Sofri um acidente e perdi a ponta do dedo indicador esquerdo, gostaria de saber se existe algum procedimento

9 respostas
Sofri um acidente e perdi a ponta do dedo indicador esquerdo, gostaria de saber se existe algum procedimento para recuperar o mesmo, seja implante ou qualquer procedimento, tenho auto-estima muito baixa após esse ocorrido, aguardo resposta!
Boa tarde!
O reimplante de amputações do dedo não está indicado em todas a situações! É uma análise que deve ser realizada no atendimento de emergência! Além disso, caso indicado, existe um tempo limite para a realização do procedimento (se bem conservado pode ser realizado em algumas horas após o trauma).
Mas fique tranquilo!!!! Amputação da ponta do dedo possui baixíssima possibilidade de causar maiores problemas funcionais. Inclusive em relação a estética, quanto mais distal (mais para a ponta do dedo) maior a probabilidade de ser imperceptível.
Essas preocupações são comuns e totalmente compreensíveis, porém, te garanto que é apenas uma questão de tempo e adaptação! Pode confiar, tudo ficará bem!!!!
O acompanhamento com psicólogo irá te ajudar a passar por esses momentos e recuperar a sua auto-estima!
Estou a disposição para responder toda e qualquer dúvida sobre isso! Não se preocupe em me mandar mensagem. Entendo perfeitamente a sua preocupupação!
Grande abraço!

Olá! Suas palavras descrevem bem quando um trauma físico traz junto um trauma psicológico. Dessensibilização de traumas já é algo possível e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde através da TERAPIA EMDR. Podemos considerar a Terapia EMDR como um marco na psicologia devido aos casos de sucesso relatados em todo mundo.
Olá, quanto a recuperação do dedo, os médicos especialistas poderão lhe ajudar.
Quanto a auto estima baixa, é realmente um momento muito delicado. Sugiro fazer terapia para conversar a respeito desse ocorrido e o quanto está influenciando em sua vida. Aos poucos você vai conseguir superar essa fase e ficará tudo bem. Qualquer coisa estou à disposição. Abraços,
Entendo que essa situação de amputação, deva lhe trazer constrangimento, medo, .... não é fácil trabalhar com a aceitação desse novo momento, mas não é impossível. Sugiro que você busque um tratamento Psicológico, exatamente para que você consiga perceber o todo e não a parte, para que vc consiga se ver como alguém apto.
Entre os pacientes amputados, alguns poderão apresentar quadros de ansiedade, depressão e desesperança.
Normalmente os amputados apresentam tristeza, pesar, isolamento social, perda de apetite, distúrbios do sono, entre outros.
Quanto a sua recuperação física, consulte seu médico, ele é o mais indicado.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Pisco Clínica
Boa tarde, recomendo consultar um Médico especialista, para avaliar quanto a parte física. Quanto aos sentimentos e emoções que lhe atormentam, busque um profissional Psicólogo(a), para que possa estar buscando compreende-los e adaptar-se a essa nova fase de sua vida. Encontre-me a disposição para esclarecer outras dúvidas. Abcs
Consulte um ortopedista especialista em mão.
A amputação é sem dúvida um processo traumático, cada pessoa lida com o ocorrido de maneira muito diferente. Desta forma, é fundamental levar estes estados emocionais para um psicólogo. Um médico indicará o que a medicina tem disponível para o seu caso e o psicólogo irá trabalhar os aspectos emocionais. Isso irá aumentar a sua auto-estima e a sua qualidade de vida.
Como o Doutor falou sobre o tempo para o reimplante é determinante, porém uma psicoterapia com certeza vai lhe ajudar passar esse momento difícil, tudo no começo é o fim do mundo, depois as coisas se ajeitam, fica bem!
Olá .. apos a amputação traumática de dedos e apos o período de cicatrização se o paciente nao tiver nenhuma dor no local pode-se aventar o uso de próteses de dedo que existem no mercado que , se houver adaptação do paciente , muitas vezes podem ser uteis para melhor aceitação da lesão pelo paciente , necessita pesquisar e conhecer estas órteses e verificar a possibilidade de uso junto ao fabricante e ao cirurgião de mão que esteja acessível pra te ajudar , mas com a ajuda de outros profissionais também ( psicólogos) você com certeza poderá superar os seus problemas , estamos a disposição , Boa Sorte !!