Sintomas Prodrômicos da esquizofrênia podem ser confundidos com TDAH ?

4 respostas
Sintomas Prodrômicos da esquizofrênia podem ser confundidos com TDAH ?

A esquizofrenia, em geral, é precedida por um período prodrômico, que se caracteriza por sintomas inespecíficos como alterações no sono, humor deprimido, isolamento, ansiedade e hiperatividade.
É importante ressaltar que tais sintomas são frequentes em outros transtornos como depressão, ansiedade e TDAH, e dessa forma NÃO necessariamente indicam um pródromo de psicose.
Considerando que os pródromos de esquizofrenia englobam sintomas inespecíficos, eventualmente pode sim ocorrer confusão com outros transtornos, e em alguns casos só o acompanhamento longitudinal pode elucidar o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a doutora e sugiro uma avaliação Neuropsicologica para um diagnóstico preciso.
At.,
Monica Araujo
Enfatizando o que foi dito acima, existe uma diferença importante entre os pródromos de um primeiro surto psicótico e o TDAH.
Importante destacar que as "esquizofrenias" não aparecem do nada. Além do período prodrômico, que antecede o primeiro surto, há um comportamento premórbido que se manifesta ao longo do desenvolvimento.
O TDAH não surge repentinamente na vida de um paciente. Um histórico da infância é revelador de sintomas de deficiência de atenção, hiperatividade, impulsividade, mau rendimento escolar, etc. Pode ser detectado na infância ou só ser investigado na vida adulta. Há uma linha de historicidade que um bom psiquiatra, com testes básicos e consecutivamente uma avaliação neuropsicológica com especialista vão esclarecer.
Já os sintomas prodrômicos de um surto psicótico, que pode ser esquizofrenia ou outro, são precedidos por uma alteração comportamental, retraimento, sentimento de estranheza, como se sentisse que tudo estava mudando de forma incompreensível, medo, insonia, depressão, as vezes agressividade, idéias "estranhas", as vezes alucinações, etc. Nem todos pacientes desenvolvem do mesmo modo. Só um psiquiatra está habilitado a dar o diagnóstico, que é clínico.Não há exames para esse transtornos. Apresentei uma visão bem genérica, para você perceber a distancia entre estes transtornos.

Especialistas

Ivany Furtado

Ivany Furtado

Psicólogo

Navegantes

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.