Sofro de ansiedade, sofri traumas na infância e cresci com essas perturbações em minha mente. Usei

9 respostas
Sofro de ansiedade, sofri traumas na infância e cresci com essas perturbações em minha mente. Usei o escitalopram, não me dei muito bem com a medicação. No momento estou tomando só metade de um comprimido de 0.5mg de alprazolam à noite. Este remédio causa efeitos colaterais? Acelera os batimentos?
Não ele não acelera os batimentos, mas tomado isoladamente ele é apenas paliativo para tratar os transtornos de ansiedade e ao longo do tempo sua ansiedade pode se agravar e você necessitar de uma dose maior de alprazolam para ter o mesmo efeito de antes (mecanismo de dependência). Se você não se adaptou ao citalopram existem outros disponiveis, converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O alprazolam é uma excelente medicação para ansiedade, mas somente para uso em emergências a curto prazo. Existem vários trabalhos mostrando que seu uso diário e continuo para tratar ansiedade não se justifica e pode até causar o surgimento de dependência ao medicamento, além de piora do quadro com ansiedade rebote e abstinência. O tratamento padrão é o uso de medicações como o escitalopram. Se você não se deu bem, há outras opções de medicações, além da possibilidade de uso gradual em gotas.
Outra opção interessante é a realização de psicoterapia para tratar a ansiedade. Algumas pessoas podem ter bons resultados e até não utilizar medicações. Volte ao seu medico e converse com ele!

Cordialmente
Lucena
É sabido que vivencias estressoras na infância podem funcionar como fatores predisponentes de transtornos psiquiátricos ao longo da vida.
Uma abordagem de tratamento que vise equilibrá-lo quimicamente, preferencialmente com um antidepressivo (que no seu caso não seja o Escitalopram) junto a um tratamento psicoterápico (para abordar crenças e desenvolver recursos para administrar as várias situações estressoras futuras) parece ser o indicado.
O uso do Alprazolam costuma ser pontual e por curtos períodos de tempo. Nem sempre o seu uso isolado propícia a melhora do quadro de ansiedade
O alprazolam é um excelente remédio para ansiedade.
Quanto ao trauma e a propria ansiedade o melhor remédio é a psicoterapia.
Olá,

O tratamento medicamentoso é importante, no entanto, em casos de ansiedade entre outros, devem ser aliado a Psicoterapia. O medicamento irá tratar os sintomas, fazendo você sentir-se melhor, no entanto, não tratará a causa dos seus problemas.
O ideal para se tratar a ansiedade é associar medicação com tratamento psicológico. A medicação vai te ajudar a diminuir os sintomas e a terapia irá te ensinar técnicas de controle da ansiedade, para que posteriormente possa ser retirada a medicação gradualmente.
Olá,

Os remédios são importantes para o seu tratamento, mas infelizmente eles não modificam a maneira como você lida com esses traumas (eles atenuam as sensações físicas que os traumas provocaram em você) e isto prejudica que você tenha bons resultados. Alie a terapia psicológica e irá sentir-se melhor.
Quanto ao uso de medicação os psiquiatras acima, creio que deram uma boa informação, mas procure um para que ele lhe passe a medicação que não lhe cause outros transtornos, você se for preciso troque a medicação com a devida autorização e independente da medicação procure fazer uma terapia para se libertar desses traumas, e assim ajudar a controlar a sua ansiedade, os dois tratamentos juntos vão lhe dar uma qualidade de vida mais tranquila.
Ao seu dispor.
O tratamento medicamentoso associado as psicoterapias podem proporcionar uma sistematização mais consistente para tratar a ansiedade, ressignificar e superar os traumas. Alguns acontecimentos deixam marcas profundas é fundamental atribuir um novo significado para as memórias que causaram dor.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.