Somos em 5 na familia. Sei que minha mãe NAO TEM TDAH, Pois ela le livro e absorve com uma facilidade.

11 respostas
Somos em 5 na familia. Sei que minha mãe NAO TEM TDAH, Pois ela le livro e absorve com uma facilidade. Mas eu estou investigando se tenho ou não. Caso eu tenha , pode meu pai ter e irmão e irma também. ou pode acontecer somente de meu pai e eu ter ? ou somente eu ter na familia?
Ola! A sua preocupação vem de algo concreto, dificuldade ou baixo rendimentos? Converse com um especialista, evite se auto analisar. A genética é um fator importante, mas não determinante. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ocorrer como pode não ocorrer nos membros da sua família. É importante a avaliação de um psicólogo e de um psiquiatra porque você pode ter que tomar medicação do tipo ritalina para melhorar seu déficit de atenção.
Apesar de ser comum a presença do fator genético no tdah, pode sim haver apenas um membro familiar com manifestaação dos sintomas. Vale ressaltar que é interessante que ocorra um processo de avaliação para diagnóstico, realizado por profissionais qualificados, especialmente psicólogos, psiquiatras ou neurologistas.
Familiares compartilharem certos transtornos é comum, mas um só na família pode possuir essa condição... mas muita das vezes o Tdah está relacionado com outras problematicas.

Se quiser fazer uma avaliação neuropsicologica posso ajudar pontualmente.
Olá! Embora o TDAH seja um transtorno com forte componente genético, ele demanda de fatores da própria história de vida e ambientais para o desenvolvimento do transtorno. Assim, é possível que essas pessoas não possua. O TDAH.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá! Você precisa procurar um profissional, da área de saúde mental, um psicologo, mais precisamente para realizar o diagnóstico antes de achar que possui tal transtorno, pois algumas características podem ser confundidas com outras questões. O TDHA é um transtorno neurobiológico, que se caracteriza por 3 principais sinais: hiperatividade,impulsividade e desatenção e devem estar presentes em 2 ou mais ambientes que você faça parte.Tem sempre origem na infância, o tratamento é individualizado e envolve diversas especialidades, cerca de 70% é herdado mas também podem ser adquirido, pode ser leve/moderado/grave.A disposição! Abç!
Olá. O TDAH tem sim uma incidência genética, porém há outros fatores ambientais que podem desencadear o sintoma. Ou seja, pode acontecer de só você ter ou outras pessoas da família também, mas não necessariamente todo mundo. Caso você perceba que os sintomas associados ao TDAH te geram prejuízos, seria importante realizar uma avaliação neuropsicológica para investigar melhor esses sintomas e checar se realmente se referem ao TDAH. Um neuropsicólogo e um neurologista podem lhe auxiliar nessa avaliação.
Olá! Concordo com a maioria das informações dadas pelos meus colegas... É muito importante que vc procure a ajuda de especialistas para chegar a um diagnóstico e receber o tratamento adequado, pois o TDAH causas muitas dificuldades na vida do portador desse transtorno.
Existe um livro de fácil leitura que poderá te ajudar com informações fidedignas.
- No mundo da Lua
Autor: Paulo Mattos
Editora: Casa Leitura Medica
Um abraço
O fato de sua mãe ler livro e absorver o conteúdo não pode e não deve ser algo decisivo para descartar algumas coisas, bem como não podemos apenas nos basear por fatores geneticos para alguns diagnósticos ... junto com essas dúvidas e essas afirmações, outras várias podem ser melhor explicadas em uma consulta com médico ou sessão com psicólogo. Fique atento(a).
Existem comportamentos desenvolvidos por questões emocionais; formas de perceber; aprendidas por inúmeros fatores; existe carga genética, também não quer dizer que se o familiar tem uma alteração os filhos terão exatamente a mesma coisa e se terão.
Se percebe-se com hipóteses de ter algo, cuide-se fazendo uma avaliação profissional com o psicodiagnóstico. Com já deves ter lido acima, existem muitas variáveis para chegar a um psicodiagnóstico efetivamente.
Portanto, tente ir a um especialista e realizar além da avaliação completa; fazer o tratamento continuado. Boa sorte!
Olá!! O TDAH tem uma forte carga genética, mas isso não é o fator predominante. Há diversos fatores que estão relacionados ao diagnóstico e é comum não ter casos de TDAH na família. O mais recomendado é procurar profissionais especializados como Neuropsicólogo, psicólogo e psiquiatra...em conjunto eles conseguirão avaliar o caso.
Abraços Psicóloga Kelly Lima

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.