Sofri uma luxação no tornozelo, ela é de primeiro grau. Quanto tempo demora para o meu tornozelo se

9 respostas
Sofri uma luxação no tornozelo, ela é de primeiro grau. Quanto tempo demora para o meu tornozelo se recuperar 100%? E eu posso deixar meu pé virado pro lado oposto do machucado?
A torsão ou entorse de tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados , dependendo do mecanismo de trauma, podendo chegar até a romper. A maioria das luxações de tornozelo são posteriores ou póstero-mediais, e algumas vezes são associadas a fraturas de maléolo, fíbula distal e/ou região marginal posterior da tíbia.
Recomendo que faça uma avaliação precisa com médicos na sua cidade, realize os exames necessários para que o tratamento seja feito adequadamente.
Os recursos de analgesia e antiinflamatórios já podem ser aplicados nos primeiros socorros imediatos, para prevenir maiores complicações.
Dentro da atuação da Fisioterapia é possível encontrar tratamentos para controle do edema, medidas contensivas, eletroterapia para redução de dor e modulação do processo inflamatório.
No entanto, é díficil precisar o tempo de reabilitação total de seu caso, sem conhecer maiores detalhes da lesão.
Procure por profissionais habilitados e experientes para te ajudar a melhora deste quadro.
Espero ter ajudado.
A disposição. Dra. Amanda Rivet

O entorse de tornozelo é uma lesão comum e acontece normalmente por desequilíbrio de força muscular na parte interna e externa do tornozelo. O período de recuperação depende do histórico de atividades do paciente e gravidade da lesão e também de um tratamento adequado e global, que vise não só tratar o local, mas sim as consequências gerais desse entorse, como uma possível alteração de mobilidade em joelho, quadril e até mais distante. Um tratamento efetivo, trata visa tratar o paciente em sua integralidade, não apenas o local da lesão, preparando também o corpo para evitar novas lesões.
O mais importante aqui é respeitar as fases de recuperação, logo após a luxação importante proteger.

Conforme notar melhora dos sintomas realizar movimentos gradativos do tornozelo será necessário tanto para melhorar a cicatrização, bem como o retorno do sangue, consequentemente a redução do inchaço (caso tenha).

Em uma outra etapa verificar a redução de movimento e força na musculatura do pé e tornozelo se fazem necessárias para evitar futuras luxações e melhora do quadro de dor ou rigidez/limitação.
Depende se existem outras manifestações como edema (inchaço) residual ou de grau moderado
Para recuperar 100% e preciso considerar alguns fatores, como:
-> histórico da lesão, se foi a primeira vez q aconteceu ou recidiva;
-> seus hábitos de vida;
-> se pratica esportes.
Isso deve ser levado em consideração para um possível prognostico, e necessário respeitar as fases da entorse, como: inchaço, dor, perda de mobilidade.
A fisioterapia atuaria nessas fases, e após a alta, ideal continuar ou iniciar a pratica de atividade física, com objetivo de prevenir novas lesões.

Olá !
Pelo seu relato Grau I: entorse do tornozelo leve
É um Estiramento leve e microrupturas das fibras do ligamento, mas sem alteração macroscópica tendo sensibilidade aumentada no local, com inchaço moderado ao redor do tornozelo, pacientes caminham sem grandes dificuldades, e sem perda funcional, a sua recuperação geralmente ocorre após 1-2 semanas.
É importante seguir orientações do seu fisio de confiança para poder ajudar você na melhora do seu quadro e te passar todas as orientações necessárias.

Abraços.
Olá!
As luxações de grau 1 de tornozelo podem levar até 3 semanas para a recuperação completa, mas dependem de alguns fatores, como presença de edema, tipo de pisada, tipo de trabalho ou atividade física e calçados utilizados. Procure um especialista em avaliação de marcha, e pés para lhe auxiliar a voltar às suas atividades com segurança.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação da pisada - R$ 370
Os ligamentos tendem a se cicatrizar com algumas semanas, o que vai aliviar muito a dor (podendo até sumir). Mas é importante dizer que, quando sofremos um entorse, pode ocorrer também a perda da mobilidade de algumas articulações do tornozelo/pé e da pelve. Isso faz com que outras articulações e outros tecidos (ligamentos e tendões, por exemplo) tenham que "trabalhar em excesso", sendo sobrecarregados e podendo ter dor e desgaste com o passar do tempo. Na dúvida, consulte-se com um fisioterapeuta (a Osteopatia, uma das vertentes da Fisioterapia, é uma ótima opção para te avaliar e te tratar rapidamente, evitando estes problemas). Estou à disposição, caso se interesse!
Te convidamos para uma consulta: Consulta fisioterapia - R$ 370
Olá a entorse de grau I - é mais branda dentro da classificação de entorses.
Se for a primeira vez que isso ocorra geralmente em três semanas você terá com menos dor, edema e se sentindo mais confiante. Porém se é uma recidiva a recuperação pode se mais longa. è importante ressaltar que apenas a diminuição dos sinais inflamatórios não são a única forma de avaliar se o tornozelo se recuperou bem pois a recidiva de entorse é muito comum de ser recorrente e de trazer instabilidade crônica para pé e tornozelo.