Sobre a hiperlexia, qual a relação com outros transtornos e qual especialidade buscar quando se trat

16 respostas
Sobre a hiperlexia, qual a relação com outros transtornos e qual especialidade buscar quando se trata de uma pessoa adulta que apresentou tal síndrome na infância, mas não recebeu qualquer acompanhamento profissional? Obrigada.
Olá Boa tarde. A hiperlexia, está associada a casos de transtorno do espetro do autismo – TEA, com alterações específicas da linguagem, ao transtorno de déficit de atenção – TDAH, podendo surgir como uma aprendizagem de leitura precoce, associado a Altas Habilidades e Superdotação. Neste caso, é fundamental procurar ajuda da terapia, que poderá ser por exemplo, a TCC Terapia Cognitiva Comportamental, ou até mesmo, neuro psicólogo, para avaliação diagnóstica. Espero ter auxiliado e esclarecido. Fico a disposição.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Boa tarde!

Procure um Neuro psicólogo ou psicólogo, que aplique testes específicos e avaliação psicodiagnóstica. A disposição!
Primeiro, oriento que você procure um neuropsicólogo para o diagnóstico correto. Se for confirmado, o profissional já te direcionará para o tratamento adequado, por exemplo, com ele mesmo ou psicólogo com formação em ABA e/ou Terapeuta ocupacional. Pode ser necessário ainda, uma avaliação com psiquiatra para fins medicamentosos.
É possível que os pacientes tenham outros transtornos associados, como de ansiedade, depressivo... e para tal também receberá tratamento recomendado.
Ainda que não tenha sido diagnosticado antes, é possível se fazer um ótimo trabalho agora!
Penso que uma consulta com um Neuropsicologo seria bastante importante para um bom diagnóstico e se for o caso esse farão encaminhamento correto à outro profissional.
Olá! Oriento que ele vá a uma consulta com um Neuro e Psiquiatra. Também seria interessante que buscasse um Psicólogo com experiência na área. O acompanhamento de uma equipe multiprofissional vai trabalhar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dele, juntamente com a família. Nunca é tarde para buscar tratamento. Um grande abraço!
A hiperlexia é uma condição onde a criança tem aprendizado de leitura precoce, e apresenta um grande fascínio por letras e números. Às vezes a criança pode começar a ler sozinha, com dois anos, sem qualquer suporte, o que mostra que ela pode possuir uma habilidade de codificação mais avançada do que a maioria das pessoas. Porém, apesar de ler com facilidade, a interpretação desse texto lido é baixa, ou seja, a criança lê com facilidade, mas não consegue entender o que está lendo. Também pode apresentar dificuldades linguísticas e de comunicação verbal, tendo dificuldade para falar, para juntar as palavras e conseguir se expressar. Por conta da limitação de linguagem, pode acabar tendo problemas de socialização. A hiperlexia também é comumente associada com TEA (transtornos do espectro autista). Se você tem essa suspeita, busque em primeiro lugar um neuropsicólogo, e elu te orientará sobre os próximos passos. Você pode buscar uma avaliação neurpsicológica, que envolve sessões de análise clínica com neuropsico, e aplicação de testes psicológicos para fechar um diagnóstico. Caso seu diagnóstico seja positivo para hiperlexia, então deve procurar um psicólogo de abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), e possivelmente Fonoaudiólgo, um time que poderá te ajudar com as dificuldades de linguagem e socialização. Espero que ter ajudado!
Seria muito importante se essa pessoa realmente pudesse buscar auxilio profissional para investigar corretamente a possibilidade desse diagnostico e quais os impactos cognitivo e psiquico. Buscar um profissional da psicologia que seja especialista em autismo e possa fazer uma avaliação pode ser mais recomendado. Abçs
Uma avaliação neuropsicológica seria importante para nortear o tratamento.
A hiperlexia é um distúrbio raro em que uma criança é capaz de ler além do nível esperado de leitura, mas não possui a capacidade de entender o que lê.
Um jovem com essa condição geralmente exibe um alto interesse em letras ou números e tem dificuldade para interagir com os outros.
A condição geralmente é diagnosticada quando uma criança tem 18 a 24 meses de idade e compartilha traços com autismo, distúrbios de comportamento, distúrbios emocionais e distúrbio de déficit de atenção.
Lembrando que Não existe cura conhecida para hiperlexia, mas existe tratamento e acompanhamento com a equipe multiprofissional.
Olá, em primeiro lugar teria que fazer uma avalição neuropsicológica para garantir um diagóstico mais assertivo. O teste mostrará as habilidades cognitivas que estão sendo afetadas, com base nesses resultados será avaliado qual a melhor forma de tratamento.
Boa tarde! Procure um neuropsicólogo para fazer uma avaliação e tirar suas dúvidas.
Olá, como vai?
Sugiro que procure ajuda de um profissional da neuropsicologia, para fazer o tratamento em paralelo com um psiquiatra.
Abraço
A hiperlexia é um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por uma capacidade precoce e avançada de leitura, geralmente antes dos cinco anos de idade, mas com dificuldades na compreensão e na comunicação verbal. Em relação a outros transtornos, a hiperlexia pode estar associada a condições como o transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtornos específicos da linguagem. Essas condições podem coexistir e influenciar o desenvolvimento da hiperlexia, tornando o diagnóstico e a intervenção mais complexos.

Quando uma pessoa adulta apresentou hiperlexia na infância, mas não recebeu acompanhamento profissional, é importante buscar ajuda especializada para entender melhor seus desafios atuais e desenvolver estratégias de manejo. A especialidade apropriada para isso é a neuropsicologia. Neuropsicólogos são profissionais treinados para avaliar e tratar distúrbios neurológicos e de desenvolvimento, incluindo a hiperlexia. Eles podem conduzir avaliações detalhadas para identificar as necessidades individuais da pessoa e fornecer intervenções personalizadas para melhorar suas habilidades de comunicação, compreensão e interação social. Além disso, um neuropsicólogo pode ajudar a pessoa a entender melhor suas próprias habilidades e desafios, bem como fornecer apoio emocional e orientação para lidar com questões relacionadas à hiperlexia na vida adulta. Portanto, ao enfrentar a situação descrita, procurar um neuropsicólogo pode ser um passo importante para obter o suporte necessário e melhorar a qualidade de vida.
Se precisar de mais alguna coisa, estou a disposição.
Atenciosamente.
Delta Medeiros

Olá. A HIperlexia pode estar associada à traços de Transtornos de Neurodesenvolvimento, em específico, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busque o atentimento com Neuropsicólogo para avaliação (específico adulto) e posterior o acompanhamento com Neurologista.
A hiperlexia é uma condição caracterizada por uma habilidade avançada de leitura em crianças, muitas vezes antes dos cinco anos de idade, sem instrução formal. Esta habilidade de leitura precoce pode ser acompanhada por dificuldades na compreensão da linguagem e na socialização. A relação entre hiperlexia e outros transtornos é complexa. A hiperlexia é frequentemente associada a transtornos do espectro autista (TEA). Muitas crianças com hiperlexia podem apresentar comportamentos e características típicas do autismo, como dificuldades de comunicação e interação social. Além disso, pode estar associada a outros transtornos de desenvolvimento e linguagem.

Para um adulto que apresentou hiperlexia na infância, mas não recebeu acompanhamento profissional, é importante buscar uma avaliação especializada. As especialidades recomendadas são neuropsicólogo, para avaliação das funções cognitivas, memória, atenção e outras habilidades cognitivas; psiquiatra, para avaliar a presença de comorbidades, como TEA, transtorno de ansiedade ou outros transtornos mentais; psicólogo clínico, para ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de comunicação; e fonoaudiólogo, especialmente se houver dificuldades na compreensão e uso da linguagem. Esses profissionais podem trabalhar juntos para oferecer uma abordagem multidisciplinar, garantindo uma avaliação abrangente e um plano de tratamento adequado às necessidades do indivíduo.

Espero ter ajudado! Se tiver mais perguntas, estarei à disposição.
Olá, a especialidade é neuropsicologia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!