Sofrer com ansiedade pode prejudicar a memória do paciente?
3
respostas
Sofrer com ansiedade pode prejudicar a memória do paciente?
A ansiedade é um fenômeno normal que pode aparecer em algumas situações de conflito. A ansiedade patológica, ou transtorno de ansiedade (existem vários tipos) envolve alterações no funcionamento do cérebro e também tem envolvimento de todo o organismo. Uma das alterações que ocorre na ansiedade patológica é o aumento do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse prolongado. O aumento prolongado do cortisol pode inibir a nutrição de células cerebrais em regiões relacionadas à memória e, assim, predispor a quadros envolvendo dificuldades de memória, em maior ou menor grau. Na ansiedade generalizada, também, pode haver dificuldades de concentração, o que pode levar a problemas de retenção ou recuperação de dados, no cérebro.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade pode levar a dificuldades em manter a concentração e mesmo a memória de curto prazo. Importante que você busque entender o que está levando a essa aumento da ansiedade. Ela pode estar ligado a uma situação específica ou a diversos fatores.
Olá! A ansiedade excessiva pode interferir na memória. É importante prestar atenção se é uma situação temporária ou duradoura. Acredito que seja importante identificar e cuidar do motivo da ansiedade. Cuidando e diminuindo a ansiedade é para que a memória fique melhor. Um psicólogo pode te ajudar neste sentido. Caso o problema com a memória persista ou evolua, sugiro que você procure por uma avaliação psiquiátrica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 19 anos e a minha memória está muito ruim, tenho muita dificuldade em prestar atenção e/ou lembrar do que as pessoas estavam falando, isso está atrapalhando tanto a minha vida pessoal quanto a profissional. É como se o meu cérebro não conseguisse absorver a informação de jeito nenhum. Hoje no trabalho…
- Estou enfrentando perda de memória, e é algo que tem me incomodado bastante. As memórias que estou perdendo são de coisas que já vivi. Minhas memórias de quando eu era novo ou até mesmo de um ano atrás. Tenho 26 anos. E eu não sei o motivo disso acontecer. Eu sei que me sinto muito cansado e com sono…
- Eu conseguir um emprego, mas tenho receio de aceitar o cargo porque descobri, por meio de um exame de videolaringoscopia, que tenho refluxo. Sinto uma pressão na caixa torácica, e por causa disso não sei se devo aceitar o emprego já que na atividade de professor se utiliza a voz como ferramenta de trabalho…
- Tenho 30 anos e mes esqueco das coisas com muita frequencia, isso está interferindo no meu relacionamento, esqueco de afazer diários como lavar louça, tirar lixo do banheiro, ir em algum compromisso e etc
- Tenho mais de 40 anos, e tenho muitas , mas muitas dificuldade em aprender e gravar as coisas. Não consigo processar as informações de maneira rápida como a maioria das pessoas, e num mundo em que o mercado de trabalho exige maior rapidez e ser produtivo, eu estou em muita desvantagem.Não consigo ficar…
- Frequentemente numa conversa com alguém, eu não consigo concluir o raciocínio do ponto que a conversa parou, porque esqueço do que estava falando. Fico muito constrangida diante das pessoas. Posso sofer de demência? Tenho 49anos.
- É normal quando a pessoa vai ler um livro esquecer oque leu enquanto estar lendo? O ler uma página e esquecer do começo ou até mesmo esquecer uma aula que foi dada ?
- Meu marido tem apagões de segundo,ele é muito ansioso, O q devo fazer?
- Boa tarde tenho um filho ele não consegui aprender a ler oq fasso ele tem 13 anos
- como se livrar da insonia, e como se livrar da caspa, e da comichão no cabelo
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.