Sofri abuso sexual na infância. Desde então não consigo dormir direito, tenho pesadelos com o fato,

12 respostas
Sofri abuso sexual na infância. Desde então não consigo dormir direito, tenho pesadelos com o fato, e ao lembrar não é só uma lembrança, parece estar acontecendo novamente, é muito real. Será que sofro de ansiedade? Morro de medo de terapia por não querer continuar revivendo isso. O que devo fazer?
Acredito que esse receio poderá ser trabalhado em psicoterapia , essa é uma decisão única e particular, mas possivelmente agregadora em te fazer dar um novo sentido a todos esses eventos que você relatou. Boa sorte

Olá, situação difícil e muito desconfortável que você se encontra, não?!
Isso não é só ansiedade, mas há também um componente ansioso, mas o que importa aqui o nome que se dá ao que você está sentindo? Você está sofrendo, ponto!
Você sabe o que deve fazer mas tem medo, mas já parou para pensar que em nome de não reviver isso na terapia, você já está revivendo isso sozinha?
Na terapia você poderá falar disso, no seu tempo, e significar , dar o peso devido e quem sabe, junto ao profissional, parar de se julgar e enterrar o assunto?
Os sonhos são fontes infinitas de cura.

O profissional de saúde mental estará com você neste processo de cura. Quanto ao medo de reviver, perceba que é exatamente isto que está acontecendo com você.

Acredite você merece a oportunidade de ressignificar esta história e transformá-la. Se permita.
Você sofreu um trauma de intensa magnitude. Está apresentando sintomas de estresse pós-traumático que é um transtorno psicológico que ocorre em resposta a uma vivência de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica. Um dos sintomas que você relata é a reexperiência traumática que se manifesta através de pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes. A fuga e a esquiva, o distanciamento emocional, episódios de pânico são mais alguns dos sintomas que podem ocorrer e que vai variar de acordo com a história individual de cada um. A terapia é sem dúvida um recurso extremamente necessário para que você possa reorganizar seu padrão de funcionamento e continuar com sua vida de uma maneira mais saudável. O processo terapêutico vai permitir que você restaure a sua capacidade de lidar com as fortes emoções internas em um ambiente seguro e protegido, através de um cuidado atento e especializado. Não tenha medo! Procure um terapeuta em que possa confiar!
uma das ideias mais interessantes em psicologia é a da "resignificação" dos fatos vividos. um episódio "traumático" será vencido quando ele não mais despertar as mesmas respostas emocionais que antes ele despertava. para isso, um processo terapêutico utiliza inúmeras estratégias para que a terapia não seja um sofrimento, produzindo mudanças desejadas graduais.
Você precisa de um terapeuta onde você viverá a cena traumática para depois continuar vivendo o aqui e agora.O que aconteceu foi doloroso mais ha uma necessidade de tentar esquecer.Sei que é difícil mais e possível.
Uma experiência traumática como esta não se esquece e não se ultrapassa tentando esquecer. Parece que você já está de alguma forma revivendo tudo de novo em pesadelos. A psicoterapia pode te ajudar a superar essa dor. Esquecer não dá, mas é possível falar sobre isso com um profissional acolhedor que te ajude a "olhar" para o que aconteceu, não mais sozinha e assustada, mas acompanhada, protegida e assim poder conviver de uma outra forma com a sua história.
Você está apresentando sintomas de Estresse Pós-Traumático, um transtorno psicológico que ocorre em resposta a uma vivência extremamente ameaçadora ou catastrófica (traumática). Ao rememorar essa experiência (reexperiência traumática) você está manifestando alguns sintomas típicos: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes. A Psicoterapia é o tratamento mais indicado para o seu caso, pois com a ajuda do psicólogo você poderá entrar em contato com a experiência aversiva, a partir de técnicas como a dessensibilização sistemática,bastante eficaz na redução do sofrimento psíquico.
Você apresenta um quadro com características de estresse pós traumático. Seu medo de fazer psicoterapia é de reviver a situação, mas pelo seu relato, você já revive através dos seus pesadelos. A terapia pode te ajudar a enfrentar esse medo de reviver, trabalhando a questão traumática de forma indireta, através dos seus sonhos e de crenças que ficaram devido ao ocorrido. E quando estiver mais segura no seu processo de psicoterapia e mais vinculada ao terapeuta e se sentir pronta para direcionar para o assunto, já terá diluído algumas questões associadas.
Aparentemente você sofre de transtorno de estresse pós-traumático, o qual é um transtorno de ansiedade. O seu medo de reviver isso em psicoterapia é compreensível, já que ninguém quer sofrer. Mas a sua hipótese de que isso irá aparecer na terapia merece ser respeitada e considerada como um importante indicativo do material que precisará ser trabalhado. Você já sabe que isso será necessário e sim, será sofrido, mas aparentemente será necessário para a superação e libertação. Convém apontar que tentar apenas não pensar e evitar tais memórias é algo que você já vem fazendo e não está funcionando. Você não precisa continuar a passar por isso só. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Cuide-se.
Se você sofre com esses sonhos e lembranças, é importante trabalhá-los em terapia.

Sugiro um psicólogo da abordagem Psicodrama: esse profissional vai acolher e respeitar o seu tempo de lidar com esse tema, trabalhando outros aspectos que te fortalecem e dará o suporte necessário para a devida resignificação dessa vivência traumática.
O abuso sexual lhe trouxe bastante sofrimento e é natural que falar sobre este assunto lhe gere medo e incômodo. Estes comportamentos que estão sendo manifestados por você se caracterizam como estresse pós-traumático, que ocasiona um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e emocionais desconfortáveis, muito comuns em vítimas de violência sexual. A psicoterapia é a opção mais indicada para tratar a sua queixa, pois é a partir do processo psicoterapêutico que você vai dar um novo sentido ao que ocorreu, podendo reconstruir uma nova história e ter uma vida com menos sofrimento e menos prejuízos pessoais e profissionais. É importante ressaltar que a psicoterapia é um espaço de escuta sem julgamentos e o profissional vai acolher as suas angústias, respeitando o seu momento de falar sobre algo tão difícil. Espero que fique bem. Abraços.