Sou adulta, fui diagnosticada com TDAH e estou tomando ritalina de 10mg, 2x ao dia. Como também me q

2 respostas
Sou adulta, fui diagnosticada com TDAH e estou tomando ritalina de 10mg, 2x ao dia. Como também me queixei de insônia, a psiquiatra me passou quetiapina de 25mg, apenas em episódios de insônia. Achei estranho não ser uso contínuo. Bula e relatos me deixaram receosa, penso se clonazepam não seria mais adequado. O que pensam sobre isso? O retorno é mês que vem. Faz 4 dias que iniciei o tratamento, porém é o primeiro que vou fazer uso da quetiapina. O que acham?
Primeiramente, há necessidade de se saber a causa da insônia. É decorrente do uso de Ritalina*? Tem outra causa. O tratamento depende da causa. A quetiapina não é aprovada para o tratamento de insônia. Apesar de muitos médicos a prescreverem e, possivelmente, usar 25 mg eventualmente não trará maiores problemas, ela é uma medicação antipsicótica e, como tal, tem um potencial de causar discinesia tardia, se o uso for prolongado. Assim, se o uso fosse contínuo, os riscos seriam ainda maiores. O clonazepam também não é aprovado para insônia e seu uso prolongado, tendo efeitos colaterais como riscos de quedas, incoordenação motora e, principalmente, prejuízos da memória.

Gostaria de acrescentar que, sim, é importante a definição da causa e padrão da insônia, se inicial, manutenção ou tardia, pois implica em medidas farmacológicas diferentes. No entanto, cabe ressaltar, que as primeiras medidas e consideradas de primeira linha para o tratamento de insônia, são as intervenções comportamentais baseada nos princípios de higiene do sono. As medidas comportamentais podem, por si só, resolverem grande parte dos casos, reservando o uso de medicações para situações pontuais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!