Sofro de transtorno afetivo bipolar e estou dificuldades em ter estabilidade so com uso de medicamentos,

8 respostas
Sofro de transtorno afetivo bipolar e estou dificuldades em ter estabilidade so com uso de medicamentos, faço tratamento ha sete anos, começamos tratamento depressão e depois o TAB. Consigo indicação para ECT com a dificuldade com a medicaçao? alguma indicação de hospital especializado?
Bom dia.
Esse tipo de detalhe sobre o futuro do seu tratamento deve ser discutido diretamente com seu psiquiatra.
Não temos informações suficientes sobre o seu caso e nem condições éticas para interferir no seu tratamento.
Procure seguir as recomendações de seu médico e esclareça com ele todas as suas dúvidas durante as consultas. Se necessário, leve algum familiar junto com você para ajudá-lo a se lembrar das dúvidas e das recomendações.
Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Gosto sempre de frisar que indicação de medicamentos e intervenções do tipo questionado (ECT) cabe ao Psiquiatra, por isso não comento a respeito.

Mas parece-me pelo texto que não há acompanhamento de Psicoterapia; o que é de extrema relevância e potencializa significativamente o efeito do remédio e este conjunto remédio + Psicoterapia traz um resultado magnifico.

Procure pesquisar ou pergunte a seu psiquiatra sobre os benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental para esse transtorno.
Somente o médico que o acompanha que poderá entender e acompanhar seu caso e na mudança dos medicamentos , procure-o com urgência.
Faça terapia que o ajudará em seu sofrimento.
Atenciosamente
Ola! Os estudos apontam que é necessário aliar psicoterapia ao tratamento medicamentoso, pois somente os psicofarmacos não são suficientes, visto ser uma doença com múltiplas variáveis envolvidas. O mesmo para o uso da ect, pois não funciona em todos os casos e é a última opção de muitos médicos, visto que sua eficiência ainda é discutivel no meio cientifico.Procure um bom profissional Psicologo para cuidar de você! Boa sorte!
O tratamento por ECT, mesmo sendo um método antigo, é pouco estudado e com resultados duvidosos. Dos 50% daqueles que conseguem ter uma melhora, metade deles sofrem recaída ao longo de 12 meses. Traz efeitos colaterais como perda de memória, rigidez muscular, confusão temporária, para citar os efeitos mais comuns.
Somente a medicação dificilmente trará alguma melhora,uma vez que não estamos falando simplesmente de organizar um balanço bioquímico, sendo inclusive, muitos destes transtornos não tendo uma causa esclarecida organicamente, o que por si só já dispensaria o tratamento medicamentoso, sendo recomendado em casos específicos.
Ter um espaço de escuta onde se pode falar sobre as questões que lhe afligem, dessa necessidade de mudar de humor fugazmente, a longo prazo é que traz maiores ganhos para aqueles que passam por tal problema. A escuta psicanalítica pode ser de grande valia para sua questão.
O transtorno afetivo bipolar (TAB) tem uma estabilização mais difícil que a depressão unipolar, de modo geral.

A origem biológica da TAB é um dos fatos mais bem demonstrados em toda a Psiquiatria e, atualmente, ninguém atualizado sobre a questão põe em dúvida que há necessidade de intervenção medicamentosa para seu tratamento.

A ECT tem eficácia comprovada há décadas, na TAB. Entretanto, como outros tratamentos biológicos, a ECT também não é 100% eficaz, sendo apenas uma alternativa. Como é um tratamento caro, em curto prazo e exige um ambiente especializado, é menos usado do que as medicações. Outro porém é que, quando se consegue estabilidade com medicações, é possível simplesmente continuar seu uso mas, no caso da ECT, a continuidade geralmente se dá com medicações e não com ECT.

Há vários bons serviços. O do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP tem o seguinte telefone:

(011)2661-6525
Que bom que voce está em tratamento , mas em minha experiencia profissional tenho percebido que o acompanhamento Psicoterapêutico é muito importante pra lidar com as emoções que qualquer doença possa nos provocar como por exemplo desanimo , raiva , tristeza frustração e ate alguns descontroles emocionais .
Indicação de uma boa Instituição , acredito que cabe ao seu médico indicar , e voce confiar .
Boa Sorte!
Experiencie-se num processo multidisciplinar, por período considerável e os resultados podem ser de relevância para sua vida.