sofri um afogamento faz um tempo foi bem assustador no dia e depois desse episódio comecei a me sent

9 respostas
sofri um afogamento faz um tempo foi bem assustador no dia e depois desse episódio comecei a me sentir mal e lembrar do acontecimento me faz ficar mais mal ainda e piorou minha ansiedade que eu já tinha antes. Oq eu devo fazer?
Olá. Bom dia. Parece ser provavelmente Transtorno do Estresse Pós-Traumático(TEPT).
Procure um Psiquiatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. E também um Psicólogo para Psicoterapia.
Tem tratamento.
Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, recomendo também que procure um psiquiatra para diagnóstico e tratamento. Mas, além disso, é importante que você procure uma psicoterapia eficaz no tratamento de traumas como a hipnoterapia e a EMDR. Essas formas de psicoterapia costumam resolver as consequências emocionais de um trauma em poucas horas.
Entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de transtornos traumáticos, tais como os de violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, entre outros, catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises. Nestes casos, orienta-se que inicie tratamento Psicoterápico ( psicologo) e Psicofármaco ( psiquiátrico) e quanto antes para que se possa iniciar o tratamento e obtenção de melhores resultados. Sendo assim, para o mesmo, me coloco a disposição para maiores informações quanto ao tratamento . Abraços
É importante que você passe em avaliação psiquiátrica/ psicológica. Não há como saber, baseado neste relato, se há necessidade de apenas tratamento psicoterápico ou se é indicado medicação. De qualquer forma, você precisa de acompanhamento a fim de se evitar que o quadro progrida.
Bastante validas as opiniões dos colegas. É necessário acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico com conhecimento do quadro clínico do Estresse Pós-traumático. Você vai precisar ter paciência com você mesmo por um bom tempo, porque mesmo em tratamento as melhoras costumam ser lentas. Abraços
Essa ansiedade pode ser devido ao estresse depois do trauma que passou no afogamento, e é muito comum acontecer.
O trabalho psicoterapêutico pode te ajudar bastante a superar esse trauma. A terapia cognitiva comportamental é bastante indicado para esse caso.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá.
Pelo que relatou, teve uma experiência de vida muito ruim ( um trauma) e imagino que não esteja sendo fácil lidar com as consequências como ansiedade e mal estar ao se lembrar do episódio.
Oriento a iniciar um acompanhamento psicológico.
Um psicólogo pode te auxiliar a compreender esta experiência e as razões para tais consequências, como também a buscar melhoras.
Se precisar, fico a disposição.
Att.
Rafaela Garbosa.
Psicóloga.
Ola! Bom dia. Você está sofrendo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Muito importante que você procure um Psicólogo que utilize uma dessas técnicas: Experiência Somática, EMDR, Hipnoterapia, TIR, VKD, TFT e EFT, que são técnicas apropriadas para tratar o trauma. Medicação psiquiátrica não irá resolver, porque você terá que reviver e descarregar a energia represada do trauma. Espero ter te ajudado, fico a disposição. Att. Lincolm Abreu
Concordo com Dr Ivan Barenboim...Nesses casos é muito eficaz a Hipnoterapia e tb uma tecnica chamada EFT para resolucão de conflitos pós traumáticos.
Fico à disposicão para melhores esclarecimentos.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.