Sobre o tomate na alimentação, com relação a taxa elevada de ácido úrico. Pode ou não?

5 respostas
Sobre o tomate na alimentação, com relação a taxa elevada de ácido úrico. Pode ou não?
Quem tem ácido úrico elevado precisa ter uma atenção extra com a alimentação devido aos alimentos ricos em purinas, pois estas se transformam em ácido úrico no organismo. As purinas são bases nitrogenadas que formam o ácido úrico quando metabolizados.
Muitas pessoas acreditam que o tomate aumenta o ácido úrico e deve ser evitado. Mas não! Não há nenhuma comprovação científica que indique essa relação.

Pelo contrário, o tomate é um alimento muito saudável e rico em nutrientes, inclusive em vitamina C, um nutriente que ajuda a equilibrar os níveis de ácido úrico no organismo.
Alguns alimentos que devem ter o seu consumo SEM excesso para quem tem ácido úrico elevado são: proteínas, alimentos industrializados e ricos em açúcar, refrigerante, bebida alcoólica.

Todavia, cada caso é único. Somos únicos e jamais seremos associados a apenas uma patologia, tendo que analisar o contexto como um todo, o seu histórico clínico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas, que são substâncias encontradas em muitos alimentos, incluindo carnes, frutos do mar e bebidas alcoólicas. O consumo excessivo desses alimentos pode aumentar os níveis de ácido úrico no corpo e levar a condições como a gota.

No entanto, o tomate não é uma fonte significativa de purinas e não há evidências científicas que comprovem que o seu consumo aumenta os níveis de ácido úrico.


O tomate é um alimento rico em nutrientes e alguns estudos sugerem que o seu consumo pode ter efeitos benéficos para a saúde e pode fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.

É importante lembrar que cada pessoa pode ter necessidades nutricionais diferentes, e se você tem dúvidas sobre a sua dieta em relação ao ácido úrico ou outras questões de saúde, é sempre recomendado consultar um nutricionista para avaliação individualizada.
Não há problemas no consumo de tomate para quem tem Hiperuricêmia ou Gota. É preciso fazer o ajuste da alimentação como um todo. Consulte um nutricionista para saber os alimentos que podem ou não ser consumidos no seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O consumo de tomate na alimentação em relação à taxa elevada de ácido úrico é um tópico que gera algum debate. O tomate é uma fonte de purinas, que são substâncias naturais encontradas em alguns alimentos e que podem ser convertidas em ácido úrico no organismo.

O ácido úrico é normalmente eliminado pelos rins, mas em algumas pessoas, o corpo pode produzir mais ácido úrico do que é capaz de eliminar, levando a níveis elevados de ácido úrico no sangue. Níveis elevados de ácido úrico podem causar a formação de cristais nas articulações, levando a condições como a gota.

No entanto, é importante notar que o consumo de alimentos ricos em purinas, como o tomate, não é a única causa de níveis elevados de ácido úrico. Fatores como predisposição genética, obesidade, consumo excessivo de álcool, entre outros, também podem desempenhar um papel.

A maioria das pessoas com níveis elevados de ácido úrico não precisa eliminar completamente o tomate ou outros alimentos ricos em purinas de sua dieta. Em vez disso, é importante buscar um equilíbrio e uma dieta saudável no geral. Algumas dicas incluem:

Moderação: Consuma o tomate e outros alimentos ricos em purinas com moderação.

Variedade: Tenha uma dieta variada e equilibrada, incluindo uma ampla variedade de alimentos, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Hidratação: Beba bastante água, pois a hidratação adequada pode ajudar a diluir o ácido úrico no sangue.

Álcool: Limite o consumo de álcool, pois o álcool pode aumentar os níveis de ácido úrico.

Peso saudável: Mantenha um peso saudável, pois o excesso de peso pode aumentar os níveis de ácido úrico.

Se você tem preocupações sobre o consumo de tomate ou outros alimentos em relação ao ácido úrico, é recomendado conversar com um médico ou nutricionista.
Olá. O tomate pode ser consumido por quem tem ácido úrico elevado, desde que seja feito com moderação. Apesar de ser um alimento ácido, o tomate possui baixo teor de purinas, substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo.

Estudos indicam que alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar e alguns grãos, aumentam os níveis de ácido úrico, enquanto o tomate, por outro lado, não apresenta uma relação direta com elevações significativas. Em algumas pessoas, alimentos ácidos podem gerar desconforto, mas isso é individual e não necessariamente afeta os níveis de ácido úrico.

Para pessoas com histórico de gota ou ácido úrico elevado, o importante é monitorar a resposta do organismo e priorizar uma dieta equilibrada. Espero ter ajudado.

Especialistas

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Reumatologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Lucas Gonçalves de Oliveira

Lucas Gonçalves de Oliveira

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Pedro Henrique Pelissari

Pedro Henrique Pelissari

Reumatologista

Maringá

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Médico clínico geral

Curitiba

Ana Cristina Boni Lenci

Ana Cristina Boni Lenci

Reumatologista

Curitiba

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.