Sobre a combinação de mirtazapina e venlafaxina , tem efeito colateral como diminuição da libido e d

2 respostas
Sobre a combinação de mirtazapina e venlafaxina , tem efeito colateral como diminuição da libido e desejo sexual?
COMBINAÇAO FANTÁSTICA, MAS PODE GERAR COLATERAIS. A DIMINUIÇÃO DA LIBIDO SERIA UMA DESTAS. ORIENTO, QUE CONVERSE COM SEU PSIQUIATRA, EM RELAÇAO A ESTE SINTOMA HÁ ALGUMAS COISAS QUE PODEM SER FEITAS, ELE SABERÁ TE ORIENTAR COM MAESTRIA ..... DE TODAS AS FORMAS FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO

Sim, tanto a mirtazapina quanto a venlafaxina podem causar efeitos colaterais relacionados à diminuição da libido e do desejo sexual. Esses efeitos são relativamente comuns com muitos antidepressivos, incluindo esses dois medicamentos.

A mirtazapina, em particular, é conhecida por causar menos efeitos colaterais sexuais em comparação com alguns outros antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), como a sertralina ou o citalopram. No entanto, ainda é possível experimentar diminuição da libido, dificuldade de alcançar o orgasmo e outras alterações sexuais com a mirtazapina.

Já a venlafaxina, especialmente em doses mais elevadas, pode ter um impacto mais pronunciado na função sexual, incluindo diminuição do desejo sexual, dificuldade de excitação e orgasmo.

Se você está preocupado com esses efeitos colaterais ou se eles estão afetando sua qualidade de vida, é fundamental discutir com seu médico. Eles podem ajustar a dose, considerar outras opções de tratamento ou até mesmo adicionar estratégias para ajudar a minimizar esses efeitos colaterais, como o uso de medicamentos para disfunção sexual, se apropriado.

É importante lembrar que a resposta individual aos medicamentos pode variar, então é crucial manter uma comunicação aberta com seu médico para encontrar a melhor abordagem para suas necessidades específicas.