Sofri um traumatismo craniano. Depois d 8 dias hospitalizada, sai sentindo cheiro e sabor. Porém depois

3 respostas
Sofri um traumatismo craniano. Depois d 8 dias hospitalizada, sai sentindo cheiro e sabor. Porém depois d 24 nao senti mais nada, nem cheiro e nem sabor. O q fazer?
Isso, pode ocorre devido a lesão cerebral. O que você pode fazer é trabalhar com a estimulação olfativa e procurar ajuda com seu neurologista, que vai te explicar sobre as lesões cerebrais, procurar um terapeuta ocupacional que irá trabalhar a parte da estimulação sensorial e cognitiva como também um psicólogo que poderá te ajudar nos possíveis bloqueio emocionais, pois esses bloqueios podem ajudar na dificuldade na percepção olfativa.

O paladar e o olfato estão muito ligados, na verdade todos os sentidos estão entrelaçados essa função do cérebro chamamos de integração sensorial que é a capacidade do cérebro tem de receber integrar as informações do ambiente dando uma resposta adaptativa. Integrar os sentidos (audição, visão, olfato, paladar, tato, proprioceptivo, vestibular).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Isso pode acontecer sim dependendo do local onde foi a sua lesão. No momento em que você faz o trauma você causa a lesão num determinado local que, pode inchar ou perder a sensibilidade. Quando não há sequelas imediatas mais visíveis sempre esperamos, até desinchar ou até cicatrizar um pouco para avaliar melhor quais serão as sequelas. Acredito que além de procurar o seu neurologista para tirar essas dúvidas das sequelas do acidente, possível ideia através da tomografia, seria muito importante você fazer uma avaliação neuropsicológica com um especialista! Procure por alguém formado nessa especialização e não apenas alguém que só fez um curso básico pois é algo muito sério. A avaliação neuro vai pontuar se não existem outras sequelas cognitivas! É a partir daí, saberemos qual profissional te encaminhar para uma possívelra reabilitação
O TCE ou traumatismo craniano pode frequentemente causar os sintomas de perda da olfação e do paladar. Tudo depende da magnitude do trauma e a região acometida do crânio, e na maioria dos casos o problema não está no cérebro, mas sim no próprio nariz. Mas estes sintomas também podem ter outras causas. Portanto, o senhor (a) precisa de um avaliação com neurologista para checar se tais sintomas podem ser sequelas do seu TCE e o que fazer para reduzi-las.

Especialistas

Carolina Lannes

Carolina Lannes

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Nathalia Serra de Oliveira

Nathalia Serra de Oliveira

Terapeuta ocupacional

Santos

Giovana Rinaldi

Giovana Rinaldi

Terapeuta ocupacional

Campo Grande

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Isabela Ternero

Isabela Ternero

Terapeuta ocupacional

Ribeirão Preto

Jerlem Faria

Jerlem Faria

Terapeuta ocupacional

Piracicaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Traumatismo crânio-encefálico (TCE)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.