Somente crianças no espectro autista têm a ecolalia? Minha filha eventualmente tem ecolalia tardia (

4 respostas
Somente crianças no espectro autista têm a ecolalia? Minha filha eventualmente tem ecolalia tardia (repete os diálogos dos desenhos que mais a interessam), entretanto não tem nenhuma outra característica do autismo.
A repetição de palavras e frases não é específico de autismo, pode ocorrer devido a outras disfunções. Somente com uma avaliação mais detalhada é possível diagnosticar a fonte dessa queixa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em saúde mental nenhum diagnóstico pode ser fechado com a apresentação de um único sintoma, a descrição de cada quadro é feita com uma lista de sinais ou sintomas e para cada transtorno apresenta-se um número mínimo de sintomas que devem estar presentes (ainda deve-se levar em consideração a frequência, duração e intensidades destes sintomas) para se concluir um diagnóstico.
Se no mais, os comportamentos de sua filha não parecem diferir daqueles apresentados por outras crianças de sua idade, não se preocupe. No caso que você descreveu, me parece, que ela poderia estar apenas se esforçando para memorizar o conteúdo ouvido (já que se trata apenas de seus desenhos preferidos). Neste caso não se trata de ecolalia propriamente, ela pode estar apenas "parafraseando", o que se constitui em uma boa técnica de focar a atenção e memorizar conteúdo.
A ecolalia é uma característica do período de balbucio no desenvolvimento de uma criança, após esse período é esperado que a criança desenvolva a comunicação social. Quando persiste e se associa a outros sintomas, é necessário uma avaliação com o especialista da fala. Além do Autismo, outros transtornos apresentam a ecolalia como sintoma: Transtorno de Comunicação, Síndrome de Tourret, Psicose, Esquisofrenia e Síndrome do X Frágil. É importante saber que o que caracteriza um transtorno é a intensidade em que o sintoma aparece e sua frequência.
Seria importante considerar a idade da criança e avaliar outras características relacionadas a linguagem e ao desenvolvimento. Uma avaliação fonoaudiológica pode auxiliar.

Especialistas

Ana Paula Pacheco

Ana Paula Pacheco

Psicólogo

São Paulo

Jair Cerqueira

Jair Cerqueira

Psicólogo

Osasco

Erykka Simone Cintra de Souza Melo

Erykka Simone Cintra de Souza Melo

Fonoaudiólogo

Manaus

Larissa Nogueira Freire

Larissa Nogueira Freire

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Ecolalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.