Sofri infarto na parede anterior do coração há quase 6 anos. A área de fibrose é 22% do ventrículo

3 respostas
Sofri infarto na parede anterior do coração há quase 6 anos. A área de fibrose é 22% do ventrículo esquerdo. O último ecocardiograma realizado ano passado acusou fração de ejeção de 36%. Existe possibilidade desta fração de ejeção aumentar apenas com medicação adequada e reabilitação cardíaca?
Olá, as sequelas que ficaram no seu coração após o infarto são bastante significativas e necessitam de um acompanhamento bem de perto com um cardiologista. O tratamento principal para você se baseia em manter o uso regular de todos os medicamentos prescritos, incluindo o uso de Entresto que é a medicação mais atual para seu tipo de problema e com ótimos resultados. A reabilitação cardíaca é uma outra parte fundamental do tratamento da insuficiência cardíaca e trará uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Existem outros tipos de tratamentos que incluem implantes de dispositivos como Cardiodesfibrilador e ressincronizador, cirurgias como as de remodelamento ventricular e até mesmo o transplante cardíaco, mas para isso você precisa estar com o tratamento medicamentoso otimizado e sem obter boa resposta. Um abraço e espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com o infarto do miocárdio, parte do seu ventrículo esquerdo ficou comprometida, e isso se reflete na diminuição da sua fração de ejeção. Com a medicação e reabilitação cardíaca, você pode melhorar a sua fração de ejeção, mas dificilmente ela voltará a ser normal (em número absoluto). No entanto, isso não é necessariamente um problema: o tratamento e, principalmente, a reabilitação cardíaca visam condicionar o seu organismo a viver normalmente mesmo com a FE reduzida. Siga sempre as orientações do seu cardiologista, e atenda a todas as recomendações farmacológicas e não farmacológicas.
Em alguns casos, uma cirurgia de remodelação ventricular melhora rapidamente a fração de ejeção.

Especialistas

Felipe Bernardelli

Felipe Bernardelli

Médico de emergência

Jacarezinho

Antônio Vitor Almeida Bastos

Antônio Vitor Almeida Bastos

Cardiologista

Belém

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Renato Simões de Oliveira

Renato Simões de Oliveira

Cardiologista

Caraguatatuba

Erick Matheus Moreira Benassuly

Erick Matheus Moreira Benassuly

Cardiologista

Brasília

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 107 perguntas sobre Infarto Do Miocárdio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.