Sou academia de fisioterapia, estou no terceiro ano de faculdade, fiz o curso de ventosaterapia, ent

16 respostas
Sou academia de fisioterapia, estou no terceiro ano de faculdade, fiz o curso de ventosaterapia, entendo de músculo, fui monitora de cinesiologia e biomecânica, aparelho locomotor e anatomia, com o meu curso posso atender algumas pessoas que procuram a ventosa para relaxamento?
Futura colega de profissão! No segmento que eu acredito da fisioterapia, a ventosa seria coadjuvante no tratamento, assim como dry needling ou Kinesio tapping. Depende também do que você acredita que seria um bom atendimento de relaxamento e consequentemente uma boa sessão de fisioterapia. Por estar no terceiro ano, Jaja você estará estagiando e vai perceber o quanto sua mão é importante (mais até do que qualquer outro objeto). Eu esperei meu momento de estágio e atendimentos para amadurecer no que queria e qual profissional queria ser.
Espero ter te ajudado e sucesso na jornada como fisioterapeuta.

Olá! O uso de ventosas é super válido! Vc pode sim utilizar este recurso. Basta você fazer uma boa avaliação do paciente em questão. Aproveita que vc ainda está na fase de estágio e utiliza na prática supervisionada. Aconselho vc a conversar com o seu supervisor (ou supervisora). Outras técnicas já foram citadas em resposta anterior. Mas, para reforçar, você pode fazer mais cursos para se aperfeiçoar. Tenha muito sucesso!
Sim pode usar, ventosa e um curso livre, não precisa ser fisioterapeuta, tendo o certificado do curso sem problemas
Sugiro que você utilize só durante os estágios supervionados, porque é exercicio ilegal da profissão atender pacientes sem ser formado(a), você pode ter seu diploma barrado mesmo antes de se formar. Sugiro dá uma lida no código de ética também, no site do Creffito. No meu último ano de faculdade, recebia muitas propostas de atendimentos, mas esperei terminar. Aproveite esse tempo pra se aperfeiçoar mais, fazer outros cursos, fazer pesquisas... como foi bem colocado por alguns colegas em comentários anteriores, a ventosaterapia é uma técnica complementar, é mais utilizada pra recovery. Terapia manual é a base da nossa profissão. Sucesso na caminhada pra você!
Eticamente cara colega, como fisioterapeuta ainda não pode atender como fisioterapeuta, só deve atender como estagiária!
Mas aproveite esta fase para amadurecer, existe um longo e belo caminho pela frente!
Descubra-se e vai sempre crescer como profissional!
Concordo com a Cibele
Boa tarde! A ventosa é mais um recurso para voce usar no seu dia a dia.
Olá!! A ventosa não é privativa da profissão do fisioterapeuta, portanto, ao utilizá-la você não estará fazendo fisioterapia e consequentemente não dizê-lo, para não correr o risco de ser apontada como uma pessoa que faz exercício ilegal da sua futura profissão , que provavelmente você já ama. Aproveite ao máximo seus professores e supervisores, explore ao máximo os aprendizados e conclua seu curso com louvor. Tudo vem no tempo certo!
Qualquer pratica terapeutica é usada após uma avaliação, como estudante você ainda não tem recursos totais para interpretar a necessidads do cliente. Sugiro terminar a formação. Ressalto ainda, sendo curso de extensões, a liberação desses cursos para academicos é uma busca por dinheiro desses profissionais que muitas vezes nem possui uma capacitação para dar cursos. O Crefito deveria fiscalizar esta área. Cursos de extensão e pós só devem ser ministrados a formados, fisioterapeutas que ministram workshops devem deixar bem claro que não se pode aplicar recursos apresentados.
Não vejo problema na utilização da tecnica, desde que você tenha feita o curso. Mas só não pode dizer ainda que é Fisioterapeuta.
Não vejo problemas , mais voce não deverá enganar o paciente ou dizer que é estudante de fisioterapia porque legalmente não te respaldará em nada. O paciente DEVE saber quem são os profissionais e a qualificação que eles possuem para fazer determinados tipos de atendimento. Eu particularmente acho que você clinicamente não poderá oferecer segurança técnica para a paciente. Não corra na frente do carro. Cada cabeça, sua sentença.
Olá, a ventosaterapia pode ser utilizada de duas maneiras diferentes a Oriental clássica com a função se estimular ou sedar pontos e meredianos da acupuntura com o intuito de melhorar o movimento energético e aporte sanguíneo , já a ocidental visa melhorar a mobilidade do tecido miofacial e irrigação sanguínea local. Sugiro uma boa Avaliação e cuidados, uso pois pode deixar marcas e até lesões teciduais, além de orientações posteriores. como os colegas ja frisaram não é de uso único do fisio, porém cuidado com o foco terapêutico pois apenas o uso da ventosa pode não ser eficaz para alguns trabalhos.
Olá! Com certeza! Só faça uma boa avaliação e procure se informar cada vez mais sobre o assunto!
Olá! Pode aplicar a técnica de ventosaterapia sem problemas só não deve dizer que é fisioterapia. Estou a disposição.
A ventosaterapia é uma das técnicas de tratamento muscular. Pode usar a técnica sem conjugar como fisioterapeuta.
Então, é algo dúbio.
Ou seja , a ventosaterapia é livre. Não pertence exclusivamente à fisioterapia.
No entanto, você não poderá realizar NADA além da ventosaterapia.