Sou adolescente e disfemico, possuo baixo autoestima e dificuldade em me relacionar com os meus familiares

18 respostas
Sou adolescente e disfemico, possuo baixo autoestima e dificuldade em me relacionar com os meus familiares e amigos por conta da gagueira. Iniciei a Fonoterapia e a fonoaudióloga pediu para que eu procurasse também tratamento psicoterápico. Qual o tipo de psicoterapia seria adequada?
Busque um bom terapeuta, pessoa com quem terá um bom vinculo. Procure um profissional bem capacitado e com referências de pessoas que já se trataram com o mesmo.

Olá, sugiro que procure um Psicólogo que trabalhe com o Treinamento em Habilidades Sociais, um programa de desenvolvimento de repertório comportamental de interações sociais mais adequadas (aquelas que propiciam consequências positivas para seu comportamento social). Tal treinamento visa identificar e alterar/desenvolver habilidades sociais deficitárias e/ou pensamentos que impeçam os seus desempenhos.
Este programa é baseado em extensas pesquisas científicas, o que lhe confere altíssima confiabilidade.

Abraço!
Psicólogo Derek Kupski Gomes
Especialista em Análise do Comportamento
Trabalhei com o um caso parecido com o seu. E acredito que seria interessante buscar um terapeuta cognitivo-comportamental já que, pelo o que é percebido, isso tem sido muito incomodativo para você. Ou então busque com seu médico, sua fonoaudióloga informações sobre grupos de de treinamentos em habilidades sociais, e/ou até mesmo grupos de de abordagem centrada na pessoa.
Lembrando que grupos terapêuticos são iguais aos grupos de mutuo-ajuda (AA e NA), precisa haver identificação com o mesmo para que você tenha progresso dentro do seu objetivo.

Espero ter ajudado!

Igor de Oliveira
Posso lhe dizer o que a psicanálise como terapêutica oferece. Vai trabalhar junto à você, para saber sobre isso que limita a sua vida e lhe dar a possibilidade de inventar uma nova forma de viver . A psicanálise não é um tratamento adaptativo, busca a partir do que é você, lhe dar a possibilidade de ser único e responsável com suas atitudes. Espero ter contribuído com sua escolha.
Acredito que mais importante que que a linha psicoterápica a escolher, deva ser a transferencia com o profissional, entendo que feita com responsabilidade todas te farão muito bem.
Olá, concordo com alguns colegas, que já lhe responderam, porem em primeiro lugar procure identificação com o profissional de sua escolha, isso ja será um bom começo, independente de sua abordagem, mas acredito que em seu caso, a Terapia Cognitivo Comportamental poderá lhe proporcionar resultados mais eficientes e mais rápido.
Eu acredito nas intervenções da terapia cognitivo comportamental para sua questão. Você, provavelmente já antecipa pensamentos automáticos “vou gaguejar” “não vou conseguir “ quando inicia uma conversa, esses pensamentos geram ansiedade e disparam o comportamento disfuncional (gaguejar). A TCC pode ajudá-lo no controle da ansiedade, ganho de segurança e auto estima. Tenha persistência e confie que é capaz de superar!
Olá meu caro, todas as terapias se feitas por bons profissionais terão resultados, procure sempre alguém que tenha um bom conhecimento que o resultado irá acontecer.
Além do que os colegas já relataram, uma possibilidade é utilizar hipnose em associação a psicoterapia.
Respeitosamente,
Penso que não há essa coisa de a terapia mais adequada, mas acredito que deve haver uma identificação. Eu me identifico com a psicanálise, pois nos colocamos em análise e supervisão, permitindo assim que o analisante participe ativamente do processo.
Penso que buscar psicoterapia pela teoria não lhe seja mais indicado. Mas sim buscar um profissional com quem se ache acolhido, empático. Pois conhecerá melhor a técnica (seja qual for) realizando a terapia. Estar por exemplo, te falando da Gestal Terapia (teoria em que me apoio) seria desconsiderar a eficácia das outras abordagens e, como com a religião (no sentido de não haver a melhor), todas tem condições de promover a saúde psíquica, a ajuda ao paciente/cliente. E nada te impedirá de buscar por outra ajuda caso não se sinta ajudado pelo profissional com quem esteja trabalhando.
Espero ter ajudado
Olá , primeiramente encontre um profissional que você confie e se identifique. Há uma diversidades de terapias (Humanista, Gestal, Psicanalise e Cognitivo-Comportamental) todas as vão ajudá-lo.
A terapia Cognitiva Comportamental, ajuda a conhecer melhor a si, sua visão de mundo e seus problemas, auxiliando a enfrentar e auxiliar a solução pelo entendimento de sua história de vida. Inicialmente procura entender como se estruturou-as os modos disfuncionais de vida. Nesse processo são examinadas áreas emocionais e sociais que afetam no seu dia a dia, levando em conta suas interpretações sobre elas para entende-la e modificar suas emoções por entendimento consciente. A maior parte é uma terapia com foco no presente na resolução de problemas que estão interferindo na sua vida e assim ressignificando o passado etc.. E uma terapia ativa de maneira colaborativa de forma a encontrar novos recursos mais eficazes, reconhecida cientificamente pela neurociência.
A terapia cognitivo - comportamental é muito indicada e focada em resultados, uma vez que trabalhará suas habilidades sociais e os pensamentos disfuncionais que estão contribuindo para a baixa autoestima.
Qualquer terapeuta independente da abordagem que você procurar vai ajuda-lo(a)muito. O importante é você se identificar com o terapeuta, ter este vínculo e estabelecer a confiança para que haja uma resposta terapêutica eficácia.
Continue tambem com o tratamento dessa equipe multidiciplinar que você ja faz.
Át.
Monica!
Concordo com a dra Roselice e o Dra Yuri toda terapia é boa desde que aplicada por bom profissional. Como a Dra Karita informou a terapia cognitiva focada em resultados, acrescento que a psicanalise busca a causa dos sintomas emocionais que segundo Freud são processos inconscientes. Quando o ics torna consciente existe então uma ação terapêutica.No seu caso o profissional que você iniciou o tratamento está corretíssimo, pois, exige um tratamento multidisciplinar, com o fono e suporte emocional. Boa sorte!
Fazer apologia às abordagens não é o nosso papel enquanto profissional, todas elas tem um "olhar" sobre o indivíduo e busca investigar subjetivamente o processo psíquico. Independente da abordagem, a psicoterapia pode lhe ajudar em um processo de conhecimento e aceitação em primazia de si mesmo. Sugiro procurar um psicólogo.
Acredito que não haja uma abordagem (linha teórica) adequada, cada uma trabalha de uma forma diferente e depende mais de como você "funciona". O melhor a fazer é pedir indicação para pessoas que você conhece, ou marcar com psicoterapeutas diferentes e conversar com cada um para entender de que forma você se adequa melhor!

Boa sorte com sua busca!
Ola recomendo que procure um Psicólogo. Sessões semanais com um psicoterapeuta pode ajudar no seu desenvolvimento social.
Você aprende mais sobre o seu humor;
Consegue identificar melhor seus sentimentos;
Aprende a identificar os pensamentos ;
Entende como ter mais controle sobre sua vida;
Desenvolve defesas emocionais saudáveis e sólidas para lidar com situações