Sobre o LEXAPRO qual seria a alternativa para ansiedade e a esse remédio, que diminui a função sexual?

4 respostas
Sobre o LEXAPRO
qual seria a alternativa para ansiedade e a esse remédio, que diminui a função sexual?
A principal queixa é falta de vontade de ter relações sexuais e a demora na ejaculação.
Considero boas alternativas no seu caso: Venlafaxina, Duloxetina, Paroxetina. Procure seu médico para maiores informações. Faça um acompanhamento médico regular. Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses efeitos são comuns do Escitalopram. Existem alternativas como a Fluvoxamina, Trazodona e Pregabalina.
Os únicos antidepressivos totalmente isentos deste risco seriam a Bupropiona ou Trazodona, que possuem boa eficácia para depressão, a depender do quadro sintomático avaliado, podendo serem utilizados em sonoterapia, se o efeito colateral for insuportável.
A troca por outro inibidor seletivo ou dois, não costuma ser suficiente para melhorar ou evitar este efeito colateral.
O tratamento da ansiedade é feito primordialmente com medicamentos da classe dos ISRS ou ISRN. O lexapro (escitalopram) por exemplo é da classe dos ISRS. O efeito colateral do qual você se queixou é comum com o uso desse tipo de medicação e atrapalha muito a adesão, pois sendo um campo tão importante na vida do paciente, não costuma ser um efeito tolerável e os pacientes tendem a abandonar o tratamento e voltar a sofrer de ansiedade. A boa notícia é que existem uma série de estratégias que podem ser usadas pelo seu psiquiatra para reverter esse efeito. Seja trocar a medicação por um outro antidepressivo que não interfira na função sexual (desvenlafaxina, mirtazapina, trazodona...) ou associar um "antídoto" - uma outra medicação para uso combinado com o escitalopram - que minimize o efeito colateral (bupropriona e trazodona costumam ajudar). Espero ter esclarecido sua dúvida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 806 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.