Somos em 5 na familia. Sei que minha mãe NAO TEM TDAH, Pois ela le livro e absorve com uma facilidade.
11
respostas
Somos em 5 na familia. Sei que minha mãe NAO TEM TDAH, Pois ela le livro e absorve com uma facilidade. Mas eu estou investigando se tenho ou não. Caso eu tenha , pode meu pai ter e irmão e irma também. ou pode acontecer somente de meu pai e eu ter ? ou somente eu ter na familia?
Ola! A sua preocupação vem de algo concreto, dificuldade ou baixo rendimentos? Converse com um especialista, evite se auto analisar. A genética é um fator importante, mas não determinante. Abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ocorrer como pode não ocorrer nos membros da sua família. É importante a avaliação de um psicólogo e de um psiquiatra porque você pode ter que tomar medicação do tipo ritalina para melhorar seu déficit de atenção.
Apesar de ser comum a presença do fator genético no tdah, pode sim haver apenas um membro familiar com manifestaação dos sintomas. Vale ressaltar que é interessante que ocorra um processo de avaliação para diagnóstico, realizado por profissionais qualificados, especialmente psicólogos, psiquiatras ou neurologistas.
Familiares compartilharem certos transtornos é comum, mas um só na família pode possuir essa condição... mas muita das vezes o Tdah está relacionado com outras problematicas.
Se quiser fazer uma avaliação neuropsicologica posso ajudar pontualmente.
Se quiser fazer uma avaliação neuropsicologica posso ajudar pontualmente.
Olá! Embora o TDAH seja um transtorno com forte componente genético, ele demanda de fatores da própria história de vida e ambientais para o desenvolvimento do transtorno. Assim, é possível que essas pessoas não possua. O TDAH.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá! Você precisa procurar um profissional, da área de saúde mental, um psicologo, mais precisamente para realizar o diagnóstico antes de achar que possui tal transtorno, pois algumas características podem ser confundidas com outras questões. O TDHA é um transtorno neurobiológico, que se caracteriza por 3 principais sinais: hiperatividade,impulsividade e desatenção e devem estar presentes em 2 ou mais ambientes que você faça parte.Tem sempre origem na infância, o tratamento é individualizado e envolve diversas especialidades, cerca de 70% é herdado mas também podem ser adquirido, pode ser leve/moderado/grave.A disposição! Abç!
Olá. O TDAH tem sim uma incidência genética, porém há outros fatores ambientais que podem desencadear o sintoma. Ou seja, pode acontecer de só você ter ou outras pessoas da família também, mas não necessariamente todo mundo. Caso você perceba que os sintomas associados ao TDAH te geram prejuízos, seria importante realizar uma avaliação neuropsicológica para investigar melhor esses sintomas e checar se realmente se referem ao TDAH. Um neuropsicólogo e um neurologista podem lhe auxiliar nessa avaliação.
Olá! Concordo com a maioria das informações dadas pelos meus colegas... É muito importante que vc procure a ajuda de especialistas para chegar a um diagnóstico e receber o tratamento adequado, pois o TDAH causas muitas dificuldades na vida do portador desse transtorno.
Existe um livro de fácil leitura que poderá te ajudar com informações fidedignas.
- No mundo da Lua
Autor: Paulo Mattos
Editora: Casa Leitura Medica
Um abraço
Existe um livro de fácil leitura que poderá te ajudar com informações fidedignas.
- No mundo da Lua
Autor: Paulo Mattos
Editora: Casa Leitura Medica
Um abraço
O fato de sua mãe ler livro e absorver o conteúdo não pode e não deve ser algo decisivo para descartar algumas coisas, bem como não podemos apenas nos basear por fatores geneticos para alguns diagnósticos ... junto com essas dúvidas e essas afirmações, outras várias podem ser melhor explicadas em uma consulta com médico ou sessão com psicólogo. Fique atento(a).
Existem comportamentos desenvolvidos por questões emocionais; formas de perceber; aprendidas por inúmeros fatores; existe carga genética, também não quer dizer que se o familiar tem uma alteração os filhos terão exatamente a mesma coisa e se terão.
Se percebe-se com hipóteses de ter algo, cuide-se fazendo uma avaliação profissional com o psicodiagnóstico. Com já deves ter lido acima, existem muitas variáveis para chegar a um psicodiagnóstico efetivamente.
Portanto, tente ir a um especialista e realizar além da avaliação completa; fazer o tratamento continuado. Boa sorte!
Se percebe-se com hipóteses de ter algo, cuide-se fazendo uma avaliação profissional com o psicodiagnóstico. Com já deves ter lido acima, existem muitas variáveis para chegar a um psicodiagnóstico efetivamente.
Portanto, tente ir a um especialista e realizar além da avaliação completa; fazer o tratamento continuado. Boa sorte!
Olá!! O TDAH tem uma forte carga genética, mas isso não é o fator predominante. Há diversos fatores que estão relacionados ao diagnóstico e é comum não ter casos de TDAH na família. O mais recomendado é procurar profissionais especializados como Neuropsicólogo, psicólogo e psiquiatra...em conjunto eles conseguirão avaliar o caso.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- Fui diagnosticada com Transtorno Bipolar e iniciei o uso Divalcon er, mas tenho desejo de engravidar, quanto tempo antes preciso parar de tomar esse medicamento?
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.