Sofro de TOC e o psiquiatra receitou um antidepressivo tricíclico (cloridrato de clomipramina). Em c
2
respostas
Sofro de TOC e o psiquiatra receitou um antidepressivo tricíclico (cloridrato de clomipramina). Em consulta com outro médico de outra especialidade (cardiologista), mencionei tomar o remédio e ele comentou que tricíclicos têm muitos colaterais e que no TOC são preferíveis os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (mencionou citalopram e escitalopram). Qual dos dois profissionais está certo?
A clomipramina é uma medicação aprovada no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo e uma das mais eficazes. Realmente tem mais efeitos colaterais que os inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS) e, assim, estes são usados, em geral, como primeira linha de tratamento e a clomipramina é usada, habitualmente, quando não se obtém efeito suficiente com os ISRS.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) quanto a Clomipramina estão indicados no tratamento do TOC. De fato os antidepressivos tricíclicos, como a clomipramina, têm mais efeitos colaterais do que os ISRS. Os ISRS são geralmente a primeira escolha para início do tratamento. Sendo, a clomipramina, preferencialmente usada quando não há resposta ao tratamento com ISRS. É importante que você converse em consulta com seu psiquiatra assistente para melhor entendimento da escolha, bem como melhor explicação sobre efeitos colaterais e continuidade do tratamento.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.