Só vou ter câncer se eu nao tratar as lesões (ascus e nic 1 ) ou mesmo tratando pode evoluir ?

2 respostas
Só vou ter câncer se eu nao tratar as lesões (ascus e nic 1 ) ou mesmo tratando pode evoluir ?
Olá. Aproximadamente 99% dos cânceres de colo uterino estão relacionados com a infecção pelo HPV de alto risco ou oncogenico. Entre você pegar uma infecção pelo HPV e desenvolver um câncer de colo uterino, a evolução é de pelo menos 10 anos. Isto é, com certeza você não desenvolverá o câncer de colo uterino de um dia para o outro.
Neste período de evolução, após a infecção pelo HPV, alterações no colo uterino provocadas pelo HPV vão ocorrer, passando por diversas fases: NIC 1,NIC 2, NIC 3.
Se você não tiver infecção pelo HPV e alterações provocadas pelo HPV, o risco de câncer de colo uterino é extremamente baixo.
Faça o seguimento ginecologico adequado conforme a orientação do seu médico. Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento. Veja a necessidade da vacina para o HPV.

Vamos primeiramente explicar alguns conceitos:
1. ASCUS: células escamosas atípicas de significado indeterminado.
2. NIC1 : Neoplasia intraepitelial Cervical de baixo grau.
Com baixa probabilidade de transformação maligna. E com alta taxa de regressão espontânea.
Ou seja... Muitas das vezes melhora sem intervenção nenhuma.
Mas sempre é bom a consulta com um ginecologista ou cirurgiao oncológico da área de ginecologia Oncologica
Pq o primeiro a ser feito é sempre uma avaliação por especialista.
Responder algumas perguntas
Idade?, fez teste de HPV? , Tem vacina pra HPV? Foi feito citologia ou biópsia.?
Então sempre importante a consulta com especialista.
Espero ter ajudado. Fico a disposição