Sofro de depressão crônica há mais de 2 anos e não obtenho remissão completa de forma nenhuma, apenas

8 respostas
Sofro de depressão crônica há mais de 2 anos e não obtenho remissão completa de forma nenhuma, apenas melhoras parciais. Já usei tudo que é medicamento em tudo que é combinação. Estou interessado em Eletroconvulsoterapia mas queria saber quanto tempo ficaria afastado do trabalho. Obrigado.
Olá! Pelo que li entendi que até o momento você seguiu seu tratamento somente com medicação, já tentou psicoterapia? Pois a medicação ela vai agir mais nos sintomas e a terapia vai trabalhar a resolução de problemas entender o que vem acontecendo com seus pensamentos e suas emoções, entao sugiro que você procure um psicólogo e de preferencia que trabalhe com a terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Como você tem observado, a medicação causa apenas uma melhora parcial. Isso porque aquele que sofre, no caso de depressão, não questiona o que poderia estar causando-a, não obtendo assim uma melhora efetiva. A eletroconvulsoterapia obtém resultados semelhantes. As causas da depressão não são, na maior parte, das vezes orgânicas. Elas se originam, muitas vezes, das formas que lidamos com as palavras e da impossibilidade de tudo dizer. Mesmo marcados por essa impossibilidade, a terapia ou a análise são, no meu entendimento, a melhor forma de dar uma borda àquilo que nos angustia. Quando necessário, pode ser recomendável o auxílio da medicação.
A depressão é uma doença que atinge uma grande parcela da população, e aumenta a cada ano. É um transtorno bastante complexo e seu tratamento envolve uso de medicações psiquiátricas e psicoterapia, concomitantemente. Durante o processo psicoterapêutico são resgatados e desenvolvidos recursos próprios para lidar com as questões da vida, aumentando a resiliência e ampliando as possibilidades de se relacionar com as pessoas e o mundo.
O uso da medicação, de forma exclusiva, como tratamento da depressão obtém resultados bem inferiores ao do tratamento com a medicação e a psicoterapia.
A eletroconvulsoterapia é um recurso utilizado em algumas situações muito específicas e por indicação do psiquiatra que acompanha o tratamento. Pode não ser o seu caso.
Olá, como já foi dito, o tratamento da depressão é com medicação e psicoterapia. Só o remédio não é o suficiente para trabalhar as questões que te levaram a ficar nessa situação. Tente procurar um psicólogo também. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Como já algum colega já falou a Eletroconvulsoterapia é pra ser utilizadas em casos estremos, considerando sua fala, são um pouco mais de dois anos que trata sua depressão com medicamentos; não está claro se já acompanhou o processo com psicoterapia. Minha sugestão é procurar ajuda de um psicólogo/a para te ajudar a compreender as causas que te levaram a deprimir antes de tomar atitudes estremas e tentar supera-las tornando-se mais consciente e, na medida do possível, supera-las.
O seu relato diz do fracasso das tentativas anteriores de tratamento com medicação. Você já pensou em buscar uma psicoterapia? Procurar um profissional ético e qualificado para falar do seu sofrimento é uma via importante. A depressão é uma forma grave de sofrimento e seu tratamento requer um acompanhamento psicológico (além do possível uso de medicação). É fundamental fazer um esforço subjetivo para buscar localizar algo do seu sofrimento nas palavras. Há um tempo para isso, que pode ser um pouco demorado, mas este é, no meu entendimento, o caminho mais seguro.
É de extrema importância no tratamento da depressão a combinação de medicação e psicoterapia. Cerca de 70% dos pacientes mantém alguns sintomas depressivos com apenas uso da medicação. A combinação de terapia e medicação é o tratamento padrão para depressão, e ainda ajuda na diminuição das recaídas. Outras estratégias podem ser avaliadas com seu médico psiquiatra.
Olá, marque uma avaliação com um psiquiatra e amadureça a ideia de fazer psicoterapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.