Sofro de ansiedade e sou meio sedentária, me disseram que fazer exercícios físicos ajudariam na anse

16 respostas
Sofro de ansiedade e sou meio sedentária, me disseram que fazer exercícios físicos ajudariam na anseidade, mas não gosto de academia ou ter que caminhar ao ar livre todo dia, posso fazer exercícios básicos em casa ou aprender coreografias pra dança? Isso substituiria a caminhada e etc?
Claro! O importante é não ficar parada, esses são exercícios físicos também. Você deve fazer aqueles que você mais se identifica, se no caso são esses, ótimo.
Se você optar por fazer aqueles no qual não se identifica, poderia causar em você uma exposição estressante desnecessária.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O importante é investir em uma atividade física, seja ela qual for. O necessário é movimentar o seu corpo e, com isso, liberar os hormônios que contribuirão para o controle da ansiedade e gerar um gasto de energia. Então pode apostar sim na dança e nos exercícios básicos :)
O exercício físico é um potente colaborador para diminuição da ansiedade e sedentarismo, como psicóloga e personal trainer eu lhe digo que o treino bom é o treino feito, dançar ou fazer exercícios básicos pode ser uma maneira eficiente para sua mudança, o importante é se movimentar e manter a frequência dos exercícios. Desfrute de seu momento ativo!
Com certeza! Atividade física nem sempre é exercício em academia. Exercitar-se, colocar seu corpo em movimento com outras atividades é muito recomendado e a dança está inclusa nestas possibilidades. Cada pessoa pode se identificar melhor com um tipo de atividade física, como dança, natação, caminhada, yoga, luta... tudo o que gera movimento pode te beneficiar. Mas quando forem atividades mais elaboradas, atenção para não se lesionar sem a orientação profissional adequada, ok? Se é totalmente sedentária, um apoio de um profissional de educação física em atividades mais complexas pode ser o ideal.
O exercício físico realmente pode ajudar no tratamento da ansiedade, seja ele qual for. É importante que você se sinta confortável ao praticá-lo e que seja uma atividade prazerosa pra você. Então sim, você pode optar por fazer exercícios básicos em casa ou fazer coreografias de dança, se isso te faz se sentir mais a vontade. Mas, como você disse que é um pouco sedentária, comece com exercícios mais leves para seu corpo ir se acostumando aos poucos com o ritmo!
Sim, você pode optar por uma atividade física que você se identifique mais.
A prática de atividade física estimula a produção de substancias ( endorfina , serotonina) que ajudam a relaxar, trazendo a sensação de bem estar , melhoram o humor, ajudando a diminuir a ansiedade.
Mas seria importante, além da atividade física, buscar um acompanhamento com um profissional, como um psicólogo.
Sempre recomendo a prática de exercícios para meus paciente/clientes pois de fato ajuda muito no controle da ansiedade.
Sugiro que você busque alguma que lhe proporcione algum tipo de prazer.
Pelo que li vi que gosta de dançar e claro que substitui a caminhada.
Olá! Sim... pode fazer dessa forma... A prática de exercício físico é considerada uma forma de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade. Tudo isso aumenta a sensação de bem-estar, a tolerância aos sintomas como por exemplo falta de ar, taquicardia, reduzindo a sensação de medo e sofrimento, melhorando a autoestima e humor.
Olá! Sim, sem dúvidas. Em nossa sociedade há uma tendência a concentrar as atividades na mente e, com isso, o corpo é esquecido. E uma vez que o corpo é trabalhado, a sobrecarga em nossa mente pode dimiuir, bem como a ansiedade. Toda e qualquer atividade física é benéfica, seja ela a dança, artes marciais, os jogos mais voltados ao físico e até as brincadeiras. Você é livre para inventar e se descobrir.
Oi! Como vai? Movimentar o corpo é fundamental para atenuar sintomas de ansiedade, assim como a prática meditativa. Já tentou? Boa alimentação, organização da rotina, atividades físicas, boas leituras e, é claro, psicoterapia, são dicas para você que se sente ansiosa. Invista em você e na sua saúde mental! Qualquer coisa estou à disposição. Abs
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, boa tarde! Com certeza, o importante é que você esteja fazendo um exercício físico que você goste e se identifique. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicoterápica.
A atividade física é uma incrível aliada contra o estresse e a ansiedade. Mas é preciso escolher uma atividade que gere prazer e motivação, caso contrário não só será muito difícil manter a disciplina como também o momento da prática se tornará mais um causador de estresse e ansiedade, justamente o que se buscava combater!
Não se limite às alternativas mais populares, como academia e caminhada. Nem toda atividade funciona para todo mundo, então busque algo que faça sentido para os seus objetivos e que te proporcione uma experiência agradável e motivadora.
Sim, definitivamente! Exercícios físicos podem ser muito benéficos para reduzir a ansiedade, e você não precisa necessariamente frequentar uma academia ou caminhar ao ar livre todos os dias para colher esses benefícios. Existem várias opções para exercitar-se em casa que podem ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar seu bem-estar geral.

Fazer exercícios básicos em casa, como flexões, abdominais, agachamentos e alongamentos, pode ser uma ótima maneira de começar. Existem muitos recursos online, como vídeos e aplicativos, que fornecem rotinas de exercícios simples para serem feitos em casa, muitas vezes sem a necessidade de equipamentos especializados.

Além disso, aprender coreografias para dança é uma excelente alternativa também. Dançar não só oferece os benefícios físicos dos exercícios aeróbicos, mas também pode ser uma forma divertida de expressão e liberação emocional. A dança pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o seu humor.

É importante encontrar uma atividade física que você goste e que se encaixe no seu estilo de vida. Se não gosta de caminhar ao ar livre ou frequentar uma academia, explore outras opções, como os exercícios em casa e a dança, e veja o que funciona melhor para você. O importante é encontrar algo que você goste e que possa manter consistentemente.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Christine


Olá. Sim, exercícios físicos feitos em casa, como exercícios básicos ou dançar coreografias, podem definitivamente ajudar a aliviar a ansiedade e são excelentes alternativas para quem não se sente atraído por academias ou caminhadas ao ar livre. A atividade física regular, de qualquer tipo, é benéfica para a saúde mental, ajudando a reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.
Começar devagar e progressivamente aumentar a intensidade e a duração das atividades pode ajudar a tornar o exercício uma parte prazerosa e regular da sua rotina. Mesmo que a dança ou exercícios domésticos sejam diferentes da caminhada ou de ir à academia, eles podem ser igualmente eficazes para reduzir a ansiedade e melhorar a saúde geral.

Espero ter ajudado!
Um forte abraço.
Boa tarde! Com certeza há meios extras a caminhada e academias, você pode sim buscar movimentação dentro do seu conforto. A dança é uma das melhores formas de aliviar a tensão e ansiedade, e alguns movimentos como polichinelo e demais exercícios podem ser feitos sem precisar sair de casa. Claro, a junção dessas ações com a caminhada externa trará um melhor resultado para o tratamento, mas caso não se sinta confortável, essas pequenas ações podem lhe guiar ao caminho certo!
Sim! Procure um exercício físico que você goste de fazer. Isso é o mais importante, e com certeza ajudará na sua ansiedade. Além do exercício físico, se certifique que a sua alimentação e sono estão adequados, já que também impactam de certa forma na sua ansiedade. O cuidado emocional na terapia também pode ajudar bastante! Fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.