquiatra e Psicólogo ou não. O psicólogo na abordagem de terapia cognitiva Comportamental é bem eficaz, por seus resultados cientificamente
reconhecida
Abraços ,
Maria Perpetuo
Olá,

Entendo sua preocupação e quando algo começa a prejudicar a nossa vida, muitas vezes é necessário procurar ajuda de um profissional.
Pelas informações aqui relatadas não é possivel conhecer todo o contexto, mas se está atrapalhando sua vida de alguma forma, sugiro que procure um psicólogo e ele poderá entender melhor o que está acontecendo.

Espero ter ajudado.

Abraços.
Olá!!!
Se vc reler o que escreveu, perceberá que já respondeu à questão quando diz que isso o está afetando PSICOLOGICAMENTE e isso já ajuda muito por vc ser uma pessoa bem esclarecida. Então, procure um psicólogo, de preferência pela abordagem da TCC - Terapia Cognitivo Comportamental que irá auxiliá-lo a modificar esse comportamento através da conscientização dos pensamentos que vc tem para agir dessa forma. A TCC o ensinará a solucionar essa questão e também outras que possam surgir na sua vida.
Abração e muita luz pra vc!
Olá,

Ter identificado que é hipocondríaco já foi um primeiro passo em direção a melhora.

Um psicólogo pode te ajudar a compreender o que te leva a buscar se identificar esse como um hipocondríaco. Identificar a raiz do problema vai ajudar a você, no processo terapêutico, encontrar a solução.

Abraço!
Um psicólogo psicanalista pode auxiliar no processo
Ola,
Como já foi sugerido por alguns colegas de profissão, procure um psicólogo, é o profissional mais adequado para tratá-lo.
Ola
Um Psicólogo vai lhe ajudar a compreender os motivos que te levam a se submeter a hipocondria, ou seja pensamentos intensos, desconfortáveis que invadem sua mente, prejudicando raciocínio normal com ideias de doenças.

Abraço
Quando você identifica que ser hipocondríaco é um problema é primeiro passo!
O próximo passo , que seria buscar ajuda profissional você sinalizou na sua pergunta, quando solicitou orientação de qual caminho a fazer para se tratar.
Oriento que procure psiquiatra para ter direcionamento de qual medicação ideal e acompanhamento. Concomitantemente ao tratamento oferecido pelo psiquiatra, procure um psicólogo especialista em dependência e terapia cognitivo comportamental para identificar crenças disfuncionais, compulsões em sessões estruturadas.
Procure um psicólogo, talvez ele possa te ajudar.
O passo mais importante você já deu. Reconhecer o que tem e, que está trazendo prejuizo emocional e necessitando de ajuda. O segundo passo é procurar ajuda profissional de um psiquiatra e de um psicólogo.
Abraços,
Rosa - psico
Olá que bom que esta aqui para se informar, por tanto, pessoas que tem esta dificuldade geralmente sentem-se ansiosas. O hipocondríaco sofre tb com dores e sensações ruins no corpo, sendo que, a ansiedade se torna cada vez mais intensa, os pensamentos de uma pessoa hipocondríaca em relação a doenças criadas por ele mesmo, parecem ser muito verdadeiras. Sugiro atendimento psicológico com o apoio da ferramenta de hipnose para que ocorra uma diminuição da ansiedade, sinta-se relaxado e comece a perceber novos pensamentos positivos de saúde e que este acolhimento venha a contribuir com uma vida realmente saudável.
Como você já sabe que tem este tido de adoecimento e percebe que está lhe causando prejuízos, com certeza um psicologo vai lhe ajudar a encontrar uma saída.
Procure um psicólogo, certamente um processo psicoterápico ajudará, a hipocondria é um tipo de transtorno ansioso que necessita de tratamento.
Espero ter contribuído. Boa sorte!
Não creio que a hipocondria o esteja afetando psicologicamente, mas sim que algum distúrbio psicológico esteja desencadeando a hipocondria. Assim sendo, procure um psicólogo para ajudar você a compreender e reverter o quadro. Não é difícil, costuma ser um quadro de manejo clínico relativamente fácil e de prognóstico favorável.
A terapia EMDR pode dessensibilizar essa crença hipocondríaca pela eterna procura da "pílula mágica". A saúde perfeita, o bem estar total, felicidade eterna, etc. O EMDR é uma abordagem terapêutica muito utilizada no EUA e Canadá e agora está se difundindo no Brasil, que dissolve crenças arraigadas não explícitas (inconscientes) e ao mesmo tempo eleva as crenças positivas e saudáveis. Pesquisas demonstram que essa terapia, além de ser mais breve é também mais resolutiva. O psicólogo dessa abordagem tem treinamento específico e tem certificação para o uso da técnica. Então, procure um psicólogo nessa abordagem e confira os resultados. Boa sorte...
Pelas poucas informações que tenho. Oriento que procure um psicólogo. Acredito que vc precisa entender a razão da hipocondria e o que esta relacionado a isso. Que medo é esse e o porque disso.
Espero ter contribuído.

Abraço
Busque ajuda de um profissional psicólogo que com certeza ele vai ajudá-lo a entender a sua relação mente corpo.
Ola!
O primeiro passo eu sugiro que tenho uma avaliação de proficional médico, um psiquiatra. E junto com uma psicoterapia. Uma terapia cognitivo comportamental, que vai trabalhar com o agora.
A diferência do que a maioria pensa o hipocondriaco não é exatamente aquele individuo que toma remédio para tudo e toda hora, mais sim oque pensa frequentemente.
Não se vence sintomas hipocondriacos sozinho. Busque um psicólogo, eu sugiro psicanalista, para avaliar de onde vem esse medo todo e tentar achar um ponto de equilíbrio na sua vida.
A percepção você já tem, pois escreveu seu sintoma. deve fazer avaliação com psiquiatra e com psicólogo. para conseguir tratar o que descreve.
Dependendo da gravidade e intensidade dos sintomas, procure primeiramente um psiquiatra e paralelamente Inicie uma psicoterapia com um psicólogo que te ofereça confiança e segurança.
É importante buscar o entendimento de como esta questão afeta você e quais são seus medos. Um psicologo pode te auxiliar nesta busca. Procure um atendimento profissional onde haja empatia e que você se sinta a vontade para expor suas questões.
Um abraço

Etienne
Olá, atualmente o termo correto quando se fala em hipocondria é Transtorno de Ansiedade de Doença, segundo o DSM V. O passo mais importante você já deu, que é reconhecer que algo não esta bem!!! Uma das características deste transtorno é o alto nível de ansiedade com relação à saúde e geralmente têm comportamentos excessivos relacionados com a mesma. Aconselho a procurar um psiquiatra e também um psicólogo, o primeiro lhe fará um bom diagnóstico clínico e concomitante o psicólogo lhe ajudará a lidar com esses sintomas de ansiedade, que, como você relata, está atrapalhando muito sua vida. Abraço, Daniela.
Vc já realizou terapia com hipnose junto? É extremamente eficaz nesses casos.
Me parece que está situação está lhe trazendo sofrimento e poderá lhe ocasionar prejuízos para a sua vida ao ingerir medicações desnecessárias ou pensar de forma excessiva sobre as mesmas. Desta forma, marque uma consulta com um psicólogo para expor as suas queixas e para que ele te ajude a mudar os seus pensamentos e comportamentos em relação ao uso de medicamentos. Bos sorte!
Olá! Você já deu o primeiro passo em reconhecer que precisa de ajuda especializada, que deve ser de um psicólogo. O hipocondríaco tem uma ansiedade uma dificuldade de entrar em contato com pessoas ou situações em que não consegue ter o controle. Com o tratamento psicoterápico você com o tempo conseguirá lidar melhor com seus sentimentos e conflitos. Abç!!
E importante o fato de reconhecer o que sente e que precisa de ajuda! Aconselho a procura de um psicólogo!
Olá, bom dia. O transtorno hipocôndriaco precisa ser tratado o mais rápido possível para que não acarrete comorbidades na vida do indivíduo. Te oriento a procurar um psicólogo, de preferência da cognitiva comportamental, para que possa te ajudar a reestruturar pensamentos e consequentemente mude comportamentos... Enfim, é um trabalho que com dedicação terá muita evolução!
Fico a disposição, boa sorte!
O primeiro passo você já deu, que é identificar a sua dificuldade e saber que necessita de ajuda, isso é muito importante para a sucesso do tratamento. Sugiro que você procure um profissional da psicologia, ele irá auxiliar você a identificar porque estes pensamentos hipocondríacos invadem a sua mente e traçar estratégias para eliminá-los ou, pelo menos, amenizar. Caso você tenha fortes acessos emocionais, dos quais não consiga controlar, o psicólogo encaminhará você a um psiquiatra ou neurologista, a fim de associar a psicoterapia com a medicação. Vale lembrar que, o tratamento pode levar alguns meses, pois estes pensamentos não surgem do nada, existe uma dinâmica psicológica que os constituem, assim como a medicação deve servir como uma bengala química, sendo um apoio por um determinado período.

Abraço e boa sorte.
Olá, o primeiro passo você já deu ao perceber que a hipocondria te prejudica psicologicamente. Parabéns pela iniciativa em buscar informações e ajuda.
Sugiro procurar uma psicóloga que irá colaborar no seu tratamento.
Atenciosamente, Psicóloga Mariéle
Nesse primeiro momento procure um psicólogo se for o caso ele mesmo vai indicar o tratamento em conjunto com psiquiatra mas isso precisa ser avaliado pelo psicólogo.
Observei que foi recomendado psicólogos com várias abordagens especificas, no caso sou psiquiatra e sob meu ponto de vista voce pode procurar algum colega da psicologia independente de sua abordagem ( seja psicanalista, cognitivo comportamental, humanista etc ) mantenha terapia com o psicologo que voce perceber um melhor vínculo, sem dúvida este poderá te ajudar bastante e se for o caso te encaminhar para psiquiatria. Abraços.