Sofro com pensamentos que surgiram depois que assisti um filme: o show de Truman, onde ele vivia num

16 respostas
Sofro com pensamentos que surgiram depois que assisti um filme: o show de Truman, onde ele vivia numa cidade fictícia e seus parentes sendo atores e sendo filmado dia após dia desde seu nascimento. E depois disso comecei a me perguntar se isso poderia ser real e acontecer também comigo, então fiquei muito ansioso com medo de acreditar e pirar. Daí comecei a confrontar esses pensamentos com pensamentos lógicos, por exemplo: não existem câmeras aqui, nem microfones e as pessoas não possuem pontos ouvido . Isso me tranquilizou muito mas de repente surgem outros como e se as câmeras forem indetectáveis a olhos humanos e se os pontos de ouvidos forem minúsculos? Daí gera medo e ansiedade. Desde esse filme comecei a questionar tudo a minha volta e percebo que isso não está me fazendo bem pois estou tendo crises de ansiedade. Sempre surgem paranóias em que eu consigo provar que são só paranóias através dos 5 sentidos visão tato audição paladar Porém minha mente não satisfeita começa a criar coisas onde eu não posso ter comprovações como por exemplo: e se existir uma câmera invisível onde foi criada pra você não vê-la não toca-la? Além de vir pensamentos tipo e se minhas crenças até hoje estiverem sendo apenas ilusão, se minhas crenças foram manipuladas para eu vê-las da forma que queriam que eu visse, e se todas as pessoas me assistem como um experimento? Sei que parece estranho e foge da realidade mas tenho medo de acabar surtando por causa desses pensamentos que só aparecem quando eu estou focando ou quando eu resolvo um sempre aparece outro .Isso é minha ansiedade ou pode ser loucura?
Olá, conforme a colega acima comentou, apesar de você ter detalhado bastante seus pensamentos repetitivos e a angustia que isto te causa, ainda assim precisaríamos de mais informações, por exemplo dados seus de saúde e da sua família, observação de sinais importantes de comportamento através da observação clínica e muitas vezes conversamos inclusive com familiares/pessoas próximas para fechar uma hipótese diagnóstica. Então como a colega sugeriu e se isto está te trazendo um sofrimento que tem afetado sua qualidade vida, procure por um psicólogo e/ um psiquiatra que são os profissionais que podem te ajudar com este diagnóstico e consequente tratamento se for o caso.

Oi, como vai? O filme me parece que foi um gatilho muito forte para ideações de mundo e sobre qual o seu lugar/papel neste lugar. Podemos refletir a forma que nos relacionamos com o mundo é uma subjetividade da nossa mente, ou seja, como nós o enxergamos e o categorizamos, apesar de existir uma realidade em si mesmo. A questão é que esta cadeia de pensamentos está te levando para um labirinto confuso que está te causando perturbação! Não se preocupe em demasia, é possível sair destes ciclos fantasiosos e encontrar uma quietude diante do mundo exterior. Se faz necessário iniciar seu processo terapêutico e ainda, passar no psiquiatra para uma consulta. Qualquer coisa estou à disposição. Abraço
Olá, bom dia! Imagino o quão complicado é perceber sua ansiedade aumentar conforme você se dá essas respostas. É interessante notar que ao longo de sua fala você traz um medo latente de ser visto ou exposto. Você já se perguntou o por quê esse sentimento surge de forma tão intensa? Percebi que você encontrou uma defesa bem interessante, e que aplacou sua ansiedade, que foi o ato de racionalizar. Quando você conversa consigo e se explica que tudo isso não tem sentido, que está seguro, olhando ao redor e se colocando no momento presente e num lugar real, você confronta essa fantasia e se protege contra ela. Talvez essa seja uma arma eficaz para um começo. Seria bom caso pudesse buscar um acompanhamento profissional para elaborar esses conteúdos que te deixam angustiado. Um abraço!
A principio parece que esse filme atuou como gatilho de algum medo relacionado com a sua historia de vida. O ideal neste caso seria a avaliação psicológica mais especifica de como impacta no seu cotidiano.
a Psicoterapia EMDR pode muito bem lhe ajudar neste caso.
Olá, boa tarde!
É importante que procure um psicólogo para compreender melhor o que está acontecendo. Algumas coisas nos impressionam e nem sempre encontramos a resposta rapidamente. A psicoterapia pode te ajudar com isso.
O filme foi um "gatilho" para um conteúdo inconsciente e por isso mesmo pode ser positivo para que você possa esclarecer em psicoterapia a origem desses pensamentos fantasiosos que te trazem sofrimento e superá-los. O Psicólogo/Psicanalista pode avaliar a necessidade ou não de consulta psiquiátrica. Boa sorte e fico à disposição.
Muitas pessoas tendem a acreditar que todos os pensamentos são reias, porém todos nós temos pensamentos que são distorções da realidade. Você fez um ótimo exercício que é contestar esses pensamentos com argumentos lógicos e tentar enfraquece-los. Você pode escrever frases que vão te ajudar no momento que esses pensamentos começarem a te incomodar, chamamos isso na terapia cognitiva comportamental de cartão de enfrentamento.
Um tratamento psicológico vai te ajudar a identificar por quê esse filme te impressionou tanto e outras técnicas pra manejar esses pensamentos e a ansiedade.
Espero ter ajudado.
Direto ao ponto: Primeiro você precisa de uma medicação com um médico psiquiatra para te acompanhar para diminuir a ansiedade. (Isso é urgente). Quando se está em crise, algumas técnicas surtem mais efeitos junto com a medicação psiquiátrica. (Experiência clínica com casos agudos). Segundo, a Psicoterapia é fundamental e com especialista em Saúde Mental, pois o filme ativou muitas coisas em você e precisam ser trabalhadas e reorganizadas. No mais, deixo as análises para o momento terapêutico com o profissional de sua escolha.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Recomendo que você faça psicoterapia e consulte também um psiquiatra. Dessa forma você voltará a ter a qualidade de vida de antes.
Interessante ter sido ESTE filme a te trazer esses pensamentos e sensações pois na época do lançamento do 1. filme do que viria ser depois a TRILOGIA do MATRIX muita gente se perguntou se não seria este filme real... que de alguma forma estamos todos na MATRIX... mas o porque desse filme ter te provocado esses pensamentos só podemos avaliar num tratamento psicológico e como já foi citado pelos colegas que responderam anteriormente talvez tb um PSIQUIATRA... me preocupa na sua 'fala' a sensação persecutória que pode indicar traços de esquizofrenia ou bipolaridade, mas tem que ser devidamente investigado e acompanhado por bons profissionais, de preferencia que conversem entre sí e possam te avaliar conjuntamente.
É importante lembrar que a ansiedade pode levar a pensamentos negativos e obsessivos, como é o caso descrito no texto. É comum que a ansiedade faça a pessoa questionar situações em sua vida, especialmente quando se trata de questões existenciais e de segurança pessoal. No entanto, é importante que a pessoa busque ajuda profissional caso esses pensamentos estejam interferindo em sua vida diária e gerando crises de ansiedade constantes.

Um psicólogo pode ajudar a pessoa a entender melhor esses pensamentos e a desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais saudável. Além disso, é importante que a pessoa entenda que esses pensamentos são apenas produtos da sua ansiedade e que eles não refletem a realidade. A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma abordagem útil para trabalhar esses pensamentos e ajudar a pessoa a encontrar formas de lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.
O filme atuou como um gatilho para conteúdos inconscientes e têm gerado ansiedade e outros sintomas que possivelmente estão interferindo em sua rotina. Por essa razão, é recomendável buscar um psicólogo para compreender a origem desse movimento e encontrar formas de maneja-lo.
Olá! O filme lhe mostrou uma construção de mundo que lhe afetou profundamente, gerando ansiedade e pensamentos distorcidos sobre a sua própria realidade. É realmente muito bom que tenha conseguido parar e racionalizar em cima desses pensamentos negativos para se proteger e trazer um rumo melhor para o seu psicológico.
Contudo, dado o seu relato, o nível de ansiedade está muito elevado e os pensamentos vem com muita força. É necessário ter um acompanhamento psicológico e psiquiátrico, para que tanto questões psicológicas quanto fisiológicas sejam tratadas em conjunto para te ajudar nesse processo. Em terapia, a profissional vai te guiar e ajudar nos questionamentos que lhe ocorrem, como enfrentá-los, como realizar técnicas de relaxamento quando a ansiedade bate forte, e compreender melhor todo o seu contexto e o porquê esse filme lhe engatilha.
Não se julgue, tente não ficar repetindo frases negativas sobre a sua saúde mental. É normal que pessoas tenham pensamentos distorcidos sobre a realidade e tenham questionamentos sobre suas próprias vidas. Procure sua ajude e cuide de você!
Espero ter ajudado!
Sabe o que é bem interessante? Todos pensamos isso em algum momento das nossas vidas. E sabe por que? Pelo fato de, em nosso psiquismo, termos uma carinha chamado "superego", uma instância psíquica responsável pela manutenção de regras (certo e errado, bom e ruim, posso ou não posso) de acordo com a criação/cultura que vivemos. Para nós brasileiros falar com um estranho na fila do supermercado é ok, para outra cultura pode ser uma invasão. Vivemos escolhendo A ou B de acordo com este conceito de certo e errado que aprendemos, destas regras impostas pela sociedade.
Digo isto, pois achar que pode estar sendo filmado, fotografado, ou até mesmo ouvido, pode ser o superego rígido avaliando cada passo para saber se você está realmente fazendo o "certo". Mantendo o "olhar sanguinário do vigia", do Big Brother (de Orson Wells) atento a cada passo, vigiado sob ser/continuar sendo uma boa pessoa.
Na real, ser uma boa pessoa é ser uma pessoa boa (tem diferença, reflita!). E isto não quer dizer não errar, não fazer coisas que não são bem aceitas por todos, sair do caminho/roda que todos estão.
Descobrir-se, refletir e se permitir são passos importantes para um dia, mesmo que venha a ideia de que está sendo vigiado, possa dizer a si mesmo: eu tô nem aí se estiverem me filmando, este sou eu.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 250
Lutar contra esses pensamentos ou tentar analisar o conteudo não vai levar a uma melhora nesse momento. Procure um psiquiatra que te ajude a diminuir a ansiedade com alguma medicação e inicie uma terapia cognitvo-comportamental para aprender a lidar com esses pensamentos Lembre-se que quando lutamos para acabar com pensamentos eles podem ficar mais fortes. Nem sempre racionalizar, buscar a lógica acaba com esses eles, pelo contrario as vezes potencializa, ou podem aparecer outros com conteudos diferentes
Olá! Pelo que diz está apresentando confusão entre pensamentos carregados de conteúdo emocional e a realidade. Isso pode acontecer quando estamos mais vulneráveis, pressionados e/ou desgastados emocionalmente. Fica mais difícil discernir o que é real do que é imaginação, gerando paranoias. Isso é sério e muito importante buscar tratamento psicoterápico e, dependendo da intensidade dos sintomas, psiquiátrico também! Melhoras!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!