Sofro de transtorno depressivo e sinto que isto tem afetado minha memoria e concentração. Porem sinto

3 respostas
Sofro de transtorno depressivo e sinto que isto tem afetado minha memoria e concentração. Porem sinto que meu fluxo de pensamentos também não está legal, tenho medo de estar ficando esquizofrênico pois fico com músicas tocando na cabeça várias vezes no dia, posso estar ficando esquizofrênico ?
Prezado(a),
o fato de questionar-se já te afasta deste diagnóstico. Músicas recorrentes na cabeça podem acontecer no transtorno obsessivo-compulsivo com predominância de sintomas obsessivos. Como disse, o fato de questionar-se significa que você tem crítica sobre o sintoma, e com isso podemos dizer que há TOC com insight.
Vai ficar tudo bem!
Apesar de não ser esquizofrenia, pode haver benefício com uso de antipsicóticos. Muitos pacientes com TOC não dão certo com antidepressivos e melhoram bastante com antipsicóticos.
Fique tranquilo!
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sensação de "músicas na cabeça" geralmente está ligada ao estado emocional da pessoa -tristeza, alegria, ansiedade, e não têm nada a ver com o diagnóstico de Esquizofrenia. Existe inclusive o termo músicas "chiclete", que são aquelas que "grudam" em nossa cabeça e não conseguimos nos desvencilhar delas, geralmente atrapalhando nossa concentração.
Olá, a depressão normalmente afeta a capacidade de concentração e atenção, gerando pequenos esquecimentos que não são graves, a depressão pode inclusive, causar graves declínios cognitivos (incluindo memória), portanto como você está em tratamento para depressão não há como falar que tem um problema de memória. Sobre ficar sempre pensando em músicas ou com pensamentos repetitivos é uma alteração que geralmente é normal, e pode estar sendo agravada pela depressão, fique tranquilo(a) que isso que você está sentindo não é critério para dizer que você tem esquizofrenia. Estimo melhoras, abraços!

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.