Sofro de ansiedade há muitos anos. Ansiolíticos como Diazepan e Rivotril acabam perdendo o efeito depois

6 respostas
Sofro de ansiedade há muitos anos. Ansiolíticos como Diazepan e Rivotril acabam perdendo o efeito depois de algum tempo, assim como induzem ao vício. Como também sofro de depressão severa, gostaria da opinião dos senhores(as) sobre a ECT e a EMTR?
Olá, no que diz respeito a ECT e a EMTR, posso informar que são tratamentos psiquiátricos que utilizam técnicas que alteram a atividade neuronal. A EMTR usa estímulos magnéticos, sendo um dos objetivos estimular ou inibir áreas específicas do cérebro. A ECT tem como objetivo induzir uma crise convulsiva, sendo este tipo de tratamento realizado normalmente em ambiente hospitalar. Ambos tratamentos necessitam de acompanhamento de um psiquiatra, neste caso, é este especialista que irá analisar a necessidade destes tratamentos (Fonte: www.ipan.med.br). Como psicólogo, exponha a psicoterapia como um meio de ampliar o tratamento da ansiedade. Na psicoterapia o individuo pode buscar experiências singulares, que auxiliam na percepção da realidade existencial e de sua história, podendo assim, auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Gostaria de dizer que tentar novas terapias é sempre válido (mas só as terapias reconhecidas pelos profissionais de saúde), visto que o ideal sempre será a busca por uma vida melhor, precisando de menos remédios e adquirindo novas ferramentas e novas formas para lidar com seus sintomas, com a variação de humor, a insônia e etc... Assim como cada pessoa reage de um jeito em relação a uma medicação, cada um também reage diferente aos vários tipos de terapias existentes, então, nunca deixe de lutar e de se cuidar. Att, Débora Da Rós
Acho importante o acompanhamento Psiquiatrico, mas acredito que a Psicoterapia atua na mudança de padrão comportamental e crenças que precisam ser desfeitas. É importante este processo de auto conhecimento e como o sujeito funciona no seu dia a dia, pra que obtenha recursos pra lidar com essa ansiedade. Uma boa sorte!
Provavelmente, pelo seu relato, o seu problema de fato é uma depressão recorrente, a qual nunca vai melhorar sem as medicações apropriadas. Diazepam e Rivotril não são as medicações de escolha, meramente paliativos que não podem reestabilizar o seu humor. São os antidepressivos (IRSS) e outros quem podem lhe melhorar. Uma vez adaptado à medicação uma psicoterapia de viés cognitivo como Terapia Cognitiva Comportamental, Análise Transacional são o complemento fundamental para o êxito. Não perca mais tempo! Abços
Muito chato você sofrer ansiedade a muito tempo, mesmo se tratando com diferentes profissionais e medicamentos! Vale considerar a palavra da dra Rita sobre medicamentos. Digo que a ansiedade é uma antecipacao de imaginario futuro ruim sobre o presente. A questáo costuma ter grande relaçao com o ter ou náo uma boa estrutura de sentido para a vida, como ensina a Logoterapia. Há uma dimensão espiritual - noética envolvida em nossas crises. Para onde você quer ir com sua vida, a quem você dedica amor, o estilo de vida, além do vinculo espiritual, participam da construcao de
sentido da vida.
olá, tudo bem? a prescrição dos dois tratamentos citados (ECT e EMTR) dependem de uma avaliação criteriosa feita por um psiquiatra. normalmente, a indicação é para casos específicos onde os sintomas se mostraram refratários aos tratamentos anteriores e estes se esgotaram - o que é bem raro. imagino que muitos anos de tratamento podem ser bem desgastantes se não for visto e sentido alguma melhora, mas é sempre importante refletir sobre quais mudanças seriam necessárias, procurar outros profissionais, tirar dúvidas - inclusive sobre o ECT ou EMTR ser indicado para o seu caso específico. boa sorte e um abraço!

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.