Sofro de acne há 2 anos, mais ou menos. Fiz todos os exames hormonais possíveis, sendo acompanhada p

1 respostas
Sofro de acne há 2 anos, mais ou menos. Fiz todos os exames hormonais possíveis, sendo acompanhada por Dermato e endocrinologista, no entanto, a pele não responde ao tratamento. Hoje uso Espirolactona 100mg + epiduo (já usei azelam noutro momento) proteção solar e cuidados gerais, mas nada muda no quadro (espinhas inflamadas e que mancham).

Tenho 27 anos, um estilo de vida equilibrado (exercícios, alimentação balanceada) e não vejo saídas para o problema :( Busco um profissional que possa me orientar, evitando o uso de Roaucutan de preferência (tenho receio).
Por qual outro caminho você percorreria como profissional?
Entendo sua frustração com a acne persistente e o desejo de evitar o uso de Roacutan. Existem outras abordagens que podem ser exploradas antes de considerar esse medicamento. Aqui estão algumas opções que poderiam ser discutidas com seu dermatologista:

1. Troca de tratamento tópico: Embora o Epiduo (adapaleno + peróxido de benzoíla) seja eficaz, outros retinoides tópicos, como o tretinoína, podem ser considerados. Associar com agentes clareadores e anti-inflamatórios, como ácido azelaico ou niacinamida, pode ajudar a controlar a inflamação e a hiperpigmentação.


2. Microagulhamento : Essa combinação tem mostrado bons resultados tanto para acne ativa quanto para cicatrizes, ajudando a regenerar a pele e a reduzir a inflamação.


3. Laser ou luz pulsada: Tratamentos como laser de diodo ou luz pulsada intensa (IPL) podem ajudar a diminuir a inflamação e controlar o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo que melhoram as manchas pós-inflamatórias.


4. Peelings químicos: Peelings suaves e controlados com ácido salicílico, ácido mandélico ou ácido glicólico podem ajudar a controlar a acne inflamatória e clarear as manchas escuras.


5. Terapias hormonais ajustadas: Embora você já esteja usando a espirolactona, que ajuda a controlar a produção de andrógenos, outros ajustes hormonais podem ser considerados, como o uso de contraceptivos hormonais específicos que podem colaborar no controle da acne.


6. Antibióticos orais de curto prazo: Em alguns casos, cursos breves de antibióticos, como a doxiciclina ou minociclina, podem ser úteis para reduzir a inflamação, quando associados ao tratamento tópico.


7. Probioticos: Há crescente evidência sobre o papel do microbioma no controle da acne, e o uso de probióticos orais pode ser uma abordagem complementar.



Essas são alternativas que podem ser exploradas sem a necessidade imediata de isotretinoína.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta dermatologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.