Sou adulta, fui diagnosticada com TDAH e estou tomando ritalina de 10mg, 2x ao dia. Como também me q

2 respostas
Sou adulta, fui diagnosticada com TDAH e estou tomando ritalina de 10mg, 2x ao dia. Como também me queixei de insônia, a psiquiatra me passou quetiapina de 25mg, apenas em episódios de insônia. Achei estranho não ser uso contínuo. Bula e relatos me deixaram receosa, penso se clonazepam não seria mais adequado. O que pensam sobre isso? O retorno é mês que vem. Faz 4 dias que iniciei o tratamento, porém é o primeiro que vou fazer uso da quetiapina. O que acham?
Primeiramente, há necessidade de se saber a causa da insônia. É decorrente do uso de Ritalina*? Tem outra causa. O tratamento depende da causa. A quetiapina não é aprovada para o tratamento de insônia. Apesar de muitos médicos a prescreverem e, possivelmente, usar 25 mg eventualmente não trará maiores problemas, ela é uma medicação antipsicótica e, como tal, tem um potencial de causar discinesia tardia, se o uso for prolongado. Assim, se o uso fosse contínuo, os riscos seriam ainda maiores. O clonazepam também não é aprovado para insônia e seu uso prolongado, tendo efeitos colaterais como riscos de quedas, incoordenação motora e, principalmente, prejuízos da memória.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Gostaria de acrescentar que, sim, é importante a definição da causa e padrão da insônia, se inicial, manutenção ou tardia, pois implica em medidas farmacológicas diferentes. No entanto, cabe ressaltar, que as primeiras medidas e consideradas de primeira linha para o tratamento de insônia, são as intervenções comportamentais baseada nos princípios de higiene do sono. As medidas comportamentais podem, por si só, resolverem grande parte dos casos, reservando o uso de medicações para situações pontuais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.