Sofro de ansiedade e quero me tratar. Qual profissional busco? Psicólogo, Psiquiatra ou Terapeut
9
respostas
Sofro de ansiedade e quero me tratar.
Qual profissional busco?
Psicólogo, Psiquiatra ou Terapeuta?
Qual profissional busco?
Psicólogo, Psiquiatra ou Terapeuta?
Olá! Boa tarde! Seria indicado que você buscasse a princípio um psicólogo para que ele avalie, juntamente com você, seu quadro de ansiedade. Isso significa identificar os sintomas, as causas, as situações que desencadeiam estes episódios. Além desta investigação ele pode ajudar você a aprender estratégias para lidar com a ansiedade nos momentos em que ela ocorre. Caso o psicólogo avalie que há necessidade de acompanhamento psiquiátrico ele pode encaminhar. Na psicologia há muitas linhas teóricas diferentes mas as que tem trazido bons resultados no tratamento dos transtornos de ansiedade é a linha Comportamental e Cognitivo-Comportamental. Espero ter ajudado. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade ocorre a partir de situações percebidas como perigo potencial sejam elas perigosas de fato ou apenas uma interpretação errada. Nesse sentido, o psicólogo trabalha essas interpretações erradas que provocam a ansiedade além de ensinar técnicas de relaxamento, investigar o histórico de vida do paciente para entender seu funcionamento e proporcionar autoconhecimento. A terapia medicamentosa é indicada em casos de muito sofrimento mas sempre acompanhada da psicoterapia.
Olá! O ideal é buscar a ajuda de um Psiquiatra para uma avaliação e possível necessidade de medicação e de um Psicólogo para que você possa analisar mais profundamente as origens de sua ansiedade e poder então, de fato, tratá-la.
Boa tarde, é importante procurar ajuda de um psicoterapeuta para uma avaliação, caso ele perceba a necessidade de tratamento medicamentoso, ele te orientará a procurar também a ajuda de um segundo especialista, porque quando se trata de uma ansiedade com tratamento medicamentoso, a mesma deve ser tratada e acompanhada pelos dois.
Olá! O ideal é que você busque por um psicólogo para ajudar a entender o que te levou até este ponto, para que desta forma você consiga lidar melhor com tais situações. Caso seja necessário, ele irá indicar você a procurar por um psiquiatra para que o tratamento seja feito em conjunto.
Um abraço!
Um abraço!
Olá!
Você deve buscar um psicólogo para avaliar seu quadro e condução terapêutica. Caso haja necessidade, esse profissional fará encaminhamento para um psiquiatra que cuidará da administração medicamentosa.
Você deve buscar um psicólogo para avaliar seu quadro e condução terapêutica. Caso haja necessidade, esse profissional fará encaminhamento para um psiquiatra que cuidará da administração medicamentosa.
Primeiramente busque a ajuda de um Psicólogo. Ele analisará o caso junto com você e verá a necessidade de encaminha-ló ou não para um psiquiatra. Por muitas vezes só a terapia já dá a ajuda necessária.
Olá! Os transtornos de ansiedade estão entre a formas mais prevalentes de distúrbios psicológicos. Tanto o Psicólogo quanto o Psiquiatra podem ajuda-lo. Seria interessante entendermos há quanto tempo esses sintomas estão presentes, além da intensidade e do grau do prejuízo que eles tem causado nas suas atividades do dia a dia. Um psiquiatra, poderá ajuda-lo, entre outras coisas, a entender se neste momento se faz necessário o uso de algum medicamento para te ajudar a se sentir melhor. Além disso, sugiro que procure um Psicólogo que pode inclusive encaminhá-lo para avaliação psiquiatra se for necessário. A Terapia Cognitiva Comportamental, em especial, é uma das abordagens com maior eficácia comprovada para tratamento dos sintomas de ansiedade, podendo te ajudar na mudança do pensamento, comportamento e humor. Desejo boa sorte e coloco-me a disposição.
Em seu questionamento, como se trata de ansiedade e ela significa excesso de futuro, os 3 profissionais podem ser adequados para o tratamento, mas uma boa terapia psicanalítica com processo de FMR seria uma oportunidade para melhor despertamento das qualidades da alma e conhecimento de sua pessoa para uma melhor proposta de vida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom, não sei muito bem como explicar minha situação, porque até criar um simples texto pra mim virou uma dificuldade. Ah uns 4 anos, vivia uma vida normal, me entendia muito bem, era sociável, tinha minhas peculiaridades de personalidade, uma pessoa considerada brava, mas nada fora do normal. Fazia amizades…
- Tô sentindo uma dor e queimação no estômago e nas costas , desânimo pra tudo e n sinto vontade de conversar com absolutamente ninguém. O que devo fazer?
- O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem cura?
- Tenho 19 anos e após uma crise de pânico sinto necessidade de puxar o ar o tempo, já fui ao médico e descartei causas ogânicas. Já sei que é psicológico .. mas existe tratamento?
- Oscilação de humor, sensação de desesperança,sensação de fraqueza muscular e dores de cabeça podem ser sinais de depressão?
- Tomo Ritalina 10 mg já faz três anos. Posso tomar pregabalina para dor junto com a Ritalina?
- Ontem tive uma crise de ansiedade bastante forte, para além dos sintomas comuns aconteceu algo que nunca tinha acontecido comigo, fiquei com os músculos das mãos e dos braços completamente contraídos, ficando com a mãos presas em forma de pinça, sem ser capaz de executar qualquer tipo de movimento, durou…
- E normal na ansiedade sentir as veias do pescoço pulsar e tremer das mãos e sentir o coração bater mesmo que batendo normal sinto tomo bisoprolol nifedipina e o alprazolam
- Queria saber do porque tenho crise depressiva após um dia incrível com as pessoas que amo O dia pode ter sido incrível, mas quando chego em casa, fico extremamente triste e com uma nostalgia muito ruim
- Há sintomas físicos de ansiedade que podem permanecer durante meses?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.