Sofro de insônia e tomei medicamento por conta própria, zopiderm (lioram) 3 mg, partido ao meio, durante

6 respostas
Sofro de insônia e tomei medicamento por conta própria, zopiderm (lioram) 3 mg, partido ao meio, durante um mes, me senti bem, no dia seguinte trabalhei normalmente, posso continuar? me prejudicará? e os efeitos colaterais?
Olá!

Automedicação não é aconselhável. Ainda que certos remédios possam entrar num contexto de conhecimento comum à população, recomenda-se que seja prescrito por um médico capacitado que tenha avaliado a sua situação. Alguns remédios levam um certo tempo para fazer efeito mais condensado sobre o corpo, por isso é importante a opinião de um profissional da área. Recomendo que busque um para decidir qual medicação é mais adequada ao seu caso.
Agora, sobre a insônia em si, ela pode ser desencadeada por questões psicológicas que podem estar associadas a eventos atuais que esteja lidando. A medicação muitas vezes só irá tratar os sintomas (dificuldade para dormir), nas não a causa psíquica (algum sofrimento, preocupação, medo, receio etc). Caso tenha interesse em explorar isso, recomendo que procure um psicólogo para uma avaliação. Isso se já avaliou seu quadro biológico com exames próprios e a princípio está tudo certo.

Att, Leandro Winter.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de medicamento para tratar insônia precisa ser tratado com o médico, logo a decisão de continuar ou não em virtude de efeitos colaterais precisam ser avaliados com o psiquiatra. Sabemos que a insônia é presente, quando acompanhada com outros sintomas, em quadros de estresse, ansiedade e depressão. Vale também a pena uma consulta com um psicólogo para avaliar os fatores que estão contribuindo para esta alteração do sono.
Sugiro que você seja avaliado por um profissional pois como você mesmo disse, iniciou por conta própria, sem orientações médicas. A insônia é multifatorial e o ideal é ser bem investigada.
O tratamento dos transtornos do sono, como a insonia, por exemplo,deve ser realizado por profiisionais especializados em medicina do sono. Como sabemos, a insonia e uma doenca com sua propria etiopatogenia, multiplos fatores estao envolvidos, desde geneticos ate comportamentais.
O tratamento nao inclui exclusivamente o uso de hipnoticos. Caso nao haja uma abordagem e manejo adequado ha o risco do paciente tornar-se tolerante as medicacoes, tendo que aumentar a dose pra conseguir o efeito inicial desejado e dependencia , no sentido de so conseguir dormir se fizer uso da medicacao. Nao ha relato de casos de abstinencia ao zolpidem, mas ainda assim ha o risco de seu uso sem acompanhamento de especialistas.
Você pode tomar esta medicação sob acompanhamento médico regular. Não faça isto por conta própria, pode trazer riscos para a sua saúde. Abraço e boa semana!
Olá, cortar comprimidos ao meio traz riscos à saúde porque nenhuma das duas metades tem a mesma quantidade do princípio ativo. E partir o remédio jamais pode ser uma decisão apenas do paciente.Para fazer isso, procure um médico da sua confiança. Recomendo que procure ajuda psicológica para investigar as causas da sua insônia.

Especialistas

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.