Somente a TCC cura ou diminui os sintomas da fobia-social ou precisa de tratamento medicamentoso jun

16 respostas
Somente a TCC cura ou diminui os sintomas da fobia-social ou precisa de tratamento medicamentoso juntos?
Olá! Acredito que cada caso é um caso, então vai depender das suas questões mais individuais se será necessário um tratamento medicamentoso em paralelo, ou não. Penso que se já está em acompanhamento com algum profissional do TCC, seria interessante discutir com ele e um psiquiatra essa questão. Espero ter ajudado, se cuide.

Olá! Não necessariamente é feito tratamento psiquiátrico. Essa necessidade é avaliada pelo trabalho conjunto entre psicólogo e psiquiatra. A TCC tem apresentado alta eficácia no tratamento das fobias sociais! Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de ansiedade - R$ 109
Olá! Depende. É possível sim, porém é importante discutir isso com o profissional que está te acompanhando pra avaliarem juntos a necessidade de tratamento médico/psiquiátrico com medicamentos. Abraços
Olá, a TCC é padrão ouro para tratamento do Transtorno de Ansiedade Social (conhecido como fobia social). É necessário avaliação do profissional que te acompanha, para observar como tem sido suas respostas as intervenções aplicadas. Mas caso seja necessário o tratamento medicamentoso, entenda como parte da solução e não do problema. Se cuide!
A abordagem não garante te curar… ela é tão efetiva como qualquer outra… mas talvez existam mais estudos de caso relatando melhoras daí a indicação.
Sobre a medicação é relativo depende muito da intensidade dos teus sintomas.
Ola, não tem necessidade nesse caso de medicação, claro que precisa de uma avaliação com um psicólogo. Na psicologia tem várias abordagens que pode ajudar. mas é importante fazer uma avaliação bem feita, pra ver a necessidade de acompanhamento médico.

Olá!
Em alguns casos poderá ser necessário o uso de medicação. É importante uma avaliação com o psicólogo que te acompanha para entender a necessidade e possível encaminhamento ao Psiquiatra. Dependendo do caso, a TCC combinada com psicofármaco será mais efetivo no ganho de um resultado positivo com estabilização do quadro de ansiedade.
Espero ter te ajudado.
Existem alguns quadros clínicos, como a depressão moderada a grave, por exemplo, em que o tratamento combinado da TCC com medicação se mostra mais eficaz do que somente a TCC isoladamente. Porém esse protocolo não se aplica a todos os caos. Assim, o ideal seria agendar uma visita a um psicólogo da TCC para que ele possa avaliar o caso e te orientar sobre as alternativas de tratamento.
Olá! Não, Terapia EMDR + Pain Management pode ser uma “virada de chave”. Funciona.
Não existe “cura” para ansiedade social, visto que, ansiedade é o que nos motiva a fazer as tarefas diárias. O tratamento é cognitivo comportamental, com psicólogo clínico experiente e não há necessidade de medicação. O tratamento vai lhe ajudar a ter auto-controle sob os sintomas
Olá!
O mais importante que uma abordagem de psicoterapia é o investimento psíquico que o indivíduo está fazendo no tratamento, isto é, o trabalho também é feito pelo paciente. As abordagens podem ajudar X ou Y, mas a evolução do seu caso vai bastante da sua dedicação ao seu processo terapêutico. Um abraço!
Somente a TCC cura em comparação a outras abordagens ou em comparação com uso de medicação? Se for em relação a ouras abordagens, a resposta é não. Outras linhas teóricas também funcionam, mas o que difere é que na TCC existem diversas técnicas e diversos estudos que atestam sua eficácia. Se for comparado com medicação, aqui cabe ressaltar que a medicação alivia o sintoma, mas não mexe na causa. Então somente medicação pode trazer algum alívio, mas não te dará as ferramentas para lidar por conta própria. O que acontece muitas vezes é o uso combinado de TCC com medicação, para que as duas abordagens otimizem a melhora geral.
Olá! Não costumamos dizer cura, mas sim remissão dos sintomas. A Terapia Cognitivo comportamental tem fortes evidencias e apresenta alta eficácia no tratamento das fobias sociais
Em alguns casos, pode ser necessária a medicação depende da intensidade dos sintomas, mas isso deve ser avaliado pelo psiquiatra e psicólogo que te acompanham
Olá! A TCC é o tratamento ouro para fobia social, mas é importante o profissional analisar especificamente o seu caso para entender se você se beneficiaria ou não do uso de medicamento. Eu já tratei casos que não foram necessários o uso de medicação e houve remissão dos sintomas. Mas cada caso, é um caso. Abç.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 270
Não me parece o mais correto falar em cura, mas, sim, em reduzir sintomas e sofrimentos após entender o modelo Cognitivo da ansiedade Social (o tornar verdadeiros pensamentos de que, ao se expressar, dos outros receberá rejeição ou julgamento, por exemplo), bem como autoconhecer e questionar suas crenças a respeito, cuidadosamente ensaiar algumas exposições mensuradas, treinar regulação emocional e habilidades sociais. Medicamentos para ansiedade podem ajudar, se a intensidade dela justificar que o psiquiatra os prescreva. Estou à disposição para conversar sobre o assunto, aqui ou nas redes sociais. @psicologopascoalzani - CRP 08/04471
A boa notícia é que sim, a TCC tem tratamentos com excelentes resultados para tratamentos de fobias no geral (Terapia de Exposição e Prevenção de Resposta), mas isso sempre depende de pessoa para pessoa. Por isso é necessário fazer uma análise mais aprofundada do caso: Existe algum diagnóstico de algum transtorno de personalidade? (transtorno de personalidade evitativo tem muitos sintomas em comum com a fobia social). Faz quanto tempo que você está com os sintomas de fobia social?

Desejo melhoras para você!

Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!